Imaginárias topografias iconológicas e iconologias topográficas do litoral do Estado do Paraná de Alfredo Andersen (1860-1935)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Luciana
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/35805
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Miguel Bahl
id UFPR_1a2353c1f33f2ce3271c2db8dc696c48
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/35805
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Teixeira, Salete KozelUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em GeografiaBahl, Miguel, 1956-2019Ferreira, Luciana2024-04-01T18:47:38Z2024-04-01T18:47:38Z2014https://hdl.handle.net/1884/35805Orientador : Prof. Dr. Miguel BahlCoorientadora : Profª. Drª. Salete Kozel TeixeiraTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa: Curitiba, 28/03/2014Inclui referênciasÁrea de concentração: Espaço, sociedade e ambienteResumo:Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo principal compilar as pinturas produzidas pelo artista plástico norueguês Alfredo Andersen (1860-1935), estruturando e organizando uma base pictórico-geográfica e histórica a partir da análise de paisagens em suas dimensões objetivas (materialização das formas) e subjetivas (relacional sujeito/mundo). A análise das pinturas de Andersen assumiram, nesta Tese, duas perspectivas: a perspectiva documentário e a perspectiva reflexiva. Neste sentido, foram fontes de dados sobre um universo geográfico, cultural e histórico definidos e também um meio para elucidar as representações criadas pelo sujeito cognoscível e suas estratégias discursivas na construção de um conhecimento sobre "os outros". Desta forma, as diferentes paisagens produzidas por Andersen, foram objetos usados para inter-relacionar e interpretar um processo interativo e de significação do tempo e do espaço. O ponto de convergência deste estudo recaiu sobre as paisagens do Litoral do Paraná. Este litoral foi entendido como uma configuração territorial que além de permitir diversas leituras, estrutura-se em esquemas não rígidos - tal qual uma imagem (texto não-verbal, analógico e polissêmico). Estes esquemas são capazes de correlacionar diversos signos onde outros diferentes arranjos e sistemas (estético, natural, cultural, artístico, social, político, econômico, entre outros) nascem, reproduzem-se, são explorados e transmitidos. Este estudo entendeu as paisagens como atos psíquicos, misturas entre cultura e consciência, construção humana "externa e interna", que pode ser vista, sentida, elaborada, inventada e analisada. Ao explorar a paisagem sob duas dimensões concomitantemente - paisagem arte e paisagem geográfica - teve de utilizar estratégias metodológicas que partissem de princípios híbridos e interdisciplinares, mas que fundamentalmente estivessem sob o amparo teórico da Geografia Cultural. As paisagens, sob este enfoque, foram estudadas como fontes para o entendimento da experiência sensível humana e de sua percepção, assim como para a produção científica. Isto significa que esta análise de paisagens não se esgotou na descrição de suas características materiais, sendo ao mesmo tempo, substância e objeto histórico, artístico, cultural, científico e filosófico e, por isso mesmo, uma forma simbólica que pôde ser decifrada e desvendada - geográfica e artisticamente. Esta compreensão das representações da paisagem se deu pelo viés da interpretação iconológica e a partir da paisagem geográfica como um dado objetivo, conforme os estudos da Geografia Física. Desta forma, utilizou os termos Topografia Iconológica e Iconologia Topográfica como referências diretas e poéticas à Geografia e à Arte. A concepção adotada aqui foi aquela que imbricou autores e pesquisadores de diferentes áreas, não abrindo mão de uma abordagem sócio-antropológica e de um viés psicossocial - entendendo, desta forma, a Geografia também como uma ciência social.Abstract: This paper presents the results of a survey that aimed to compile the paintings produced by the Norwegian artist Alfredo Andersen (1860-1935), structuring and organizing a pictorial and historical - geographical basis from landscape analysis in their objective dimensions (materialization of forms) and subjective (relational subject/world). The analysis of paintings Andersen assumed, in this thesis, two perspectives: the perspective documentary and reflective perspective. In this sense, were sources of data on a geographical, historical and cultural defined universe and also a means to elucidate the representations created by knowable subject and its discursive strategies in building a knowledge of "the other". Thus, the different landscapes produced by Andersen, were objects used to interrelate and interpret an interactive and significance of time and space process. The point of this study fell on the landscapes of the coast of Paraná . This coast was understood as a territorial configuration and allows multiple readings, structured in non-rigid schemes - just like an image (nonverbal, analog and polysemic text). These schemes are able to correlate many different signs where other arrangements and (aesthetic, natural, cultural, artistic, social, political, economic) systems are born, reproduce, are explored and communicated. This study