Mediação docente : aprendizagem e desenvolvimento na perspectiva de Reuven Feuerstein

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Armacollo, Fabiana, 1982-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/71880
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Araci Asinelli-Luz
id UFPR_18c6b27ca74076b0c28439d5ac6ba7e6
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/71880
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Armacollo, Fabiana, 1982-Luz, Araci Asinelli da, 1948-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2021-09-27T19:44:18Z2021-09-27T19:44:18Z2013https://hdl.handle.net/1884/71880Orientadora: Prof.ª Dr.ª Araci Asinelli-LuzDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 26/03/2013Inclui referências: p. 122-126Resumo: A pesquisa que dá suporte a esta dissertação caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, tendo como participantes duas professoras do primeiro ano do Ensino Fundamental, e foi realizada essencialmente no espaço da prática docente, em duas turmas de primeiro ano do Ensino Fundamental, de duas escolas públicas da mesma cidade, com ótimos níveis nas avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). As escolas, campo de pesquisa, têm excelente avaliação informal frente à comunidade. Portanto, esta dissertação tem como objetivo geral investigar a prática docente mediadora, que contribui para a construção de uma educação de qualidade. Durante o percurso, este estudo verificou a ocorrência das categorias mediadoras colocadas pelo autor de referência, Reuven Feuerstein, na prática de professores do primeiro ano do Ensino Fundamental. Reuven Feuerstein, por meio de seus estudos e da "Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural", traz contribuições significativas para a compreensão das necessidades de aprendizagem do ser humano em um processo que é contínuo e que se relaciona diretamente com a atuação do professor. Durante a investigação, foram realizadas observações da prática docente, entrevistas semiestruturadas e ainda questionários para que os resultados se aproximassem da realidade. Para o tratamento, a interpretação e a análise dos dados, foram utilizados como referência os doze critérios de mediação, citados por Feuerstein. Por meio do desenvolvimento e compartilhamento dos resultados, verificou-se a existência de elementos pertencentes às descrições explicadas pela Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural, especialmente o que se refere à Aprendizagem Mediada, na prática dos docentes do primeiro ano do Ensino Fundamental. Entretanto, muitas dessas ações são praticadas intuitivamente ou como resultado de experiências positivas das próprias professoras. Este estudo oferece aos professores uma reflexão de sua prática e, mais do que isso, apresenta possibilidades de efetivação da aprendizagem mediada. Assim, ao tomar conhecimento dos elementos teóricos colocados por Feuerstein e colaboradores, é possível, conscientemente, articulá-los com a atuação docente, contribuindo ainda mais para o avanço na qualidade do trabalho do professor da educação básica.Abstract: The research, which supports this dissertation, is characterized as a qualitative research with two first-year teachers of elementary school as participants, and was conducted essentially in the space of teaching practice, in two public schools in the same city, with great levels in the assessments of the Basic Education Development Index (IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). The schools, research field, have excellent informal assessment upon the community. Its general objective is to investigate the community. Its general objective is to investigate the mediating teaching practice, which contributes to the construction of a quality education. During its journey, the study found the occurrence of mediating characteristics placed by the author reference, Reuven Feuerstein, the practice of teachers in the first year of elementary school. Reuven Feuerstein, through their studies and the "Theory of Structural Cognitive Modifiability", brings significant contributions to the understanding of the learning needs of the human being in a process that is continuous and that relates directly to the performance of the teacher. During the investigation, there were observations of teaching practice, semistructured interviews and questionnaires even so the results come closer to reality. For treatment, interpretation and analysis of data were used as reference the twelve criteria for mediation, posed by Feuerstein. Through the development and sharing of the results, the existence of elements belonging to the descriptions placed by Theory Structural Cognitive Modifiability, especially as regards the Mediated Learning in practice of teachers of first year of elementary school. However, many of these actions are practiced intuitively or as a result of positive experiences of the teachers themselves. The study gives teachers a reflection of your practice and, more importantly, presents possibilities of effecting mediated learning. Thus, upon learning of the theoretical elements placed by Feuerstein and colleagues, you can consciously articulate them with educational performance, further contributing to the advancement in the quality of work of an elementary school teacher.1 arquivo (154 p.) : il.application/pdfFeuerstein, Reuven, 1921-2014Professores de ensino fundamentalProfessores e alunosEstudantes - AvaliaçãoMediaçãoCognição em criançasEducaçãoMediação docente : aprendizagem e desenvolvimento na perspectiva de Reuven Feuersteininfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FABIANA ARMACOLLO.pdfapplication/pdf2236265https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71880/1/R%20-%20D%20-%20FABIANA%20ARMACOLLO.pdfe66cd2de60c199258f326806f97808d6MD51open access1884/718802021-09-27 16:44:18.123open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71880Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-09-27T19:44:18Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mediação docente : aprendizagem e desenvolvimento na perspectiva de Reuven Feuerstein
title Mediação docente : aprendizagem e desenvolvimento na perspectiva de Reuven Feuerstein
spellingShingle Mediação docente : aprendizagem e desenvolvimento na perspectiva de Reuven Feuerstein
Armacollo, Fabiana, 1982-
Feuerstein, Reuven, 1921-2014
Professores de ensino fundamental
Professores e alunos
Estudantes - Avaliação
Mediação
Cognição em crianças
Educação
title_short Mediação docente : aprendizagem e desenvolvimento na perspectiva de Reuven Feuerstein
title_full Mediação docente : aprendizagem e desenvolvimento na perspectiva de Reuven Feuerstein
title_fullStr Mediação docente : aprendizagem e desenvolvimento na perspectiva de Reuven Feuerstein
title_full_unstemmed Mediação docente : aprendizagem e desenvolvimento na perspectiva de Reuven Feuerstein
title_sort Mediação docente : aprendizagem e desenvolvimento na perspectiva de Reuven Feuerstein
author Armacollo, Fabiana, 1982-
author_facet Armacollo, Fabiana, 1982-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Luz, Araci Asinelli da, 1948-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Armacollo, Fabiana, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Feuerstein, Reuven, 1921-2014
Professores de ensino fundamental
Professores e alunos
Estudantes - Avaliação
Mediação
Cognição em crianças
Educação
topic Feuerstein, Reuven, 1921-2014
Professores de ensino fundamental
Professores e alunos
Estudantes - Avaliação
Mediação
Cognição em crianças
Educação
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Araci Asinelli-Luz
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-27T19:44:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-27T19:44:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/71880
url https://hdl.handle.net/1884/71880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (154 p.) : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71880/1/R%20-%20D%20-%20FABIANA%20ARMACOLLO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e66cd2de60c199258f326806f97808d6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860733998202880