Modo de vida ou meio de vida? Dimensões educacionais e psicossociais sobre viver no mundo rural, na perspectiva de pequenos agricultores da região metropolitana de Curitiba/PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ivo Luiz dos, 1946-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/35859
Resumo: Orientadora: Profª Drª Maria de Fátima Quintal de Freitas
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spelling Santos, Ivo Luiz dos, 1946-Freitas, Maria de Fátima Quintal de, 1956-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-08-06T19:44:34Z2020-08-06T19:44:34Z2014https://hdl.handle.net/1884/35859Orientadora: Profª Drª Maria de Fátima Quintal de FreitasTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 29/03/2014Inclui referênciasResumo: Esta pesquisa tem como foco as atividades de produtores rurais de agroecológicos na Região de Curitiba/PR, em seus modos de vida ou meio de vida para a produção agroecológica, utilizando as referências do campo da Psicologia Social Comunitária e da Educação para Autonomia proposta por Paulo Freire. Tem-se como objetivo analisar as dimensões educacionais e psicossociais nas relações estabelecidas pelos produtores rurais para a produção agroecológica, e identificar as facilidades e as dificuldades enfrentadas na produção e na comercialização dos produtos agroecológicos, bem como analisar as redes de apoio existentes na vida do agricultor e que são por ele utilizadas para as atividades de produtor e de vendedor. Foi realizada pesquisa através de entrevistas individuais, adotando sete eixos temáticos: a produção de agroecológicos; facilidades para produzir; dificuldades para produzir; venda de orgânicos; facilidades para vender; dificuldades para vender; importância da produção e venda de orgânicos; histórico profissional e pessoal; palavra livre. Apresentam-se informações a respeito da permanência ou não do rural com o desenvolvimento econômico; exemplos da atuação de produtores rurais em seus territórios; a tecnologia para o sistema de produção sustentável no Brasil; o papel e a importância da psicologia social comunitária no processo agroecológico e a prática educativo - crítica para aprendizagem. São descritas as experiências dos agricultores em sua convivência interpessoal nos grupos e na relação com os compradores. São descritas as particularidades dos produtores agroecológicos; a melhor visão de como o grupo deve agir; aqueles que optaram pelo modo de vida rural depois de parte da vida vivida na cidade; o agricultor que sabe discernir e apoiar as melhores soluções propostas para o grupo e, por fim, o agricultor mais angustiado por sentir-se só e atuando dentro de sua propriedade. O que une estes agricultores é a sustentabilidade praticada por todos, com destaque para os cuidados com o solo fundamento da produção agroecológica. A maior parte dos entrevistados percebe que se transformam ao compreender a realidade, conforme revelado por Paulo Freire. Todos têm mais consciência do que um dos vizinhos, que não come tomate da própria produção pela elevada carga de agrotóxicos, mas os vende. Para consumo próprio consome o produto agroecológico dos entrevistados. Na pesquisa foi possível constatar a predominância de profissionais da área de ciências agrárias, e também que há produtores que muito seriam auxiliados na superação de seus problemas se houvesse mais interdisciplinaridade nas equipes de assistência, com a participação de profissionais da área da educação e da psicologia social comunitária, alcançando assim a inclusão de outros componentes da comunidade de Campina dos Pintos, na produção agroecológica para uma vida mais saudável.Abstract: This piece of research focuses on the activities by rural producers of agro-ecological goods in the region of Curitiba/Pr, in their way or means of life for agro-ecological production, making use of field references of the Social Community Psychology and the Education for Autonomy proposed by Paulo Freire. One of the aims is to analyze the educational and psycho-social dimensions in the relationships established by rural producers for agro-ecological production. It also aims at identifying the factors that help or hinder the production and trade of agro-ecological products, as well as analyzing the supporting nets present in the agriculturists’ life, and which are used by them as producers and sellers. The research was carried out through individual interviews, making use of seven thematic axes: agro-ecological production; how easy the production is; difficulties in the production process; sales of organic products; how easy it is to sell them; difficulties in selling them; how important it is to produce and sell organic products; professional and personal history; free speech. Information is presented regarding whether or not the rural life remains in the economic development; examples of how rural producers work in their territory; the technology for the system of sustainable production in Brazil; the role and importance of Social Community Psychology in the agro-ecological process, and the critical educational practice for learning. The agriculturists’ experiences in their inter-personal coexistence in groups are described, as well as their relationship with purchasers. Other factors are depicted, such as the particularities of agro-ecological producers; one’s best view on how the group should act; those who have chosen the rural life after living in the city for some time; the agriculturists who are able to discern and support the best solution proposed by the group, and at last, the most distressed producers who feel lonely because they work inside their property. What joins these agriculturists is sustainability, practiced by all of them, with emphasis on the care of foundation soil for agro-ecological production. Most of the interviewees realize they change after they understand reality, as revealed by Paulo Freire. They are all more conscious than one of the neighbors, who does not eat his own tomatoes due to the high level of agrochemicals, even though he sells them; he buys the interviewees’ tomatoes for his own consumption. In the research it was possible to notice the predominance of professionals in the area of Agricultural Sciences, and also that some producers would get great help to overcome their problems if there existed more interdisciplinarity in the assistance teams, with the participation of professionals of the area of education and social community psychology, achieving, this way, the inclusion of other elements in the community of Campinas dos Pintos, in the agro-ecological production for a healthier life.242 f. : il. algumas color., maps., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesTrabalhadores ruraisVida ruralEcologia agrícolaEducaçãoModo de vida ou meio de vida? Dimensões educacionais e psicossociais sobre viver no mundo rural, na perspectiva de pequenos agricultores da região metropolitana de Curitiba/PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - IVO LUIZ DOS SANTOS.pdfapplication/pdf5882679https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35859/1/R%20-%20T%20-%20IVO%20LUIZ%20DOS%20SANTOS.pdf64743cd42b98ca31ae39596afa1f2a72MD51open accessTEXTR - T - IVO LUIZ DOS SANTOS.pdf.txtExtracted Texttext/plain599239https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35859/2/R%20-%20T%20-%20IVO%20LUIZ%20DOS%20SANTOS.pdf.txtae8d0ed4269c05fbf7156b8330fd5db4MD52open accessTHUMBNAILR - T - IVO LUIZ DOS SANTOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1140https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35859/3/R%20-%20T%20-%20IVO%20LUIZ%20DOS%20SANTOS.pdf.jpg39cbba6932336aa1ca182368175ab2fcMD53open access1884/358592020-08-06 16:44:34.535open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/35859Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-08-06T19:44:34Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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