A criança e o brincar : brincadeiras como fonte de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/79708 |
Resumo: | Orientadora: Paula Pereira |
id |
UFPR_1927c8fd8203240a817a051ecf22363d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/79708 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Cardoso, Marili Rute MendesUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e InclusãoPereira, Paula da Silva Inácio, 1986-2022-10-20T23:22:21Z2022-10-20T23:22:21Z2018https://hdl.handle.net/1884/79708Orientadora: Paula PereiraMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos Educacionais, Diversidade e InclusãoInclui referênciasEste trabalho destaca a importância das brincadeiras e jogos lúdicos no processo de aprendizagem no contexto escolar do ensino infantil. Foi desenvolvido a partir de pesquisa de campo feita em escolas municipais situadas em Paranaguá incluindo em seu corpus professores, alunos e comunidade escolar. Durante os encontros desenvolvidos nas escolas foram aplicados os conteúdos da grade curricular abordados na Especialização em Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão da Universidade Federal do Paraná – litoral. O GT do PEGPEDI se compunha de 15 pesquisadores espargidos pelas escolas do ensino infantil situadas no município. Os resultados confirmam que os brinquedos e jogos lúdicos (Kishimoto, 1994) tratam-se de um conjunto de preceitos educativos de alcance universal (Röhrs e Montessori 2010), que devem ser utilizados em uma concepção pedagógica inclusiva (Freire, 1996), como instrumentos pedagógicos para a aprendizagem (Vygotsky, 1991).1 recurso online : PDF.application/pdfConstrutivismo (Educação)Educação - MetodologiaEscolas - Exercicios e jogosA criança e o brincar : brincadeiras como fonte de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MARILI RUTE MENDES CARDOSO.pdfapplication/pdf1071010https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79708/1/R%20-%20E%20-%20MARILI%20RUTE%20MENDES%20CARDOSO.pdf423d1662409c225f78d785c1e8b72c77MD51open access1884/797082022-10-20 20:22:21.63open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79708Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-20T23:22:21Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A criança e o brincar : brincadeiras como fonte de aprendizagem |
title |
A criança e o brincar : brincadeiras como fonte de aprendizagem |
spellingShingle |
A criança e o brincar : brincadeiras como fonte de aprendizagem Cardoso, Marili Rute Mendes Construtivismo (Educação) Educação - Metodologia Escolas - Exercicios e jogos |
title_short |
A criança e o brincar : brincadeiras como fonte de aprendizagem |
title_full |
A criança e o brincar : brincadeiras como fonte de aprendizagem |
title_fullStr |
A criança e o brincar : brincadeiras como fonte de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A criança e o brincar : brincadeiras como fonte de aprendizagem |
title_sort |
A criança e o brincar : brincadeiras como fonte de aprendizagem |
author |
Cardoso, Marili Rute Mendes |
author_facet |
Cardoso, Marili Rute Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Marili Rute Mendes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Paula da Silva Inácio, 1986- |
contributor_str_mv |
Pereira, Paula da Silva Inácio, 1986- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construtivismo (Educação) Educação - Metodologia Escolas - Exercicios e jogos |
topic |
Construtivismo (Educação) Educação - Metodologia Escolas - Exercicios e jogos |
description |
Orientadora: Paula Pereira |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-20T23:22:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-20T23:22:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/79708 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/79708 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79708/1/R%20-%20E%20-%20MARILI%20RUTE%20MENDES%20CARDOSO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
423d1662409c225f78d785c1e8b72c77 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860715595694080 |