Análise da água com estudantes do 7. ano da Escola Municipal do CAIC Cândido Portinari numa perspectiva da educação ambiental crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Luzia Maria Cristina de, 1966-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/64359
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Christiano Nogueira
id UFPR_1c40a77bd7281549fff6e5091d5d24cf
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/64359
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Souza, Luzia Maria Cristina de, 1966-Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências AmbientaisNogueira, Christiano, 1972-2022-01-24T20:01:42Z2022-01-24T20:01:42Z2019https://hdl.handle.net/1884/64359Orientador: Prof. Dr. Christiano NogueiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 16/08/2019Inclui referências: p. 154-162Resumo: O campo da Educação Ambiental Crítica (EAC) imprime uma nova perspectiva e conotação ao processo de formação e produção de conhecimento no Ensino das Ciências, sendo temática relevante para o enfrentamento da crise que transpassa as práticas pedagógicas nas escolas brasileiras. Efetuou-se a construção de um protocolo de ações desenvovido em conjunto com uma turma do 7º ano, cujo tema se refere à água. Referiu-se à análise da água, pelos estudantes, na Escola Municipal do CAIC Cândido Portinari e em suas adjacências. A expectativa desse processo educativo foi a de ampliar a percepção da realidade local através da problematização da qualidade da água como "tema gerador" que permitisse a prática educativo-pedagógica de construção participativa no âmbito dialético. Com tais ações educativo-reflexivas, buscou-se proporcionar o incremento de um novo olhar para as relações humanas com a natureza e uma linguagem sintonizada com uma situação palpável, que viabilizasse o aprendizado no contexto escolar e que encharcasse de sentido o processo de ensino-aprendizagem, em um caminho de novas possibilidades. Novas metodologias contribuíram para as discussões pertinentes ao tema Água, bem como aos tipos de contaminação, ao seu consumo, água e natureza, água e saúde pública, cuidados com a água, qualidade de vida e direitos comunitários, todos seriamente consideráveis para a construção epistemológica. Com tal prática pedagógica participativa, esperou-se nortear o despertar da consciência ingênua à consciência e atitudes críticas dos sujeitos envolvidos pela transformação em indivíduos reflexivos. Transformação por uma compreensão sistêmica, em que cada um possa se enxergar como parte que é de um todo, consciente da sua identidade, pertencimento e corresponsabilidade pelas circunstâncias locais. Assim, favoreceria uma nova cultura ambiental hídrica, fortalecida no ensino formal, por meio de outra disposição do sistema escolar e dos currículos, dos mais tenros aos mais elevados níveis. Logo, as discussões, por meio teórico e empírico da ciência, referentes à importância da água e da sua qualidade para a manutenção da vida no planeta Terra, bem como à realidade cotidiana dos sujeitos escolares e dos seus familiares na comunidade CIC, procuraram a construção do conhecimento científico a elas associada, que possibilitasse reinventar novos caminhos e construir novas concepções, viabilizadoras de soluções para os problemas encontrados. A presente pesquisa favoreceu a construção de um protocolo de práticas pedagógicas disponíveis à utilização de professores que queiram trabalhar o tema e a análise da água com seus estudantes. Palavras-chave: 1.Educação Ambiental Crítica 2.Água 3. Protocolo de ações 4. Participação 5. Conhecimento CientíficoAbstract: The field of Critical Environmental Education gives a new perspective and connotation to the process of formation and production of knowledge in the Sciences Teaching, being a relevant theme for facing the crisis that permeates the pedagogical practices in Brazilian schools. An action protocol was developed jointly with a 7th grade class, whose theme refers to water. He referred to the students' analysis of water at CAIC Cândido Portinari Municipal School and its surroundings.The expectation of this educational process was to broaden the perception of local reality through the problematization of water quality as a "generating theme" that allowed the educative-pedagogical practice of participatory construction in the dialectic scope. With these educative-reflexives actions, we sought to provide a new look at human relations with nature and a language in tune with a palpable situation that would make learning possible in the school context and soak the meaning of the teaching process-learning, in a way of new possibilities. New