Avaliação do uso de agregados miúdos reciclados de concreto em concretos betuminosos usinados a quente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobo, Adriana Verchai de Lima
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/35069
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Leonardo F. R. Miranda
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spelling Pereira, Djalma Rocha Al-Chueyr MartinsUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia CivilMiranda, Leonardo Fagundes Rosemback, 1975-Lobo, Adriana Verchai de Lima2024-06-11T15:27:36Z2024-06-11T15:27:36Z2013https://hdl.handle.net/1884/35069Orientador: Prof. Dr. Leonardo F. R. MirandaCoorientador: Prof. Dr. Djalma Rocha Al-Chueyr Martins PereiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Construção Civil. Defesa: Curitiba, 29/05/2013Inclui referênciasÁrea de concentração: MateriaisResumo: O futuro da pavimentação inevitavelmente envolverá o uso de materiais reciclados. Esta tendência de sustentabilidade é devido ao impacto ambiental positivo que agregados reciclados têm quando utilizados em pavimentação devido à grande demanda de agregados para este tipo de construção. Os agregados reciclados podem ser utilizados em misturas asfálticas como revestimento ou em bases e subbases. O objetivo desta pesquisa é avaliar o uso do agregado reciclado de concreto miúdo (ARCm) em CBUQ em substituição ao pó de pedra. Para isto, foram obtidas duas amostras de ARCm a partir da moagem de corpos de prova de concreto obtidos em concreteira, com duas diferentes classes de resistência 20 MPa e 40 MPa. Além disso, foram utilizados brita e pó de pedra proveniente da britagem de rocha calcária. Todos estes materiais foram caracterizados quanto às propriedades físicas e mecânicas. Então as frações miúdas de pó de pedra e ARCm foram misturadas nas seguinte proporções de ARCm: 0% (referência), 50% para as duas classes do concreto origem (20 e 40MPa) e 100% para as duas classes do concreto origem (20 e 40MPa), sendo que a fração graúda foi sempre composta de brita de origem calcária. As cinco composições de agregado miúdo foram misturadas com pedrisco e brita, mantendo-se constante a curva granulométrica conforme definido pelo DNIT e enquadradas na faixa C. Para a moldagem de corpos de prova de concreto asfáltico conforme a metodologia Marshall, foi utilizado o ligante CAP 50/70, o qual caracterizado conforme requisitos exigidos por normas brasileiras. A caracterização mecânica das misturas foi realizada através dos ensaios de resistência à tração estática por compressão diametral (RT), módulo de resiliência (MR), determinação do dano por umidade induzida (RRT) e deformação permanente. Os ARCm, apesar de possuírem elevada absorção e elevado teor de finos < 0,075 mm, apresentaram características satisfatórias que se enquadraram nas especificações do DNIT para emprego em concretos asfálticos. Os resultados volumétricos obtidos ficaram dentro dos limites mínimos estabelecidos pelas normas do DNIT, foram satisfatórios também os resultados quanto à deformação permanente, módulo de resiliência, resistência à tração e dano por umidade induzida, indicando uma possível viabilidade técnica para execução de concretos asfálticos em vias de baixo e médio tráfego com o aproveitamento destes resíduos, de maneira a contribuir para a minimização dos problemas relacionados à disposição final.Abstract: The future of paving will inevitably involves the use of recycled materials. This tendency to sustainability is due to the positive environmental impact that recycled aggregates have when used in paving, due to the great demand of those in this type of construction. The recycled aggregates can be used in asphalt mixes as coatings or in bases and sub bases. The objective of this research is to evaluate the use of recycled fine concrete aggregate (RFCA) in HTMA, replacing rock dust. For this, two samples of RFAC were obtained from the grinding of concrete specimens bodies obtained in a concrete plant with two different categories of resistance 20 MPa and 40 MPa. Furthermore, gravel and rock dust from the crushing of limestone were used. All these materials were characterized by its physical and mechanical properties. Then the fine dust fractions of stone dust and fine RFCA were mixed in the following proportions of RFCA: 0% (reference), 50% for the two categories of the concrete source (20 and 40MPa) and 100% for the two categories of the concrete source (20 and 40MPa), being the coarse fraction always composed of limestone of calcareous origin.The five compositions of fine aggregate were mixed with gravel and grit, maintaining themselves constant to the granulometric curve as defined by the National Department of Infrastructure of Transport (DNIT) and fixed as band C.For the molding of specimen bodies of asphalt concrete, according to Marshall's methodology, a ligand CAP 50/70 was used, which was characterized according to the requirements demanded by Brazilian standards. The mechanical characterization of the mixtures was performed through endurance tests to the static traction by diametrical compression (DC), modulus of resilience (MR), determination of moisture induced damage and permanent deformation. The RFCA, despite having high absorption and high content of fines <0.075 mm, showed satisfactory characteristics that met the specifications of the National Department of Infrastructure of Transport (DNIT), for the use in asphalt concrete. The volumetric results obtained stayed within the minimum limits established by DNIT regulations and the results regarding permanent deformation, modulus of resilience and determination of moisture induced damage were also satisfactory, which indicates a possible technical viability to execute asphalt concrete in low and medium traffic zones, making the most of these residues, in order to contribute to the minimization of problems related to final disposition.145p. : il. algumas color., grafs., tabs.application/pdf application/x-compressedDisponível em formato digitalEngenharia CivilConcreto - Pavimentos de betumePavimentos de asfaltoGestão integrada de resíduos sólidosConstrução civilAvaliação do uso de agregados miúdos reciclados de concreto em concretos betuminosos usinados a quenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ADRIANA VERCHAI DE LIMA LOBO.pdfapplication/pdf3217585https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35069/1/R%20-%20D%20-%20ADRIANA%20VERCHAI%20DE%20LIMA%20LOBO.pdfafa41435b3eecbb2474565c9b2954c3aMD51open accessR - D - ADRIANA VERCHAI DE LIMA LOBO - ANEXOS.zipapplication/zip1472374https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35069/2/R%20-%20D%20-%20ADRIANA%20VERCHAI%20DE%20LIMA%20LOBO%20-%20ANEXOS.zip47d2ad3d6e72205b74d77e2be76720d9MD52open accessTEXTR - D - ADRIANA VERCHAI DE LIMA LOBO.pdf.txtExtracted Texttext/plain272128https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35069/3/R%20-%20D%20-%20ADRIANA%20VERCHAI%20DE%20LIMA%20LOBO.pdf.txt49e517971c9abe0eda1f2be26a4481f6MD53open accessTHUMBNAILR - D - ADRIANA VERCHAI DE LIMA LOBO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1353https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35069/4/R%20-%20D%20-%20ADRIANA%20VERCHAI%20DE%20LIMA%20LOBO.pdf.jpg429229345629ed733734d7355871ceb5MD54open access1884/350692024-06-11 12:27:37.085open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/35069Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-06-11T15:27:37Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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