Modelos anatômicos como recurso didático em aulas práticas de ciências e bilologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiró, João Paulo de Souza
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Rothe, Sirlei Rosemeri
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/38101
Resumo: Orientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souza
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spelling Figueiró, João Paulo de SouzaRothe, Sirlei RosemeriMonteiro Filho, Emygdio Leite de Araujo, 1957-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasSouza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958-2022-09-19T17:38:49Z2022-09-19T17:38:49Z2014https://hdl.handle.net/1884/38101Orientador: Carlos Eduardo Pilleggi de SouzaCoorientador: Emygdio L. de A. Monteiro-filhoTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasResumo : O presente trabalho propõe a elaboração e utilização de modelos de partes animais em gesso como recurso didático alternativo à exposição e manuseio de peças anatômicas animais em aulas de ciências e biologia, prática esta proibida por legislação específica e refutada por questões filosóficas, éticas, metodológicas e financeiras. Para tanto se sugere, investigar e avaliar a eficácia deste recurso didático junto aos alunos da educação básica, buscando identificar se os mesmos agregam conhecimentos científicos significativos com o emprego desta estratégia pedagógica. A proposta fundamenta-se na produção de peças anatômicas de animais em gesso e resina, especificamente bicos de aves para um trabalho investigativo das relações entre morfologia, adaptabilidade, anatomia e ecologia. Neste contexto, o tema foi introduzido junto a alunos dos Ensinos Fundamental e Médio através de atividades didático-científicas diferenciadas. Como instrumentos de coleta de dados, antes da apresentação de uma oficina didática foram aplicados questionários juntos a alunos de um colégio estadual do município de Piraquara, Paraná, Brasil com o objetivo de identificar o conhecimento prévio dos estudantes acerca da temática. As atividades se constituíram de palestras, procurando promover as bases do conhecimento científico, a construção e manuseio de modelos didáticos por parte dos estudantes além de uma visita ao recinto das aves no Jardim Zoológico de Curitiba. Após a realização da oficina os alunos responderam a um segundo questionário e escreveram um relato de experiência que buscavam avaliar a aceitação e utilidade do material em sala de aula. Conclui-se que o material proposto pode ser utilizado como um substitutivo à experimentação animal desde que aliado à tradicional aula teórico-expositiva e a outros recursos didáticos como a realização de passeios educativos e exibição de filmes e imagens. Cabe ressaltar que os alunos interagiram de forma positiva com o material e aproveitaram o potencial pedagógico que este poderia oferecer.1 recurso online : PDF.application/pdfExigências do sistema: Adobe Acrobat ReaderModelos animaisAnimais - ExperimentaçãoDidaticaPrática de ensinoModelos anatômicos como recurso didático em aulas práticas de ciências e bilologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTCC Joao Paulo S Figueiro e Sirlei R Rothe.pdfapplication/pdf1459442https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38101/1/TCC%20Joao%20Paulo%20S%20Figueiro%20e%20Sirlei%20R%20Rothe.pdf9e855cfa453dc33274695d8592c58d9dMD51open accessTEXTTCC Joao Paulo S Figueiro e Sirlei R Rothe.pdf.txtExtracted Texttext/plain89254https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38101/2/TCC%20Joao%20Paulo%20S%20Figueiro%20e%20Sirlei%20R%20Rothe.pdf.txt8cf33728010df0bfa2e600bc86cbd8ecMD52open accessTHUMBNAILTCC Joao Paulo S Figueiro e Sirlei R Rothe.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1167https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38101/3/TCC%20Joao%20Paulo%20S%20Figueiro%20e%20Sirlei%20R%20Rothe.pdf.jpg6dd91353882b6c80f0024a0149a07987MD53open access1884/381012022-09-19 14:38:49.164open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/38101Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-19T17:38:49Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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