Limitaçoes decisorias do consumidor na escolha intertemporal com enfase no caso de financiamento de veiculos no Brasil : periodo de 2000 a 2006
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/76802 |
Resumo: | Orientador: Marcio Jose Vargas da Cruz |
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Santos, Maria Aparecida Freitas dosUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências EconômicasCruz, Marcio José Vargas da, 1978-2022-07-07T13:46:08Z2022-07-07T13:46:08Z2007https://hdl.handle.net/1884/76802Orientador: Marcio Jose Vargas da CruzMonografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Ciencias EconômicasResumo: A teoria neoclássica do comportamento do consumidor estabelece conceitos que definem o modo pelo qual o consumidor maximiza sua satisfação. Isto significa dizer, à luz da teoria, que o indivíduo diante de opções de mercadorias ou cestas de mercadorias, define o que quer com base em sua preferência. Para essa escolha ele leva em consideração sua curva de indiferença e restrição orçamentária e, a partir disso escolhe o que prefere. Existem certas situações em que esse indivíduo pode consumir certo bem dentro de períodos, o que determina a escolha intertemporal, ou seja, o consumidor pode, dentre dois períodos d e c2, consumir sua renda, m1 e m2 efetuando combinações que o definirão como tomador de empréstimos ou emprestador. Diante deste quadro teórico apresentado, o fenômeno percebido no Brasil referente à oferta de crédito, em especial crédito para financiamento de veículos, traz à tona a questão do modo como esses consumidores tomam suas decisões. A existência de coerência no comportamento desses clientes e a teoria do comportamento do consumidor, unida a uma possibilidade de racionalidade limitada, conforme estudos de Simon, serviram de impulso para o estudo das limitações decisórias do consumidor na escolha intertemporal com ênfase no caso de financiamento de veículos no Brasil, no período de 2000 a 2006. Através de resultados de uma pesquisa realizada, por meio de questionário aplicado à potenciais consumidores do serviço de financiamento de veículos, verificou-se que, os indivíduos estabelecem o que preferem e, a partir disso não é possível classificar o processo de decisão como irracional, dado que o processo e escolha se dêem tendo por base preferências.44 f.application/pdfAutomoveis - Financiamento - FinanciamentoAutomoveis - Comércio - ComércioComportamento do consumidorLimitaçoes decisorias do consumidor na escolha intertemporal com enfase no caso de financiamento de veiculos no Brasil : periodo de 2000 a 2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMARIA-A-FREITAS-DOS-SANTOS.pdfapplication/pdf3664278https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76802/1/MARIA-A-FREITAS-DOS-SANTOS.pdf1349a191b7b9a4263384b6f3e431b5c7MD51open access1884/768022022-07-07 10:46:08.253open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/76802Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-07T13:46:08Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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