É possível existir diálogo entre o saber do campo e o saber escola, por meio do currículo?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milani, Natalia Ossoski
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/46586
Resumo: Orientadora : Prof. Rosangela Valachinski Gandin
id UFPR_1f10457b6bd849033162140d05d187eb
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/46586
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Milani, Natalia OssoskiGandin, Rosangela Valachinski, 1974-Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo2021-12-06T18:22:10Z2021-12-06T18:22:10Z2014https://hdl.handle.net/1884/46586Orientadora : Prof. Rosangela Valachinski GandinMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do CampoInclui referênciasResumo: O objetivo do trabalho consiste em buscar conhecimentos metodológicos para compreender como se constrói, executa e vivencia um Currículo Escolar que visa atender educandos oriundos do campo e da cidade, matriculados numa Instituição de Ensino Nucleada. A metodologia foi organizada em três etapas. A primeira correspondeu a avaliação diagnóstica, a segunda corresponde, respectivamente, a 22 horas aulas, organizadas em 08 encontros de atividades sobre o conteúdo "medidas agrárias", e a terceira etapa, diz respeito a avaliação somativa. Trinta estudantes da 3ª série do ensino médio participaram das atividades, que reúne 28 horas de trabalho. Como resultado foi obtido que a metodologia desenvolvida contribuiu com a aprendizagem e a formação dos estudantes, por isso, o conteúdo "medidas agrárias" passou a fazer parte do Plano de Trabalho Docente – PTD e se incorporou ao currículo da escola do campo nucleada, de forma a criar permanente diálogo entre o saber popular e o saber escolarAbstract: The objective is to seek methodological knowledge to understand how to build , run and experiences a school curriculum that aims to meet students from the countryside and the city , enrolled in an educational institution seeded . The methodology was organized in three stages . The first corresponded to diagnostic evaluation , the second corresponds , respectively , to 22 hours classes , organized activities in 08 meetings over the content " agrarian measures " , and the third stage concerns the summative evaluation . Thirty students from the 3rd grade of high school participated in the activities , which includes 28 hours of work. The result was that this methodology contributed to the learning and teaching of students , so content " agrarian measures " became part of the Plan of Teaching Work - PTD and was incorporated into the school curriculum of the seeded field , so to establish permanent dialogue between popular knowledge and school knowledge1 arquivo ([17] p.) : PDF.application/pdfEducação rural - CurriculoÉ possível existir diálogo entre o saber do campo e o saber escola, por meio do currículo?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - NATALIA OSSOSKI MILANI.pdfapplication/pdf403982https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/46586/1/R%20-%20E%20-%20NATALIA%20OSSOSKI%20MILANI.pdf15548742404502a348e82ccc2f7f8ae6MD51open access1884/465862021-12-06 15:22:10.507open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/46586Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-12-06T18:22:10Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv É possível existir diálogo entre o saber do campo e o saber escola, por meio do currículo?
title É possível existir diálogo entre o saber do campo e o saber escola, por meio do currículo?
spellingShingle É possível existir diálogo entre o saber do campo e o saber escola, por meio do currículo?
Milani, Natalia Ossoski
Educação rural - Curriculo
title_short É possível existir diálogo entre o saber do campo e o saber escola, por meio do currículo?
title_full É possível existir diálogo entre o saber do campo e o saber escola, por meio do currículo?
title_fullStr É possível existir diálogo entre o saber do campo e o saber escola, por meio do currículo?
title_full_unstemmed É possível existir diálogo entre o saber do campo e o saber escola, por meio do currículo?
title_sort É possível existir diálogo entre o saber do campo e o saber escola, por meio do currículo?
author Milani, Natalia Ossoski
author_facet Milani, Natalia Ossoski
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Gandin, Rosangela Valachinski, 1974-
Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo
dc.contributor.author.fl_str_mv Milani, Natalia Ossoski
dc.subject.por.fl_str_mv Educação rural - Curriculo
topic Educação rural - Curriculo
description Orientadora : Prof. Rosangela Valachinski Gandin
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-06T18:22:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-06T18:22:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/46586
url https://hdl.handle.net/1884/46586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo ([17] p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/46586/1/R%20-%20E%20-%20NATALIA%20OSSOSKI%20MILANI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 15548742404502a348e82ccc2f7f8ae6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860466882904064