Estratégia de pesquisa sobre gestão da qualidade e da inovação tecnológica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/14399 |
Resumo: | A gestão da qualidade e da inovação tecnológica nas organizações tem sido apontada como um dos condicionantes mais importantes para o sucesso organizacional, pois determina parâmetros operacionais, desde o planejamento até o controle, que possibilitem maior lucratividade, crescimento, sobrevida e status para as empresas. As estratégias organizacionais de gestão da qualidade e da gestão da inovação tecnológica perfazem o modo operacional racional e sistematizado, com método, pelo qual uma empresa realizará suas atividades dentro de parâmetros que lhe possibilitem o alcance do sucesso. Em especial, este trabalho aponta para as estratégias de gestão da qualidade presentes no Pólo Madeireiro de Telêmaco Borba, Paraná, no sentido de analisar qualitativamente quais sejam a opções que as serrarias presentes no mesmo pólo tomaram. Vislumbra-se que tais estratégias sejam: quanto à gestão da qualidade – satisfação do cliente suportada por instrumentos e ferramentas aplicadas ao processo produtivo (em especial os de controle do processo e da conformidade do produto combinada); e quanto à gestão da inovação – incorporação contextualizada de inovações presentes em seu ambiente externo materializadas em maquinário e métodos de produção. Esta assimilação em geral não segue padrões específicos quanto à fase em que a tecnologia se encontra (seja em sua iniciação, maturidade ou declínio). A pesquisa assumiu a abordagem qualitativa, comunicativa no sentido habermasiano, pautada pela triangulação entre entrevista, observação não-participativa (com possibilidade de interação) e revisão da bibliografia na verificação de determinação de dados relevantes. Neste sentido, oferece tal abordagem como oportunidade de se abalizar conhecimentos acerca da área de modo que sejam efetivamente sistematizados |
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Moraes, Paulo Eduardo SobreiraUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Agrárias. Programa de Pós-Graduaçao em Engenharia FlorestalBounduelle, Ghislaine Miranda2013-05-29T15:24:53Z2013-05-29T15:24:53Z2013-05-29http://hdl.handle.net/1884/14399A gestão da qualidade e da inovação tecnológica nas organizações tem sido apontada como um dos condicionantes mais importantes para o sucesso organizacional, pois determina parâmetros operacionais, desde o planejamento até o controle, que possibilitem maior lucratividade, crescimento, sobrevida e status para as empresas. As estratégias organizacionais de gestão da qualidade e da gestão da inovação tecnológica perfazem o modo operacional racional e sistematizado, com método, pelo qual uma empresa realizará suas atividades dentro de parâmetros que lhe possibilitem o alcance do sucesso. Em especial, este trabalho aponta para as estratégias de gestão da qualidade presentes no Pólo Madeireiro de Telêmaco Borba, Paraná, no sentido de analisar qualitativamente quais sejam a opções que as serrarias presentes no mesmo pólo tomaram. Vislumbra-se que tais estratégias sejam: quanto à gestão da qualidade – satisfação do cliente suportada por instrumentos e ferramentas aplicadas ao processo produtivo (em especial os de controle do processo e da conformidade do produto combinada); e quanto à gestão da inovação – incorporação contextualizada de inovações presentes em seu ambiente externo materializadas em maquinário e métodos de produção. Esta assimilação em geral não segue padrões específicos quanto à fase em que a tecnologia se encontra (seja em sua iniciação, maturidade ou declínio). A pesquisa assumiu a abordagem qualitativa, comunicativa no sentido habermasiano, pautada pela triangulação entre entrevista, observação não-participativa (com possibilidade de interação) e revisão da bibliografia na verificação de determinação de dados relevantes. Neste sentido, oferece tal abordagem como oportunidade de se abalizar conhecimentos acerca da área de modo que sejam efetivamente sistematizadosapplication/pdfTesesSerrarias - Controle de qualidade - Telemaco Borba (PR)Gestão da qualidade totalInovações tecnológicasSerrarias - Inovações tecnologicas - Telemaco Borba (PR)Estratégia de pesquisa sobre gestão da qualidade e da inovação tecnológicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTESE PAULO EDUARDO SOBREIRA MORAES.pdfapplication/pdf788499https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/14399/1/TESE%20PAULO%20EDUARDO%20SOBREIRA%20MORAES.pdff89510242f05375b22ed44a6d1be9639MD51open accessTEXTTESE PAULO EDUARDO SOBREIRA MORAES.pdf.txtTESE PAULO EDUARDO SOBREIRA MORAES.pdf.txtExtracted Texttext/plain293088https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/14399/2/TESE%20PAULO%20EDUARDO%20SOBREIRA%20MORAES.pdf.txtc879bf783d3c67f59054f82327139dd1MD52open accessTHUMBNAILTESE PAULO EDUARDO SOBREIRA MORAES.pdf.jpgTESE PAULO EDUARDO SOBREIRA MORAES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1273https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/14399/3/TESE%20PAULO%20EDUARDO%20SOBREIRA%20MORAES.pdf.jpga81b495b2e6f731009ef8e0393601858MD53open access1884/143992016-04-07 10:58:58.164open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/14399Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T13:58:58Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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