Atividade física na escola : efeito sobre os hábitos de vida e evolução antropométrica de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Czarny, Cezar Luiz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/43864
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Suzana Nesi França
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spelling Czarny, Cezar LuizLeite, NeivaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do AdolescenteFrança, Suzana Nesi2016-10-05T19:11:23Z2016-10-05T19:11:23Z2015http://hdl.handle.net/1884/43864Orientadora: Profª. Drª. Suzana Nesi FrançaCo-orientadora: Profª. Drª. Neiva LeiteDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente. Defesa: Curitiba, 03/12/2015Inclui referências : f.90-96Área de concentração: Endocrinologia pediátricaResumo: Introdução: O sedentarismo infantil é uma realidade contemporânea resultante de fatores sociais, organização familiar e crescimento do lazer digital. Promover a atividade física na infância e na adolescência significa estabelecer uma base sólida para redução da prevalência do sedentarismo na idade adulta, contribuindo desta forma para melhor qualidade de vida. Programas de intervenção realizados no espaço escolar, envolvendo atividade física e educação nutricional, podem combater o sedentarismo infantil e diminuir a epidemia global da obesidade. O envolvimento e participação dos pais nos programas está associado a melhores resultados, uma vez que são eles que determinam as at i vidades real i zadas e a disponibilidade dos alimentos para a criança. Objetivos: Avaliar o impacto de um programa de intervenção multiprofissional para a manutenção e promoção de saúde no espaço escolar destinado apenas aos alunos e destinado aos alunos e suas famílias. Casuística: Ensaio clínico longitudinal de 181 crianças entre 6 e 8 anos de idade cursando o segundo ano do ensino fundamental de uma escola particular de Curitiba. Os escolares foram divididos em três grupos, grupo controle (G1), grupo intervenção com as crianças (G2) e grupo intervenção com as crianças e seus pais (G3). O programa de intervenção teve 12 meses de duração. Os dados antropométricos de peso, estatura e circunferência abdominal, assim como a aferição da pressão arterial, foram coletados em quatro momentos da pesquisa, no momento inicial (T0), após quatro meses (T4), após oito meses (T8) e ao final do estudo (T12) momento esse correspondente à volta das férias escolares. Os dados referentes ao hábito de prát ica de at ividade f ísica também foram coletados no T0, T4, T8 e T12 por meio de um questionário p r ó p r i o . A intervenção com as crianças foi realizada por meio de sessão de atividade física semanal, predominantemente aeróbica, com duração de 40 minutos, realizada além das duas aulas de educação física curricular, e de palestras sobre as consequências do sedentarismo e importância de hábitos de vida saudável. Com os pais, foram realizadas cinco palestras abordando a importância da prática de atividade física e educação nutricional. Não houve participação satisfatória dos pais no programa de intervenção, portanto o G2 e o G3 foram agrupados para a análise dos resultados, formando o grupo estudo (GE). Para avaliar o impacto do programa de intervenção foram avaliadas as variações no escore Z do IMC e as mudanças no hábito de atividade física. Resultados: As prevalências de sobrepeso e obesidade encontradas foram de 21,5% e 10,5%, respectivamente. Não houve redução significativa destas prevalências ao final do estudo, entretanto houve redução das medianas do escore Z do IMC entre as crianças eutróficas (p=0,006) e com sobrepeso (p=0,01) do GE. A prevalência de hipertensão arterial variou de 2,2% no T0 a 11% no T12. O aumento da circunferência abdominal ocorreu de acordo com a idade. As crianças do GE apresentaram aumento e manutenção no nível de atividade física durante a intervenção, aumentando em 22,2% o número de crianças classificadas como muito ativas e diminuindo em 23,3% as crianças classificadas como insuficientemente ativas. O número de crianças insuficientemente ativas triplicou entre o T8 e T12, período de férias escolares, em que não houve intervenção. Conclusão: O programa de promoção à saúde provocou melhoras no escore Z do IMC das crianças eutróficas e com sobrepeso além de mudanças positivas no hábito de atividade física entre as crianças do GE. Palavras-chave: Atividade física. Sedentarismo infantil. Obesidade infantil. Escolares Intervenção.Abstract: Introduction: The children's sedentary lifestyle is a contemporary reality due to social factors, family organization and also by the growth of digital