methodologies have contributed to the discussions relevant to Water, as well as the types of contamination, its consumption, water and nature, water and public health, water care, quality of life and community rights, all seriously significant for epistemological construction. With such participatory pedagogical practice, it was expected to guide the awakening of naive consciousness to the conscience and critical attitudes of the subjects involved by the transformation into reflexive individuals. Transformation through a systemic understanding, in which each one can see themselves as part of a whole, aware of their identity, belonging and co-responsibility by local circumstances. Thus, it would favor a new environmental water culture, strengthened in formal education, through another provision of the School system and curriculum, from the earliest to the highest levels. Therefore, discussions, through theoretical and empirical science, concerning the importance of water and its quality for the maintenance of life on planet Earth, as well as the daily reality of School subjects and their families in the CIC community, sought to build of the scientific knowledge associated with them, which would allow reinventing new ways and building new conceptions, enabling solutions to the problems encountered. This research favored the construction of a protocol of pedagogical practices available to the use of teachers who want to work the theme and the water analysis with their students. Keywords: 1. Critical Environmental Education 2. Water 3. Action protocol 4. Participation 5. Scientific Knowledge210 p. : il. (algumas color.).application/pdfEducação ambientalÁguaEnsino fundamentalÁgua - AnáliseAnálise da água com estudantes do 7. ano da Escola Municipal do CAIC Cândido Portinari numa perspectiva da educação ambiental críticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LUZIA MARIA CRISTINA DE SOUZA.pdfapplication/pdf3930936https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64359/1/R%20-%20D%20-%20LUZIA%20MARIA%20CRISTINA%20DE%20SOUZA.pdf75d2c50912a2aaedc1f3618ee1482716MD51open access1884/643592022-01-24 17:01:43.021open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/64359Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-01-24T20:01:43Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da água com estudantes do 7. ano da Escola Municipal do CAIC Cândido Portinari numa perspectiva da educação ambiental crítica
title Análise da água com estudantes do 7. ano da Escola Municipal do CAIC Cândido Portinari numa perspectiva da educação ambiental crítica
spellingShingle Análise da água com estudantes do 7. ano da Escola Municipal do CAIC Cândido Portinari numa perspectiva da educação ambiental crítica
Souza, Luzia Maria Cristina de, 1966-
Educação ambiental
Água
Ensino fundamental
Água - Análise
title_short Análise da água com estudantes do 7. ano da Escola Municipal do CAIC Cândido Portinari numa perspectiva da educação ambiental crítica
title_full Análise da água com estudantes do 7. ano da Escola Municipal do CAIC Cândido Portinari numa perspectiva da educação ambiental crítica
title_fullStr Análise da água com estudantes do 7. ano da Escola Municipal do CAIC Cândido Portinari numa perspectiva da educação ambiental crítica
title_full_unstemmed Análise da água com estudantes do 7. ano da Escola Municipal do CAIC Cândido Portinari numa perspectiva da educação ambiental crítica
title_sort Análise da água com estudantes do 7. ano da Escola Municipal do CAIC Cândido Portinari numa perspectiva da educação ambiental crítica
author Souza, Luzia Maria Cristina de, 1966-
author_facet Souza, Luzia Maria Cristina de, 1966-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Luzia Maria Cristina de, 1966-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nogueira, Christiano, 1972-
contributor_str_mv Nogueira, Christiano, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Água
Ensino fundamental
Água - Análise
topic Educação ambiental
Água
Ensino fundamental
Água - Análise
description Orientador: Prof. Dr. Christiano Nogueira
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-24T20:01:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-01-24T20:01:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/64359
url https://hdl.handle.net/1884/64359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 210 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64359/1/R%20-%20D%20-%20LUZIA%20MARIA%20CRISTINA%20DE%20SOUZA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 75d2c50912a2aaedc1f3618ee1482716
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860763309047808