Inglês para fins específicos e inglês como língua franca sob a visão de professores de instituições de ensino superior e profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/69857 |
Resumo: | Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Eduardo Henrique Diniz de Figueiredo |
id |
UFPR_2026f06efd6e2e742b01b4ed4dae850f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69857 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Bim, Paola Loreane Carneiro, 1993-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasFigueiredo, Eduardo Henrique Diniz de, 1980-2021-04-16T21:34:53Z2021-04-16T21:34:53Z2020https://hdl.handle.net/1884/69857Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Eduardo Henrique Diniz de FigueiredoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 24/04/2020Inclui referências: p. 153-159Resumo: O inglês para fins específicos (ESP) e o inglês como língua franca (ELF) são duas teorias diferentes, com dois focos diferentes e diferentes implicações pedagógicas, pelo menos à primeira vista. Estudos recentes exploraram as convergências de ambos os campos, mostrando que eles compartilham um terreno comum (Nickerson, 2012). No entanto, dada a natureza incipiente do ELF, pouco se sabe sobre como professores (especificamente no caso do Brasil) podem usar as duas teorias de forma conjunta na prática. O objetivo deste estudo é investigar as percepções de professoras de inglês sobre as possibilidades de trabalhar com ESP e ELF de forma conjunta. Com base nos referenciais teóricos de ambas as teorias (JENKINS, 2000, 2011, 2015; CANAGARAJAH, 2013; BELCHER, 2009; CELANI, 1983, 1998; KACHRU, 1992, 1996; NICKERSON, 2013; entre outros) e também na apresentação dos resultados de uma pesquisa qualitativa realizada com professoras de instituições de ensino superior, busquei entender como professoras que têm conhecimento sobre ao menos uma das duas vertentes teóricas veem as convergências e divergências entre as teorias e as possibilidades que seu uso combinado pode trazer para a prática do ensino da língua inglesa. Com base nas respostas das participantes, foi possível notar que existe conhecimento da parte das professoras sobre ELF e perspectivas afins, bem como há a possibilidade de que essas professoras utilizem essas perspectivas em atividades que levam até a sala de aula. Palavras-chave: ESP; ELF; ensino da língua inglesaAbstract: English for specific purposes (ESP) and English as a lingua franca (ELF) are two different theories, with two different foci and different pedagogical implications, at least at first glance. Recent studies have explored the convergences of both fields, showing that they share common ground (Nickerson, 2012). However, given the incipient nature of ELF, little is known about how teachers (specifically in the case of Brazil) may combine the two theories in practice. The aim of this master's thesis is to investigate the perceptions of English teachers regarding the possibility of working with ESP and ELF in a combined manner. Based on both theoretical frameworks (JENKINS, 2000, 2011, 2015; CANAGARAJAH, 2013; BELCHER, 2009; CELANI, 1983, 1998;KACHRU, 1992, 1996; NICKERSON, 2013; entre outros) and also on the presentation of the results of a qualitative survey and interview conducted with teachers from higher education institutions, I sought to understand how teachers with knowledge about both theories see the convergences and divergences between them and the possibilities that their combined use can bring to the practice of English language teaching. Based on the answers of the participants, it was possible to observe that there is knowledge from the teachers about ELF and related perspectives, as well as the possibilities that these teachers have to use these perspectives in activities that they take to the classroom. Keywords: ESP; ELF, English language teaching161 p. : il. (algumas color.).application/pdfProfessores de linguasLetrasLíngua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeirosLingua inglesa - MetodologiaInglês para fins específicos e inglês como língua franca sob a visão de professores de instituições de ensino superior e profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - PAOLA LOREANE CARNEIRO BIM.pdfapplication/pdf24543765https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69857/1/R%20-%20D%20-%20PAOLA%20LOREANE%20CARNEIRO%20BIM.pdf356346a73061ee27f13a4139158b2167MD51open access1884/698572021-04-16 18:34:53.297open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69857Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-04-16T21:34:53Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Inglês para fins específicos e inglês como língua franca sob a visão de professores de instituições de ensino superior e profissional |
title |
Inglês para fins específicos e inglês como língua franca sob a visão de professores de instituições de ensino superior e profissional |
spellingShingle |
Inglês para fins específicos e inglês como língua franca sob a visão de professores de instituições de ensino superior e profissional Bim, Paola Loreane Carneiro, 1993- Professores de linguas Letras Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros Lingua inglesa - Metodologia |
title_short |
Inglês para fins específicos e inglês como língua franca sob a visão de professores de instituições de ensino superior e profissional |
title_full |
Inglês para fins específicos e inglês como língua franca sob a visão de professores de instituições de ensino superior e profissional |
title_fullStr |
Inglês para fins específicos e inglês como língua franca sob a visão de professores de instituições de ensino superior e profissional |
title_full_unstemmed |
Inglês para fins específicos e inglês como língua franca sob a visão de professores de instituições de ensino superior e profissional |
title_sort |
Inglês para fins específicos e inglês como língua franca sob a visão de professores de instituições de ensino superior e profissional |
author |
Bim, Paola Loreane Carneiro, 1993- |
author_facet |
Bim, Paola Loreane Carneiro, 1993- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bim, Paola Loreane Carneiro, 1993- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Figueiredo, Eduardo Henrique Diniz de, 1980- |
contributor_str_mv |
Figueiredo, Eduardo Henrique Diniz de, 1980- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores de linguas Letras Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros Lingua inglesa - Metodologia |
topic |
Professores de linguas Letras Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros Lingua inglesa - Metodologia |
description |
Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Eduardo Henrique Diniz de Figueiredo |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-16T21:34:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-04-16T21:34:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/69857 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/69857 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
161 p. : il. (algumas color.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69857/1/R%20-%20D%20-%20PAOLA%20LOREANE%20CARNEIRO%20BIM.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
356346a73061ee27f13a4139158b2167 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860288220233728 |