Orientação estratégica e percepção de desempenho das empresas moveleiras do Polo de São Bento do Sul, SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valerius, Jaqueline, 1990-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69215
Resumo: Orientador: Prof. Dr. João Carlos Garzel Leodoro da Silva
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spelling Valerius, Jaqueline, 1990-Steiner Neto, Pedro José, 1954-Timofeiczyk Junior, Romano, 1965-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Engenharia FlorestalSilva, João Carlos Garzel Leodoro da, 1961-2021-09-30T17:55:13Z2021-09-30T17:55:13Z2020https://hdl.handle.net/1884/69215Orientador: Prof. Dr. João Carlos Garzel Leodoro da SilvaCoorientadores: Prof. Dr. Pedro José Steiner Neto e Prof. Dr. Romano Timofeiczyk JuniorTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal. Defesa : Curitiba, 15/06/2020Inclui referências: p. 87-104Área de concentração: Economia e Política FlorestalResumo: O presente estudo teve por objetivo identificar a orientação estratégica seguida pelas empresas moveleiras do polo de São Bento do Sul-SC, bem como a sua relação com a percepção de desempenho dos gestores. Para tal, utilizou-se a classificação de Porter (1980), que define três estratégicas genéricas essenciais que uma empresa pode seguir para lidar com as forças competitivas que atuam na indústria e obter vantagem competitiva frente aos seus concorrentes, sendo elas: diferenciação, baixo custo e foco. Também foi analisada a utilização da estratégia híbrida. Para alcançar o objetivo deste estudo, usou-se abordagem quantitativa, de natureza aplicada e de caráter descritivo, investigando uma base de dados primária. Os dados foram coletados por meio de uma survey, sendo que um questionário foi elaborado e enviado por meio da plataforma online pesquisa. No total, foram obtidas 36 respostas válidas, caracterizando uma taxa de retorno de 52,17%. Os dados foram analisados utilizando o teste do Qui-quadrado; reamostragem bootstrapping; tamanho do efeito; coeficiente de correlação de Spearman; análise fatorial e análise de regressão linear múltipla. As empresas moveleiras do polo de São Bento do Sul, participantes desta pesquisa, são em sua maioria micro e pequenas empresas, caracterizadas pela diversificação, tanto em termos de design e processo produtivo quanto nas linhas de móveis produzidos e na matéria-prima utilizada. No que se refere ao mercado interno, os resultados demonstraram que 37% das empresas estudadas utilizam a estratégia de diferenciação como orientação principal, outras 25,6% das empresas seguem uma abordagem de estratégia híbrida, ou seja, não adotam uma única estratégia genérica e sim uma combinação destas. Já no que se refere a atuação no mercado externo, 54% das empresas orientam-se pela estratégia de baixo custo, portanto, observou-se que há mudança na estratégia adotada conforme o mercado de atuação da empresa. Os resultados também indicaram relação significativa entre a orientação estratégica e o porte das empresas, mostrando que as médias e grandes empresas utilizam, predominantemente, a orientação estratégica de diferenciação, já as micro e pequenas empresas adotam majoritariamente a estratégia híbrida. A análise fatorial permitiu o agrupamento das variáveis de desempenho estudadas em dois fatores, desempenho de mercado e desempenho financeiro. A maioria dos testes estatísticos não apresentou relação significativa entre a orientação estratégica e o desempenho, porém, o tamanho do efeito calculado entre essas variáveis foi considerado grande, o que sugere que essa relação existe, porém, em função do tamanho da amostra, os testes não captaram esse efeito. A estratégia de diferenciação apresentou um efeito maior sobre o desempenho de financeiro e uma correlação significativa com este. Já em relação ao desempenho de mercado, o maior efeito é explicado pela estratégia de baixo custo. Palavras-chave: Diferenciação. Híbrida. Baixo custo. Foco. Mercado.Abstract: This study aimed to identify the strategic direction followed by furniture companies in the São Bento do Sul-SC hub, as well as their relationship with the managers' perception of performance. To this end, Porter's classification (1980) was used, which defines three essential generic strategies that a company can follow to deal with the competitive forces that operate in the industry and obtain a competitive advantage over its competitors, namely: differentiation, low cost and focus. In addition, the use of the hybrid strategy was also analyzed. To achieve the objective of this study, a quantitative approach, of an applied nature and of a descriptive character, was used, investigating a primary database. The data were collected through a survey, and the questionnaire was prepared and sent through the online survey platform. In total, 36 valid responses were obtained, featuring a rate of return of 52.17%. The data were analyzed using the Chi-square test; bootstrapping resampling; effect size; Spearman's correlation coefficient; factor analysis and multiple linear regression analysis. The furniture companies of the São Bento do Sul pole, participating in this research, are mostly micro and small companies, characterized by diversification, both in terms of design and production process, as well as in the lines of furniture produced and in the raw material used. With regard to the internal market, the results showed that 37% of the companies studied use the differentiation strategy as the main guideline, another 25.6% of the companies follow a hybrid strategy approach, that is, they do not follow a single generic strategy and rather a combination of these. As for the performance in the foreign market, 54% of the companies are guided by the low cost strategy, therefore, it was observed that there is a change in the strategy adopted according to the company's operating market. The results also indicated a significant relationship between the strategic orientation and the size of the companies, showing that medium and large companies predominantly use the strategic differentiation orientation, whereas micro and small companies mostly adopt the hybrid strategy. The factor analysis allowed the grouping of the performance variables studied into two factors, market performance and financial performance. Most statistical tests did not show a significant relationship between strategic orientation and performance, however, the size of the effect calculated between these variables was considered large, which suggests that this relationship exists, however, due to the sample size, the tests did not capture this effect. The differentiation strategy had a greater effect on financial performance and a significant correlation with it. Regarding market performance, the greatest effect is explained by the low cost strategy. Keywords: Differentiation. Hybrid. Low cost. Focus. Market.[114] p. : il. (algumas color.).application/pdfConcorrênciaRecursos Florestais e Engenharia FlorestalIndústria de móveis - Sao Bento do Sul (SC)Orientação estratégica e percepção de desempenho das empresas moveleiras do Polo de São Bento do Sul, SCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - JAQUELINE VALERIUS.pdfapplication/pdf1639533https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69215/1/R%20-%20T%20-%20JAQUELINE%20VALERIUS.pdfa59ae3486921f01aec6fcd89796d84b2MD51open access1884/692152021-09-30 14:55:13.275open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69215Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-09-30T17:55:13Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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