Análise da regulação da qualidade do diesel brasileiro quanto a redução do teor de enxofre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Vinícius Fernandes Costa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53980
Resumo: Orientador : José Osório do Nascimento Neto
id UFPR_17e0c16b77cd5747f9d05752c2f1f82b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53980
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Maia, Vinícius Fernandes CostaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização em Direito AmbientalNascimento Neto, José Osório do2018-09-19T16:54:41Z2018-09-19T16:54:41Z2016https://hdl.handle.net/1884/53980Orientador : José Osório do Nascimento NetoMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização em Direito AmbientalInclui referênciasResumo : O art. 225, caput, da Constituição com a locução todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado denota que o meio ambiente é um bem difuso no qual devem existir standarts mínimos, cuja proteção igualmente é dever de todos. Nessa tônica, antes mesmo da Constituição de 1988, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), criou o Programa para Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE) visando a redução dos níveis de poluição veicular e melhoria da qualidade do ar. A melhoria na qualidade do óleo diesel comercializado no país faz parte dessa política, que propiciou o desenvolvimento de novas tecnologias, bem como introduziu no país um combustível de melhor eficiência ambiental. O presente trabalho visa demonstrar a regulação ocorrida para a implementação do óleo diesel de menor teor de enxofre no mercado brasileiro, destacando a atuação dos agentes políticos e econômicos envolvidos. Palavras-chave: Regulação. PROCONVE. Meio ambiente.45f.application/pdfPolitica energeticaÓleo dieselCombustíveis dieselAnálise da regulação da qualidade do diesel brasileiro quanto a redução do teor de enxofreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - VINICIUS FERNANDES COSTA MAIA.pdfapplication/pdf517361https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53980/1/R%20-%20E%20-%20VINICIUS%20FERNANDES%20COSTA%20MAIA.pdf9b40a8398b9bd1546baf1d85dad3d8f0MD51open access1884/539802018-09-19 13:54:41.14open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53980Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-09-19T16:54:41Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da regulação da qualidade do diesel brasileiro quanto a redução do teor de enxofre
title Análise da regulação da qualidade do diesel brasileiro quanto a redução do teor de enxofre
spellingShingle Análise da regulação da qualidade do diesel brasileiro quanto a redução do teor de enxofre
Maia, Vinícius Fernandes Costa
Politica energetica
Óleo diesel
Combustíveis diesel
title_short Análise da regulação da qualidade do diesel brasileiro quanto a redução do teor de enxofre
title_full Análise da regulação da qualidade do diesel brasileiro quanto a redução do teor de enxofre
title_fullStr Análise da regulação da qualidade do diesel brasileiro quanto a redução do teor de enxofre
title_full_unstemmed Análise da regulação da qualidade do diesel brasileiro quanto a redução do teor de enxofre
title_sort Análise da regulação da qualidade do diesel brasileiro quanto a redução do teor de enxofre
author Maia, Vinícius Fernandes Costa
author_facet Maia, Vinícius Fernandes Costa
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização em Direito Ambiental
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Vinícius Fernandes Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nascimento Neto, José Osório do
contributor_str_mv Nascimento Neto, José Osório do
dc.subject.por.fl_str_mv Politica energetica
Óleo diesel
Combustíveis diesel
topic Politica energetica
Óleo diesel
Combustíveis diesel
description Orientador : José Osório do Nascimento Neto
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-19T16:54:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-09-19T16:54:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53980
url https://hdl.handle.net/1884/53980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 45f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53980/1/R%20-%20E%20-%20VINICIUS%20FERNANDES%20COSTA%20MAIA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9b40a8398b9bd1546baf1d85dad3d8f0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898836709474304