Esteriótipos culturais no ensino/aprendizagem de portugues para estrangeiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/33092 |
Resumo: | Orientadora: Elena Godoy |
id |
UFPR_2077bf7b5226c16d2ef45b05559fe9b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/33092 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasGodoy, Elena, 1947-Berwig, Carla Anéte2024-09-20T16:12:39Z2024-09-20T16:12:39Z2004https://hdl.handle.net/1884/33092Orientadora: Elena GodoyDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Letras. Defesa: Curitiba, 2004Inclui bibliografiaÁrea de concentraçao: Estudos linguísticosResumo: Este trabalho tem o objetivo de mostrar os resultados de um estudo empírico realizado com turmas de português para estrangeiros em dois contextos formais de ensino de Curitiba-PR: Celin (Centro de Línguas da Universidade Federal do Paraná) e Cefet-PR (Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná). A intenção da pesquisa foi detectar a presença de estereótipos em relação aos brasileiros e crenças a respeito da aprendizagem de português nos alunos das referidas turmas. Os instrumentos utilizados foram um questionário e uma carta. O estudo é baseado em outro similar desenvolvido por Coleman (1998) com alunos das Ilhas Britânicas aprendizes de língua estrangeira (alemão, russo, francês e espanhol) em situação de imersão nos países da língua alvo. Os pressupostos teóricos que norteiam o presente trabalho enfatizam a relação intrínseca entre cultura e linguagem e a importância do desenvolvimento da competência intercultural do aprendiz de língua estrangeira, que supõe que o aluno se desvencilie dos preconceitos e estereótipos em relação à cultura alvo, porque estes funcionam como verdadeiras "ciladas" a impedir a comunicação intercultural eficaz.Abstract: The present work aims at showing the results of an empirical study on Portuguese classes to foreign students in two different formal education contexts, in Curitiba-PR: Celin (Paraná Federal University Language Center) and Cefet-PR (Paraná Federal Technological Education canter). The research objective was to find out if those students stereotyped Brazilians and what were their beliefs about Portuguese learning. The research tools were a questionnaire and a letter. This study is also based on a similar study by Coleman (1998) involving foreign language (German, Russian, French and Spanish) students attending immersion courses. The theoretical presuppositions guiding this work emphasize the intrinsic relationship between culture and language, as well as how important it is for a FLS student to develop intercultural skills. Such skills help students to get rid of prejudices and stereotypes that work as virtual "traps" impairing an efficient intercultural communication.147f. : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalLíngua portuguesa - Estudo e ensinoLingua portuguesa - EstrangeirosEstereotipo (Psicologia)Educação multiculturalLetrasEsteriótipos culturais no ensino/aprendizagem de portugues para estrangeirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CARLA ANETE BERWIG.pdfapplication/pdf412035https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33092/1/R%20-%20D%20-%20CARLA%20ANETE%20BERWIG.pdf7cb5bf5f60af34efcfadf3fcf34ae8ffMD51open accessTEXTR - D - CARLA ANETE BERWIG.pdf.txtExtracted Texttext/plain288705https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33092/2/R%20-%20D%20-%20CARLA%20ANETE%20BERWIG.pdf.txtb0e787035f7064f3079b8346ba0a3251MD52open accessTHUMBNAILR - D - CARLA ANETE BERWIG.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1284https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33092/3/R%20-%20D%20-%20CARLA%20ANETE%20BERWIG.pdf.jpga5d30902c710d5bde80e6a1596230543MD53open access1884/330922024-09-20 13:12:39.807open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/33092Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-09-20T16:12:39Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Esteriótipos culturais no ensino/aprendizagem de portugues para estrangeiros |
title |
Esteriótipos culturais no ensino/aprendizagem de portugues para estrangeiros |
spellingShingle |
Esteriótipos culturais no ensino/aprendizagem de portugues para estrangeiros Berwig, Carla Anéte Língua portuguesa - Estudo e ensino Lingua portuguesa - Estrangeiros Estereotipo (Psicologia) Educação multicultural Letras |
title_short |
Esteriótipos culturais no ensino/aprendizagem de portugues para estrangeiros |
title_full |
Esteriótipos culturais no ensino/aprendizagem de portugues para estrangeiros |
title_fullStr |
Esteriótipos culturais no ensino/aprendizagem de portugues para estrangeiros |
title_full_unstemmed |
Esteriótipos culturais no ensino/aprendizagem de portugues para estrangeiros |
title_sort |
Esteriótipos culturais no ensino/aprendizagem de portugues para estrangeiros |
author |
Berwig, Carla Anéte |
author_facet |
Berwig, Carla Anéte |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Godoy, Elena, 1947- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Berwig, Carla Anéte |
contributor_str_mv |
Godoy, Elena, 1947- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa - Estudo e ensino Lingua portuguesa - Estrangeiros Estereotipo (Psicologia) Educação multicultural Letras |
topic |
Língua portuguesa - Estudo e ensino Lingua portuguesa - Estrangeiros Estereotipo (Psicologia) Educação multicultural Letras |
description |
Orientadora: Elena Godoy |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-09-20T16:12:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-09-20T16:12:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/33092 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/33092 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
147f. : il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33092/1/R%20-%20D%20-%20CARLA%20ANETE%20BERWIG.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33092/2/R%20-%20D%20-%20CARLA%20ANETE%20BERWIG.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33092/3/R%20-%20D%20-%20CARLA%20ANETE%20BERWIG.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7cb5bf5f60af34efcfadf3fcf34ae8ff b0e787035f7064f3079b8346ba0a3251 a5d30902c710d5bde80e6a1596230543 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898661551144960 |