Inglês para fins específicos e inglês como língua franca sob a visão de professores de instituições de ensino superior e profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bim, Paola Loreane Carneiro, 1993-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69857
Resumo: Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Eduardo Henrique Diniz de Figueiredo
id UFPR_2026f06efd6e2e742b01b4ed4dae850f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69857
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Bim, Paola Loreane Carneiro, 1993-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasFigueiredo, Eduardo Henrique Diniz de, 1980-2021-04-16T21:34:53Z2021-04-16T21:34:53Z2020https://hdl.handle.net/1884/69857Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Eduardo Henrique Diniz de FigueiredoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 24/04/2020Inclui referências: p. 153-159Resumo: O inglês para fins específicos (ESP) e o inglês como língua franca (ELF) são duas teorias diferentes, com dois focos diferentes e diferentes implicações pedagógicas, pelo menos à primeira vista. Estudos recentes exploraram as convergências de ambos os campos, mostrando que eles compartilham um terreno comum (Nickerson, 2012). No entanto, dada a natureza incipiente do ELF, pouco se sabe sobre como professores (especificamente no caso do Brasil) podem usar as duas teorias de forma conjunta na prática. O objetivo deste estudo é investigar as percepções de professoras de inglês sobre as possibilidades de trabalhar com ESP e ELF de forma conjunta. Com base nos referenciais teóricos de ambas as teorias (JENKINS, 2000, 2011, 2015; CANAGARAJAH, 2013; BELCHER, 2009; CELANI, 1983, 1998; KACHRU, 1992, 1996; NICKERSON, 2013; entre outros) e também na apresentação dos resultados de uma pesquisa qualitativa realizada com professoras de instituições de ensino superior, busquei entender como professoras que têm conhecimento sobre ao menos uma das duas vertentes teóricas veem as convergências e divergências entre as teorias e as possibilidades que seu uso combinado pode trazer para a prática do ensino da língua inglesa. Com base nas respostas das participantes, foi possível notar que existe conhecimento da parte das professoras sobre ELF e perspectivas afins, bem como há a possibilidade de que essas professoras utilizem essas perspectivas em atividades que levam até a sala de aula. Palavras-chave: ESP; ELF; ensino da língua inglesaAbstract: English for specific purposes (ESP) and English as a lingua franca (ELF) are two different theories, with two different foci and different pedagogical implications, at least at first glance. Recent studies have explored the convergences of both fields, showing that they share common ground (Nickerson, 2012). However, given the incipient nature of ELF, little is known about how teachers (specifically in the case of Brazil) may combine the two theories in practice. The aim of this master's thesis is to investigate the perceptions of English teachers regarding the possibility of working with ESP and ELF in a combined manner. Based on both theoretical frameworks (JENKINS, 2000, 2011, 2015; CANAGARAJAH, 2013; BELCHER, 2009; CELANI, 1983, 1998;KACHRU, 1992, 1996; NICKERSON, 2013; entre outros) and also on the presentation of the results of a qualitative survey and interview conducted with teachers from higher education institutions, I sought to understand how teachers with knowledge about both theories see the convergences and divergences between them and the possibilities that their combined use can bring to the practice of English language teaching. Based on the answers of the participants, it was possible to observe that there is knowledge from the teachers about ELF and related perspectives, as well as the possibilities that these teachers have to use these perspectives in activities that they take to the classroom. Keywords: ESP; ELF, English language teaching161 p. : il. (algumas color.).application/pdfProfessores de linguasLetrasLíngua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeirosLingua inglesa - MetodologiaInglês para fins específicos e inglês como língua franca sob a visão de professores de instituições de ensino superior e profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - PAOLA LOREANE CARNEIRO BIM.pdfapplication/pdf24543765https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69857/1/R%20-%20D%20-%20PAOLA%20LOREANE%20CARNEIRO%20BIM.pdf356346a73061ee27f13a4139158b2167MD51open access1884/698572021-04-16 18:34:53.297open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69857Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-04-16T21:34:53Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inglês para fins específicos e inglês como língua franca sob a visão de professores de instituições de ensino superior e profissional
title Inglês para fins específicos e inglês como língua franca sob a visão de professores de instituições de ensino superior e profissional
spellingShingle Inglês para fins específicos e inglês como língua franca sob a visão de professores de instituições de ensino superior e profissional
Bim, Paola Loreane Carneiro, 1993-
Professores de linguas
Letras
Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Lingua inglesa - Metodologia
title_short Inglês para fins específicos e inglês como língua franca sob a visão de professores de instituições de ensino superior e profissional
title_full Inglês para fins específicos e inglês como língua franca sob a visão de professores de instituições de ensino superior e profissional
title_fullStr Inglês para fins específicos e inglês como língua franca sob a visão de professores de instituições de ensino superior e profissional
title_full_unstemmed Inglês para fins específicos e inglês como língua franca sob a visão de professores de instituições de ensino superior e profissional
title_sort Inglês para fins específicos e inglês como língua franca sob a visão de professores de instituições de ensino superior e profissional
author Bim, Paola Loreane Carneiro, 1993-
author_facet Bim, Paola Loreane Carneiro, 1993-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Bim, Paola Loreane Carneiro, 1993-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Figueiredo, Eduardo Henrique Diniz de, 1980-
contributor_str_mv Figueiredo, Eduardo Henrique Diniz de, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de linguas
Letras
Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Lingua inglesa - Metodologia
topic Professores de linguas
Letras
Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Lingua inglesa - Metodologia
description Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Eduardo Henrique Diniz de Figueiredo
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-16T21:34:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-16T21:34:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/69857
url https://hdl.handle.net/1884/69857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 161 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69857/1/R%20-%20D%20-%20PAOLA%20LOREANE%20CARNEIRO%20BIM.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 356346a73061ee27f13a4139158b2167
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860288220233728