A criança e o brincar : brincadeiras como fonte de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Marili Rute Mendes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/79708
Resumo: Orientadora: Paula Pereira
id UFPR_1927c8fd8203240a817a051ecf22363d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/79708
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Cardoso, Marili Rute MendesUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e InclusãoPereira, Paula da Silva Inácio, 1986-2022-10-20T23:22:21Z2022-10-20T23:22:21Z2018https://hdl.handle.net/1884/79708Orientadora: Paula PereiraMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos Educacionais, Diversidade e InclusãoInclui referênciasEste trabalho destaca a importância das brincadeiras e jogos lúdicos no processo de aprendizagem no contexto escolar do ensino infantil. Foi desenvolvido a partir de pesquisa de campo feita em escolas municipais situadas em Paranaguá incluindo em seu corpus professores, alunos e comunidade escolar. Durante os encontros desenvolvidos nas escolas foram aplicados os conteúdos da grade curricular abordados na Especialização em Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão da Universidade Federal do Paraná – litoral. O GT do PEGPEDI se compunha de 15 pesquisadores espargidos pelas escolas do ensino infantil situadas no município. Os resultados confirmam que os brinquedos e jogos lúdicos (Kishimoto, 1994) tratam-se de um conjunto de preceitos educativos de alcance universal (Röhrs e Montessori 2010), que devem ser utilizados em uma concepção pedagógica inclusiva (Freire, 1996), como instrumentos pedagógicos para a aprendizagem (Vygotsky, 1991).1 recurso online : PDF.application/pdfConstrutivismo (Educação)Educação - MetodologiaEscolas - Exercicios e jogosA criança e o brincar : brincadeiras como fonte de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MARILI RUTE MENDES CARDOSO.pdfapplication/pdf1071010https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79708/1/R%20-%20E%20-%20MARILI%20RUTE%20MENDES%20CARDOSO.pdf423d1662409c225f78d785c1e8b72c77MD51open access1884/797082022-10-20 20:22:21.63open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79708Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-20T23:22:21Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A criança e o brincar : brincadeiras como fonte de aprendizagem
title A criança e o brincar : brincadeiras como fonte de aprendizagem
spellingShingle A criança e o brincar : brincadeiras como fonte de aprendizagem
Cardoso, Marili Rute Mendes
Construtivismo (Educação)
Educação - Metodologia
Escolas - Exercicios e jogos
title_short A criança e o brincar : brincadeiras como fonte de aprendizagem
title_full A criança e o brincar : brincadeiras como fonte de aprendizagem
title_fullStr A criança e o brincar : brincadeiras como fonte de aprendizagem
title_full_unstemmed A criança e o brincar : brincadeiras como fonte de aprendizagem
title_sort A criança e o brincar : brincadeiras como fonte de aprendizagem
author Cardoso, Marili Rute Mendes
author_facet Cardoso, Marili Rute Mendes
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Marili Rute Mendes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Paula da Silva Inácio, 1986-
contributor_str_mv Pereira, Paula da Silva Inácio, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Construtivismo (Educação)
Educação - Metodologia
Escolas - Exercicios e jogos
topic Construtivismo (Educação)
Educação - Metodologia
Escolas - Exercicios e jogos
description Orientadora: Paula Pereira
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-20T23:22:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-20T23:22:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/79708
url https://hdl.handle.net/1884/79708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79708/1/R%20-%20E%20-%20MARILI%20RUTE%20MENDES%20CARDOSO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 423d1662409c225f78d785c1e8b72c77
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860715595694080