Fauna silvestre atropelada na BR-135 : avaliação do padrão espacial dos atropelamentos e análise de fatores ecológicos preditivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Marina de, 1986-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/76105
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Fernando C. Passos
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spelling Souza, Marina de, 1986-Crivellari, Lucas Batista, 1985-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em ZoologiaPassos, Fernando de Camargo, 1964-2022-10-26T14:12:45Z2022-10-26T14:12:45Z2022https://hdl.handle.net/1884/76105Orientador: Prof. Dr. Fernando C. PassosCoorientador: Dr. Lucas Batista CrivellariDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Zoologia. Defesa : Curitiba, 23/02/2022Inclui referências: p. 101-107Área de concentração: ZoologiaResumo: Empreendimentos lineares, como rodovias, são demandas para o suprimento de necessidades da sociedade. No entanto, a implantação e a operação de estradas, resultam em interações negativas e perdas significativas de biodiversidade. Para avaliação e monitoramento de impactos das rodovias à biodiversidade, é essencial incluir a análise de padrões espaciais de atropelamento de fauna. Isso é realizado a fim de viabilizar a identificação dos locais prioritários para a implementação de medidas de mitigação. Nesse contexto, os objetivos do presente estudo são: (I) identificar quais espécies são mais impactadas pelos atropelamentos de fauna; (II) calcular estimativas de taxas de fatalidade - considerando os parâmetros de percepção do observador e tempo de persistência de carcaça-; (III) avaliar a distribuição espacial destes eventos de atropelamento, (IV) avaliar a influência de descritores ambientais da paisagem na frequência dos eventos de atropelamentos. A área estudada compreende 368,8 quilômetros da BR-135, no trecho entre Barreiras/BA e Manga/MG, no bioma Cerrado, local considerado prioritário para conservação. Foram realizadas 36 expedições mensais de monitoramentos da fauna atropelada, com automóvel com velocidade entre 40 e 60 km/h, entre 2017 e 2020. A fauna foi registrada por meio de fotografias e encaminhadas a especialistas, em caso de incerteza taxonômica. Para estimar as taxas de fatalidade, foram calculados dois fatores de correção para corrigir vieses relacionados a detectabilidade dos observadores e ao tempo de persistência das carcaças na via. Assim, para estabelecer a percepção do observador, alguns trechos da rodovia foram comparados usando dois métodos: por veículo e a pé. Já em relação ao tempo de persistência das carcaças, foram realizadas expedições nas quais as carcaças frescas foram acompanhadas ao longo de quatro dias e avaliadas quanto a sua persistência na via. Para testar se a distribuição dos atropelamentos ao longo da rodovia ocorre de forma aleatória, espacialmente, foi realizada a análise de agregação espacial de K-Ripley. Uma vez identificada a presença de agregação espacial, foi utilizada a análise Hotspots-2D para identificar a localização e os trechos de maior intensidade dessas agregações de atropelamentos. Estes protocolos foram realizados utilizando o software Siriema. De forma complementar foram realizadas análises das variáveis ambientais para identificar os principais preditores dos eventos de atropelamentos. Foram registrados 1549 tetrápodes silvestres mortos por atropelamento, dentre os quais 30% foram anuros, 26% aves, 23% mamíferos e 21% répteis. As espécies mais impactadas de cada grupo foram Rhinella diptycha, Coragyps atratus, Cerdocyon thous e Philodryas nattereri, respectivamente. A taxa de fatalidade foi estimada em 71,7 atropelamentos/dia considerando os fatores de correção de percepção do observador (22%) e o tempo de persistência de carcaça (2,18 dias). Com as análises realizadas no software Siriema foram identificados 23 pontos críticos de atropelamentos. As variáveis que melhor explicaram a frequência dos atropelamentos foram formação florestal e número de corpos d'agua. O trabalho apresenta uma lista abrangente da fauna impactada por rodovias, informações ecológicas que podem ser generalizadas para o bioma Cerrado e favorece o planejamento de estruturas viárias sustentáveis.Abstract: Linear infrastructure intrusions, such as roads and highways, are necessary to supply society's needs. However, the implementation and operation of these projects result in negative environmental impacts and consequently significant losses of biodiversity. To assess and monitor the impacts of roads and highways on biodiversity, it is essential to investigate the spatial patterns of road kills, in order to enable the identification of priority sites for the implementation of mitigation measures. In this context, the objectives of the present study are: (I) to identify which species are most impacted by road kills; (II) calculate estimates of fatality rates - considering the parameters of observer perception and carcass persistence time-; (III) to evaluate the spatial distribution of the roadkill events, (IV) to evaluate the influence of environmental landscape descriptors on the frequency of roadkill events. The studied area measures 368.8 kilometers of the BR-135 highway, along the stretch between Barreiras (State of Bahia) and Manga (State of Minas Gerais), in the Cerrado biome, an area considered a conservation priority. Between 2017 and 2020, 36 monthly monitoring expeditions were carried out to monitor the fauna hit by vehicles, with a car at a speed of 40 to 60 km/h. The fauna was recorded through photographs, and in case of taxonomic uncertainty, these were forwarded to specialists. First, fatality rates were estimated by calculating two correction factors to correct biases related to the perception of the observers to detect the carcasses, and the time the carcasses remained on the road, and thus remained available for counting. Therefore, to establish observer perception, some stretches of the highway were compared using two methods: by vehicle and on foot. In order to determine the time the carcasses remained, expeditions were carried out in which fresh carcasses were monitored during four days to evaluate their persistence on the road. To test whether the distribution of road kills along the highway occurs spatially randomly, the K-Ripley spatial aggregation analysis was performed. Once the presence of spatial aggregation was identified, the Hotspots-2D analysis was used to identify where the most intense stretches of these roadkill aggregations were located. These protocols were performed using Siriema software. Additionally, environmental variables were analyzed to identify the main predators of the road kills. A total of 1549 wild tetrapod were recorded, among which 30% were anurans, 26% birds, 23% mammals and 21% reptiles. The most impacted species in each group were Rhinella diptycha, Coragyps atratus, Cerdocyon thous and Philodryas nattereri, respectively. The fatality rate was estimated at 71.7 road kills/day considering the correction factors for the observer's perception (22%) and the carcass persistence time (2.18 days). With the analyzes carried out in the Siriema software, 23 critical points for road kills were identified. The variables that best explained the frequency of road kills were forest formation and number of nearby water bodies. This study presents a comprehensive list of fauna impacted by roads and highways, as well as ecological information that can be generalized to the Cerrado biome and thus contribute to the development of sustainable road planning.1 recurso online : PDF.application/pdfEcologiaEstradasAnimais silvestresZoologiaFauna silvestre atropelada na BR-135 : avaliação do padrão espacial dos atropelamentos e análise de fatores ecológicos preditivosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARINA DE SOUZA.pdfapplication/pdf11941747https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76105/1/R%20-%20D%20-%20MARINA%20DE%20SOUZA.pdf8fd2e2355d1ac90b42ac96435b80bc8cMD51open access1884/761052022-10-26 11:12:45.419open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/76105Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-26T14:12:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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