É possível existir diálogo entre o saber do campo e o saber escola, por meio do currículo?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/46586 |
Resumo: | Orientadora : Prof. Rosangela Valachinski Gandin |
id |
UFPR_1f10457b6bd849033162140d05d187eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/46586 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Milani, Natalia OssoskiGandin, Rosangela Valachinski, 1974-Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo2021-12-06T18:22:10Z2021-12-06T18:22:10Z2014https://hdl.handle.net/1884/46586Orientadora : Prof. Rosangela Valachinski GandinMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do CampoInclui referênciasResumo: O objetivo do trabalho consiste em buscar conhecimentos metodológicos para compreender como se constrói, executa e vivencia um Currículo Escolar que visa atender educandos oriundos do campo e da cidade, matriculados numa Instituição de Ensino Nucleada. A metodologia foi organizada em três etapas. A primeira correspondeu a avaliação diagnóstica, a segunda corresponde, respectivamente, a 22 horas aulas, organizadas em 08 encontros de atividades sobre o conteúdo "medidas agrárias", e a terceira etapa, diz respeito a avaliação somativa. Trinta estudantes da 3ª série do ensino médio participaram das atividades, que reúne 28 horas de trabalho. Como resultado foi obtido que a metodologia desenvolvida contribuiu com a aprendizagem e a formação dos estudantes, por isso, o conteúdo "medidas agrárias" passou a fazer parte do Plano de Trabalho Docente – PTD e se incorporou ao currículo da escola do campo nucleada, de forma a criar permanente diálogo entre o saber popular e o saber escolarAbstract: The objective is to seek methodological knowledge to understand how to build , run and experiences a school curriculum that aims to meet students from the countryside and the city , enrolled in an educational institution seeded . The methodology was organized in three stages . The first corresponded to diagnostic evaluation , the second corresponds , respectively , to 22 hours classes , organized activities in 08 meetings over the content " agrarian measures " , and the third stage concerns the summative evaluation . Thirty students from the 3rd grade of high school participated in the activities , which includes 28 hours of work. The result was that this methodology contributed to the learning and teaching of students , so content " agrarian measures " became part of the Plan of Teaching Work - PTD and was incorporated into the school curriculum of the seeded field , so to establish permanent dialogue between popular knowledge and school knowledge1 arquivo ([17] p.) : PDF.application/pdfEducação rural - CurriculoÉ possível existir diálogo entre o saber do campo e o saber escola, por meio do currículo?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - NATALIA OSSOSKI MILANI.pdfapplication/pdf403982https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/46586/1/R%20-%20E%20-%20NATALIA%20OSSOSKI%20MILANI.pdf15548742404502a348e82ccc2f7f8ae6MD51open access1884/465862021-12-06 15:22:10.507open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/46586Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-12-06T18:22:10Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
É possível existir diálogo entre o saber do campo e o saber escola, por meio do currículo? |
title |
É possível existir diálogo entre o saber do campo e o saber escola, por meio do currículo? |
spellingShingle |
É possível existir diálogo entre o saber do campo e o saber escola, por meio do currículo? Milani, Natalia Ossoski Educação rural - Curriculo |
title_short |
É possível existir diálogo entre o saber do campo e o saber escola, por meio do currículo? |
title_full |
É possível existir diálogo entre o saber do campo e o saber escola, por meio do currículo? |
title_fullStr |
É possível existir diálogo entre o saber do campo e o saber escola, por meio do currículo? |
title_full_unstemmed |
É possível existir diálogo entre o saber do campo e o saber escola, por meio do currículo? |
title_sort |
É possível existir diálogo entre o saber do campo e o saber escola, por meio do currículo? |
author |
Milani, Natalia Ossoski |
author_facet |
Milani, Natalia Ossoski |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Gandin, Rosangela Valachinski, 1974- Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Milani, Natalia Ossoski |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação rural - Curriculo |
topic |
Educação rural - Curriculo |
description |
Orientadora : Prof. Rosangela Valachinski Gandin |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-06T18:22:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-12-06T18:22:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/46586 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/46586 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo ([17] p.) : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/46586/1/R%20-%20E%20-%20NATALIA%20OSSOSKI%20MILANI.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
15548742404502a348e82ccc2f7f8ae6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860466882904064 |