Evasão e permanência num curso de licenciatura em física : o ponto de vista dos licenciados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Everton, 1990-
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/41185
Resumo: Orientadora: Profª Drª Ivanilda Higa
id UFPR_1d2748b2b9a1f359d4f5944eb544783b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/41185
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Ribeiro, Everton, 1990-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoHiga, Ivanilda, 1970-2020-03-11T19:25:04Z2020-03-11T19:25:04Z2015https://hdl.handle.net/1884/41185Orientadora: Profª Drª Ivanilda HigaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/03/2015Inclui referências : f. 108-118Resumo: O abandono nos cursos de nível superior, independente da área de formação, é um problema em todo o país e não apenas em uma única região. Algumas áreas, porém, se destacam mais do que outras, caso das ciências exatas, mais especificamente do curso de física. Esse abandono acarreta consequências não somente para a mantenedora, mas para o próprio discente. No caso da licenciatura em física, esta situação é ainda mais alarmante considerando-se a carência que se tem por profissionais desta área. Dentro desta problemática, esta pesquisa tem por objetivo entender, na perspectiva do discente, quais são suas dificuldades e especialmente os fatores que favorecem a sua permanência no curso de licenciatura em física, apesar das dificuldades enfrentadas. Para se estudar tais elementos foi utilizado um questionário respondido por alunos de um curso de licenciatura em física, através do qual foi possível traçar um perfil socioeconômico dos mesmos, além de suas expectativas profissionais e percepções em relação ao seu desempenho no curso, com ênfase em suas dificuldades e em especial os elementos que os incentivam a permanecer no curso. Através da pesquisa empírica foi possível estudar quatro eixos diferentes, abordados separadamente: o perfil do aluno, aspectos institucionais, suas expectativas profissionais e seu desempenho no curso. Alguns resultados encontrados corroboram os de outras pesquisas já desenvolvidas na mesma linha, que buscam entender os motivos do abandono. Os elementos que mais se destacam no sentido de influência no desempenho do discente também são estudados, os quais permitem entender melhor quais são as dificuldades dos discentes e os elementos que os fazem permanecer no curso. Nessa perspectiva, os elementos que dificultam a permanência que mais se destacam foram Tempo e Futuro Docente, enquanto nos fatores que favorecem a permanência destacam-se Fazer o que Gosta e o Desejo de ser Professor. Em relação ao eixo referente à profissão de professor de física, os resultados evidenciam que a maioria dos alunos deseja atuar como professor, apesar de indicarem elementos que os preocupam em relação à tal profissão, tais como a valorização financeira e o reconhecimento profissional. Buscando compreender se esses aspectos possuem relações com as estruturas sociais do discente, a teoria sociológica de Bourdieu será utilizada como referencial para análises, uma vez que com o auxílio deste referencial entendemos que é possível estudar como relações de grupo estão inseridas na formação docente. Palavras-chave: Licenciatura em Física, Evasão, Formação de Professores.Abstract: The withdrawal in graduation courses, regardless the study area, is a problem not only in a single region, but in the whole country. Some areas, however, stand out more than others, such as Exact Sciences, more specifically the physics course. This withdrawal leads to consequences not only for the sponsor, but also for the student him or herself. In the case of a teacher formation course in physics, this situation is even more disturbing, considering the current need for professionals in this field. Inside this issue, this research aims to understand, in the student's perspective, which are his or her difficulties and specially the factors that promote his or her continuance in the teacher formation course in physics, despite the difficulties the student faces. To study these elements, a questionnaire answered by students from a teacher formation course in physics was used, through which it was possible to outline these students socioeconomic profiles, as well as their professional expectations and perceptions in relation to their performance in the course, with emphasis on their difficulties and specially the elements that encourage them to remain in the course. Through this empirical research, it was possible to study four different sections, addressed separately: the student's profile, institutional aspects, their professional expectations and their performance in the course. Some results that were found corroborate the ones found in other researches already developed in the same line, which seek to understand the withdrawal reasons. The elements that stand out most in the sense of influence in the performance of the student are also studied, which allow the better understanding of which are the difficulties of the students and the elements that make them remain in the course. In this perspective, the elements that hinder the continuance which stand out most were Time and Teaching Future, while in the factors that promote the continuance Do what one Likes and the Wish to be a Teacher stand out. In relation to the section regarding the physics teacher profession, the results show that most of the students wish to work as a teacher, despite the elements that worry them in relation to this profession, such as the financial valuation and the professional recognition. Seeking to understand if these aspects are related to the social structures of the student, the sociological theory of Bordieu will be used as reference to the analyses, since with the help of this reference one understands that it is possible to study how group relations are inserted in the teacher education process. Key-words: Teacher formation course in physics, Evasion, Teacher Education.131 f. : il. algumas color., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoEducação - Ensino superiorEvasão universitaria - ParanáFormação de professoresEvasão e permanência num curso de licenciatura em física : o ponto de vista dos licenciadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTR - D - EVERTON RIBEIRO.pdf.txtExtracted Texttext/plain231460https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41185/1/R%20-%20D%20-%20EVERTON%20RIBEIRO.pdf.txtcee06dadbb80cb9ec9a003aec3c6735cMD51open accessORIGINALR - D - EVERTON RIBEIRO.pdfapplication/pdf1861037https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41185/2/R%20-%20D%20-%20EVERTON%20RIBEIRO.pdfba019ef30f509b95b8b84e8539038a45MD52open accessTHUMBNAILR - D - EVERTON RIBEIRO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1139https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41185/3/R%20-%20D%20-%20EVERTON%20RIBEIRO.pdf.jpg088617c0a47c2a920e65befe8c2da792MD53open access1884/411852020-03-11 16:25:04.522open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/41185Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-03-11T19:25:04Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Evasão e permanência num curso de licenciatura em física : o ponto de vista dos licenciados
title Evasão e permanência num curso de licenciatura em física : o ponto de vista dos licenciados
spellingShingle Evasão e permanência num curso de licenciatura em física : o ponto de vista dos licenciados
Ribeiro, Everton, 1990-
Educação
Educação - Ensino superior
Evasão universitaria - Paraná
Formação de professores
title_short Evasão e permanência num curso de licenciatura em física : o ponto de vista dos licenciados
title_full Evasão e permanência num curso de licenciatura em física : o ponto de vista dos licenciados
title_fullStr Evasão e permanência num curso de licenciatura em física : o ponto de vista dos licenciados
title_full_unstemmed Evasão e permanência num curso de licenciatura em física : o ponto de vista dos licenciados
title_sort Evasão e permanência num curso de licenciatura em física : o ponto de vista dos licenciados
author Ribeiro, Everton, 1990-
author_facet Ribeiro, Everton, 1990-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Everton, 1990-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Higa, Ivanilda, 1970-
contributor_str_mv Higa, Ivanilda, 1970-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação - Ensino superior
Evasão universitaria - Paraná
Formação de professores
topic Educação
Educação - Ensino superior
Evasão universitaria - Paraná
Formação de professores
description Orientadora: Profª Drª Ivanilda Higa
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-11T19:25:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-11T19:25:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/41185
url https://hdl.handle.net/1884/41185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 131 f. : il. algumas color., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41185/1/R%20-%20D%20-%20EVERTON%20RIBEIRO.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41185/2/R%20-%20D%20-%20EVERTON%20RIBEIRO.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41185/3/R%20-%20D%20-%20EVERTON%20RIBEIRO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cee06dadbb80cb9ec9a003aec3c6735c
ba019ef30f509b95b8b84e8539038a45
088617c0a47c2a920e65befe8c2da792
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860771990208512