entertainment. Promote physical activity in childhood and adolescence means establishing a solid basis for reducing the prevalence of sedentary lifestyle in adulthood, contributing to a better quality of life. Intervention programs conducted in schools, involving physical activity and nutrition education, can reduce child inactivity and the global epidemic of obesity. The involvement and participation of parents in the programs is associated with better results because they determine the activities and the availability of food for the child. Objective: Assess the impact of a multidisciplinary intervention program for maintenance and health promotion at school and compare the impact of a program only to students and for students and their families. Methods: Longitudinal prospective experimental study, in a private school in Curitiba - Paraná. The study included 181 children between 6 and 8 years old attending the second grade of elementary school. Children were divided into three groups, control group (G1), intervention group for the children (G2) and intervention group for the children and their parents (G3). The intervention program was 12 months long. The anthropometric data of weight, height and waist circumference, as well as the measurement of blood pressure were collected in four moments: in the beginning of the study (T0), after four months (T4) after eight months (T8) and the end the study (T12) when this correspondent around the school holidays. The data relating to physical activity practice habits were also collected at T0, T4, T8 and T12 through a questionnaire especifically designed for this purpose. Intervention with children was carried out by means of a weekly physical activity session, predominantly aerobic, lasting 40 minutes, it held beyond the two classes of physical education curriculum, and lectures on the consequences of a sedentary lifestyle and the importance of habits healthy life. With their parents, were five lectures addressing the importance of physical activity and nutrition education. There was no satisfactory participation of parents in the intervention program, the G2 and G3 were combined for the analysis of the results forming the study group (GE). To assess the impact of the intervention program were evaluated variations in the Z score of BMI and changes in physical activity habits. Results: In the sample analyzed in the study, overweight and obesity prevalence corresponded to 21.5% and 10.5% respectively. There was no significant reduction of these prevalence at the end of the study, though there was a reduction of the medians of BMI Z score between normal children (p = 0.006) and overweight children (p = 0.01) GE. The prevalence of hypertension among 181 children ranged from 2.2% to 11% at T0 T12. The increased abdominal girth occurred according to age. Children from the GE showed increasing and maintaining the level of physical activity during intevenção, increasing by 21% the number of children classified as very active and decreasing to 23.3% in children classified as insufficiently active. The number of insufficiently active children tripled between T8 and T12, school holidays and there was no intervention. Conclusion: Intervention program led to improvements in BMI Z score of normal weight and overweight children as well as positive changes in physical activity habits among children of GE. Keywords: Physical activity. Children's sedentary lifestyle. Childhood obesity. School. Intervention124 f. : il.application/pdfEducação fisica escolarAntropometriaEstilo de vidaAtividade física na escola : efeito sobre os hábitos de vida e evolução antropométrica de criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - D - CEZAR LUIZ CZARNY.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1102https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43864/1/R%20-%20D%20-%20CEZAR%20LUIZ%20CZARNY.pdf.jpga4cb6b042ed7fe83a8b5239f00603928MD51open accessTEXTR - D - CEZAR LUIZ CZARNY.pdf.txtExtracted Texttext/plain166772https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43864/2/R%20-%20D%20-%20CEZAR%20LUIZ%20CZARNY.pdf.txt4be03dda3ce0010f6561a206197f3cfcMD52open accessORIGINALR - D - CEZAR LUIZ CZARNY.pdfapplication/pdf7158614https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43864/3/R%20-%20D%20-%20CEZAR%20LUIZ%20CZARNY.pdf3f8f18af7e05dd24f3bbdb3c649909c5MD53open access1884/438642016-10-05 16:11:23.198open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/43864Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-10-05T19:11:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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