Diretrizes para o design de aplicações de jogos eletrônicos para educação infantil de surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canteri, Rafael dos Passos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/35755
Resumo: Resumo:A comunidade Surda é uma das minorias linguísticas no Brasil que vem se comunicando pelas redes sociais e que não dispõe de materiais didático-pedagógicos para o ensino de sua língua preferencial/patrimonial e ainda não há uma política de educação bilíngue adequada às suas especificidades linguísticas. Há uma grande variedade de estudos que garantam os benefícios que os jogos eletrônicos educativos trazem as crianças. No entanto, mais uma vez, a comunidade Surda e em especial as crianças têm carência dessas ferramentas educacionais. O presente trabalho propõe um conjunto de diretrizes com base em modelos conhecidos de jogos digitais educativos e em uma metodologia de educação para crianças Surdas, destinado a apoiar desenvolvedores e designers de jogos na criação de aplicações de jogos educacionais para estas crianças. Seguindo as orientações propostas no trabalho, um jogo para crianças Surdas também e desenvolvido a fim de avaliar a eficácia das diretrizes com o público-alvo. O jogo foi avaliado por especialistas em Interação Humano-Computador, especialistas em Educação Infantil de Surdos e também por crianças Surdas, os resultados foram positivos.
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