considered the landscapes as psychic acts, mixtures between culture and consciousness, human "internal and external" construction, which can be seen, felt, elaborate, invented and analyzed. By exploring the landscape in two dimensions simultaneously - landscape art and geographical landscape - had to use methodological strategies that depart hybrid and interdisciplinary principles, but which fundamentally were under the theoretical umbrella of the Cultural Geography. The landscapes, under this approach, were studied as sources for understanding the human sensory experience and its perception as well as for scientific production. This means that this landscape analysis has not been exhausted in describing their material characteristics and at the same time, substance and historical, artistic, cultural, scientific and philosophical object and, therefore, a symbolic form that could be deciphered and unveiled - geographically and artistically. This understanding of the representations of the landscape given by the iconological interpretation and from the geographical landscape as an objective fact, as the study of Physical Geography. Thus, the terms used Topography IconoIogical and Iconology Topographic as direct and poetic geography and art references. The design adopted here was one that inextricably entwined authors and researchers from different areas, not giving up a socio-anthropological approach and a psychosocial perspective - understanding thereby Geography also as a social science.270f. : il. algumas color., tabs., grafs., maps.application/pdfDisponível em formato digitalGeografia humanaAndersen, Alfredo, 1860-1935PaisagensGeografiaImaginárias topografias iconológicas e iconologias topográficas do litoral do Estado do Paraná de Alfredo Andersen (1860-1935)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - LUCIANA FERREIRA.pdfapplication/pdf9683117https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35805/1/R%20-%20T%20-%20LUCIANA%20FERREIRA.pdf69cabc121d343d4d7b84af5f062b00dfMD51open accessTEXTR - T - LUCIANA FERREIRA.pdf.txtExtracted Texttext/plain596696https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35805/2/R%20-%20T%20-%20LUCIANA%20FERREIRA.pdf.txt8f5ea9126b4e0168e930b3706e87dab1MD52open accessTHUMBNAILR - T - LUCIANA FERREIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1231https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35805/3/R%20-%20T%20-%20LUCIANA%20FERREIRA.pdf.jpgd807f75b260b5606f2d6ba9b93d46a13MD53open access1884/358052024-04-01 15:47:38.652open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/35805Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-01T18:47:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Imaginárias topografias iconológicas e iconologias topográficas do litoral do Estado do Paraná de Alfredo Andersen (1860-1935)
title Imaginárias topografias iconológicas e iconologias topográficas do litoral do Estado do Paraná de Alfredo Andersen (1860-1935)
spellingShingle Imaginárias topografias iconológicas e iconologias topográficas do litoral do Estado do Paraná de Alfredo Andersen (1860-1935)
Ferreira, Luciana
Geografia humana
Andersen, Alfredo, 1860-1935
Paisagens
Geografia
title_short Imaginárias topografias iconológicas e iconologias topográficas do litoral do Estado do Paraná de Alfredo Andersen (1860-1935)
title_full Imaginárias topografias iconológicas e iconologias topográficas do litoral do Estado do Paraná de Alfredo Andersen (1860-1935)
title_fullStr Imaginárias topografias iconológicas e iconologias topográficas do litoral do Estado do Paraná de Alfredo Andersen (1860-1935)
title_full_unstemmed Imaginárias topografias iconológicas e iconologias topográficas do litoral do Estado do Paraná de Alfredo Andersen (1860-1935)
title_sort Imaginárias topografias iconológicas e iconologias topográficas do litoral do Estado do Paraná de Alfredo Andersen (1860-1935)
author Ferreira, Luciana
author_facet Ferreira, Luciana
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Teixeira, Salete Kozel
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bahl, Miguel, 1956-2019
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Luciana
contributor_str_mv Bahl, Miguel, 1956-2019
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia humana
Andersen, Alfredo, 1860-1935
Paisagens
Geografia
topic Geografia humana
Andersen, Alfredo, 1860-1935
Paisagens
Geografia
description Orientador : Prof. Dr. Miguel Bahl
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-01T18:47:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-01T18:47:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/35805
url https://hdl.handle.net/1884/35805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 270f. : il. algumas color., tabs., grafs., maps.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35805/1/R%20-%20T%20-%20LUCIANA%20FERREIRA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35805/2/R%20-%20T%20-%20LUCIANA%20FERREIRA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35805/3/R%20-%20T%20-%20LUCIANA%20FERREIRA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 69cabc121d343d4d7b84af5f062b00df
8f5ea9126b4e0168e930b3706e87dab1
d807f75b260b5606f2d6ba9b93d46a13
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860833562591232