Esteriótipos culturais no ensino/aprendizagem de portugues para estrangeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berwig, Carla Anéte
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/33092
Resumo: Orientadora: Elena Godoy
id UFPR_2077bf7b5226c16d2ef45b05559fe9b2
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/33092
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Berwig, Carla AnéteUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasGodoy, Elena, 1947-2022-04-12T13:45:45Z2022-04-12T13:45:45Z2004https://hdl.handle.net/1884/33092Orientadora: Elena GodoyDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Letras. Defesa: Curitiba, 2004Inclui bibliografiaÁrea de concentraçao: Estudos linguísticosResumo: Este trabalho tem o objetivo de mostrar os resultados de um estudo empírico realizado com turmas de português para estrangeiros em dois contextos formais de ensino de Curitiba-PR: Celin (Centro de Línguas da Universidade Federal do Paraná) e Cefet-PR (Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná). A intenção da pesquisa foi detectar a presença de estereótipos em relação aos brasileiros e crenças a respeito da aprendizagem de português nos alunos das referidas turmas. Os instrumentos utilizados foram um questionário e uma carta. O estudo é baseado em outro similar desenvolvido por Coleman (1998) com alunos das Ilhas Britânicas aprendizes de língua estrangeira (alemão, russo, francês e espanhol) em situação de imersão nos países da língua alvo. Os pressupostos teóricos que norteiam o presente trabalho enfatizam a relação intrínseca entre cultura e linguagem e a importância do desenvolvimento da competência intercultural do aprendiz de língua estrangeira, que supõe que o aluno se desvencilie dos preconceitos e estereótipos em relação à cultura alvo, porque estes funcionam como verdadeiras "ciladas" a impedir a comunicação intercultural eficaz.Abstract: The present work aims at showing the results of an empirical study on Portuguese classes to foreign students in two different formal education contexts, in Curitiba-PR: Celin (Paraná Federal University Language Center) and Cefet-PR (Paraná Federal Technological Education canter). The research objective was to find out if those students stereotyped Brazilians and what were their beliefs about Portuguese learning. The research tools were a questionnaire and a letter. This study is also based on a similar study by Coleman (1998) involving foreign language (German, Russian, French and Spanish) students attending immersion courses. The theoretical presuppositions guiding this work emphasize the intrinsic relationship between culture and language, as well as how important it is for a FLS student to develop intercultural skills. Such skills help students to get rid of prejudices and stereotypes that work as virtual "traps" impairing an efficient intercultural communication.147f. : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalLíngua portuguesa - Estudo e ensinoLingua portuguesa - EstrangeirosEstereotipo (Psicologia)Educação interculturalRedação acadêmicaCNPqEsteriótipos culturais no ensino/aprendizagem de portugues para estrangeirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CARLA ANETE BERWIG.pdfapplication/pdf412035https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33092/1/R%20-%20D%20-%20CARLA%20ANETE%20BERWIG.pdf7cb5bf5f60af34efcfadf3fcf34ae8ffMD51open accessTEXTR - D - CARLA ANETE BERWIG.pdf.txtExtracted Texttext/plain288705https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33092/2/R%20-%20D%20-%20CARLA%20ANETE%20BERWIG.pdf.txtb0e787035f7064f3079b8346ba0a3251MD52open accessTHUMBNAILR - D - CARLA ANETE BERWIG.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1284https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33092/3/R%20-%20D%20-%20CARLA%20ANETE%20BERWIG.pdf.jpga5d30902c710d5bde80e6a1596230543MD53open access1884/330922022-04-12 10:45:45.81open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/33092Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-04-12T13:45:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Esteriótipos culturais no ensino/aprendizagem de portugues para estrangeiros
title Esteriótipos culturais no ensino/aprendizagem de portugues para estrangeiros
spellingShingle Esteriótipos culturais no ensino/aprendizagem de portugues para estrangeiros
Berwig, Carla Anéte
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Lingua portuguesa - Estrangeiros
Estereotipo (Psicologia)
Educação intercultural
Redação acadêmica
CNPq
title_short Esteriótipos culturais no ensino/aprendizagem de portugues para estrangeiros
title_full Esteriótipos culturais no ensino/aprendizagem de portugues para estrangeiros
title_fullStr Esteriótipos culturais no ensino/aprendizagem de portugues para estrangeiros
title_full_unstemmed Esteriótipos culturais no ensino/aprendizagem de portugues para estrangeiros
title_sort Esteriótipos culturais no ensino/aprendizagem de portugues para estrangeiros
author Berwig, Carla Anéte
author_facet Berwig, Carla Anéte
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Berwig, Carla Anéte
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Godoy, Elena, 1947-
contributor_str_mv Godoy, Elena, 1947-
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - Estudo e ensino
Lingua portuguesa - Estrangeiros
Estereotipo (Psicologia)
Educação intercultural
Redação acadêmica
CNPq
topic Língua portuguesa - Estudo e ensino
Lingua portuguesa - Estrangeiros
Estereotipo (Psicologia)
Educação intercultural
Redação acadêmica
CNPq
description Orientadora: Elena Godoy
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-12T13:45:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-12T13:45:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/33092
url https://hdl.handle.net/1884/33092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 147f. : il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33092/1/R%20-%20D%20-%20CARLA%20ANETE%20BERWIG.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33092/2/R%20-%20D%20-%20CARLA%20ANETE%20BERWIG.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33092/3/R%20-%20D%20-%20CARLA%20ANETE%20BERWIG.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7cb5bf5f60af34efcfadf3fcf34ae8ff
b0e787035f7064f3079b8346ba0a3251
a5d30902c710d5bde80e6a1596230543
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860321831288832