Problemas do campo conceitual multiplicativo nos livros didáticos do 1º ao 3º anos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jessica Daiane da, 1989-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/73790
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Neila Tonin Agranionh
id UFPR_1a45685a065ad618e0dd4689b8242b2d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/73790
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, Jessica Daiane da, 1989-Hilger, Thaís Rafaela, 1982-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaAgranionih, Neila Tonin, 1963-2022-05-03T16:42:55Z2022-05-03T16:42:55Z2021https://hdl.handle.net/1884/73790Orientadora: Profª. Drª. Neila Tonin AgranionhCoorientadora: Profª. Drª. Thaís Rafaela HilgerDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 08/10/2021Inclui referências: p. 123-126Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a abrangência do Campo Conceitual Multiplicativo nas duas coleções de livros didáticos mais escolhidas pelas escolas da Rede Municipal de Curitiba-PR para os três primeiros anos do Ensino Fundamental no triênio de 2019 a 2021. Tem como base teórica a Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud, uma abordagem qualitativa e de cunho documental. Foram identificados no site do PNLD cujo critério descrevemos anteriormente. As coleções identificadas foram: "Novo Bem-me-quer Matemática" e "Ápis Matemática". As coleções foram analisadas e identificados as situações matemáticas referentes ao Campo Conceitual Multiplicativo em cada um dos seis livros selecionados. A análise dos dados foi realizada com base na Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Para isso, se constituiu duas categorias de análises conforme os dados obtidos na pesquisa: Abrangência do Campo Conceitual Multiplicativo nas Coleções Analisadas; Entraves para Aprendizagem Identificados nas Coleções Analisadas. Constatou-se que situações de multiplicação são mais trabalhadas que as situações de divisão. Ao analisarmos os tipos de situações apresentadas nos livros, verificamos que situações de Proporção simples-um para muitos são mais comuns nos livros didáticos em todos os anos analisados, e quem também algumas classes de situações como Proporção Simples - muitos para muitos e Comparação Multiplicativa - relação desconhecida são trabalhadas de forma superficial. Destacamos algumas situações presentes nos livros tem potencial de estabelecer entraves para a aprendizagem, como: a separação entre a multiplicação e a divisão, a multiplicação como adição de parcelas iguais, além da maneira como são apresentadas as situações do Campo Conceitual Multiplicativa nos livros analisados nessa pesquisa.Abstract: This work analysed the scope of the Multiplicative Conceptual Field in the two collections of textbooks most chosen by the public schools of the municipal government of Curitiba city - state of Paraná - Brazil, for the first three years of Elementary School during a triennium from 2019 to 2021. The theoretical basis of this study is the Theory of Conceptual Fields by Gerard Vergnaud, a qualitative and documentary approach. They were identified on the PNLD website whose criteria we described above. The identified collections were: "Novo Bem-me-quer Matemática" and "Ápis Matemática". The collections were analysed and the mathematical situations referring to the Multiplicative Conceptual Field in each of the six selected books were identified. Data analysis was performed based on Bardin's Content Analysis (2011). Two categories of analysis were constituted according to the data obtained in the research: Coverage of the Multiplicative Conceptual Field in the Analysed Collections; Learning barriers identified in the analysed collections. It was found that multiplication situations are more used than division situations. When analysing the types of situations presented in the books, we found that simple-oneto- many ratio situations are more common in textbooks in all the years analysed, and who also some classes of situations such as Simple Proportion - many to many and Multiplicative Comparison - unknown relationships are worked on in a superficial way. We highlight some situations present in the books that have the potential to establish barriers to learning, such as: the separation between multiplication and division, multiplication as the addition of equal portions, in addition to the way in which the situations of the Multiplicative Conceptual Field are presented in the books analysed in this search.1 recurso online : PDF.application/pdfMultiplicaçãoDivisãoLivros didáticosEnsino fundamentalMatemáticaProblemas do campo conceitual multiplicativo nos livros didáticos do 1º ao 3º anos do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JESSICA DAIANE DA SILVA.pdfapplication/pdf8037905https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73790/1/R%20-%20D%20-%20JESSICA%20DAIANE%20DA%20SILVA.pdf9f0624a940bc5b19b60ee224f36d6018MD51open access1884/737902022-05-03 13:42:55.784open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/73790Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-05-03T16:42:55Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Problemas do campo conceitual multiplicativo nos livros didáticos do 1º ao 3º anos do ensino fundamental
title Problemas do campo conceitual multiplicativo nos livros didáticos do 1º ao 3º anos do ensino fundamental
spellingShingle Problemas do campo conceitual multiplicativo nos livros didáticos do 1º ao 3º anos do ensino fundamental
Silva, Jessica Daiane da, 1989-
Multiplicação
Divisão
Livros didáticos
Ensino fundamental
Matemática
title_short Problemas do campo conceitual multiplicativo nos livros didáticos do 1º ao 3º anos do ensino fundamental
title_full Problemas do campo conceitual multiplicativo nos livros didáticos do 1º ao 3º anos do ensino fundamental
title_fullStr Problemas do campo conceitual multiplicativo nos livros didáticos do 1º ao 3º anos do ensino fundamental
title_full_unstemmed Problemas do campo conceitual multiplicativo nos livros didáticos do 1º ao 3º anos do ensino fundamental
title_sort Problemas do campo conceitual multiplicativo nos livros didáticos do 1º ao 3º anos do ensino fundamental
author Silva, Jessica Daiane da, 1989-
author_facet Silva, Jessica Daiane da, 1989-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Hilger, Thaís Rafaela, 1982-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jessica Daiane da, 1989-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Agranionih, Neila Tonin, 1963-
contributor_str_mv Agranionih, Neila Tonin, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Multiplicação
Divisão
Livros didáticos
Ensino fundamental
Matemática
topic Multiplicação
Divisão
Livros didáticos
Ensino fundamental
Matemática
description Orientadora: Profª. Drª. Neila Tonin Agranionh
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-03T16:42:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-03T16:42:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/73790
url https://hdl.handle.net/1884/73790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73790/1/R%20-%20D%20-%20JESSICA%20DAIANE%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9f0624a940bc5b19b60ee224f36d6018
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898684017934336