Palcos do cotidiano : o bairro urbano como espaço de ação e da expressão teatral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Ana Helena Correa de Freitas
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/26091
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Wolf Dietrich Gustav Johanes Sahr
id UFPR_214a6805398983dde9ff376c2a766ea2
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/26091
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em GeografiaSahr, Wolf-DietrichGil, Ana Helena Correa de Freitas2024-04-04T16:42:40Z2024-04-04T16:42:40Z2011https://hdl.handle.net/1884/26091Orientador: Prof. Dr. Wolf Dietrich Gustav Johanes SahrTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa: Curitiba,07/06/2011Bibliografia: fls. 216-226Resumo: A questão do cotidiano é uma das temáticas fundamentais estudadas por diferentes ciências sociais na atualidade. Nessa tese, procura-se – de ponto de vista geográfico – entender como indivíduos estruturam suas interações através de significados, ações relações sociais. Em base de uma contextualização na Escola de Chicago, adotou-se a metodologia sócio-interacionista de Erving Goffman para interpretar um bairro da cidade de Curitiba (Paraná, Brasil) como um conjunto de palcos sociais. Nestes palcos, os moradores e outras pessoas exercem seus papéis através de suas ações, tornando os palcos assim tanto espaços de materialidade como de representações. Introduzimos – seguindo Goffman – desta maneira uma ótica teatral, na qual a individualidade e identidade do sujeito ganham a representação de sua pessoa através da apresentação do seu personagem, embutido no papel social, num espaço performático. A interpretação do espaço performático é tema das teorias teatrais de dois dramaturgos paradigmáticos do século XX, Constantin Stanislavski e Bertolt Brecht. Stanislavski pensava o ator como uma pessoa que apresenta, em plena sintonia consigo, a vida humana mais completa possível, incorporando o personagem no papel. Brecht, por sua vez, via no ator uma pessoa que necessitava se afastar do seu papel, para compreender de forma crítica o personagem como membro da sociedade. Levando, assim, em consideração o processo dramatúrgico e as apresentações que ocorrem no dia-a-dia entre sintonia e dissonância pessoal, escolhemos os palcos de um bairro da cidade de Curitiba, o Bairro Alto, onde a pesquisa empírica demonstra, com a ajuda de 13 exemplos cotidianos, a complexidade das encenações entre a vida privada e o espaço público. Os moradores, e trabalhadores, como atores no bairro assumem – de acordo com suas fachadas – seus papéis dentro da sua infra-estrutura pré-existente, como casas, lojas, ruas e outros estabelecimentos. O indivíduo enquanto personagem pode aprender, neste contexto, seu papel social. Forma o seu "eu", a partir da interação com outros indivíduos e se torna na vida cotidiana dramaturgo de sua própria história, assim que pode mudar o texto e o contexto em que se apresenta.Abstract: The question of everyday life has become one of the prime subjects in social sciences of today. From a geographical standpoint, our thesis focuses on the structuration of interactions between individuals through signification processes, actions and social relations. Referring to the context of the sociological Chicago School, the approach of social interactionism developed by Erving Goffman has been adopted to conceive a neighborhood in the city of Curitiba (Paraná State, Brazil) as a joint ensemble of stages for social action. On these stages, inhabitants and others are performing their social roles in action, making these stages spaces of materiality, but also of significations. Thus, we introduce – following Goffman – a theatrical perspective, where individuality and identity of the subject are acquired through the representation of a character, enclosed into a social role, in a space of performance. The interpretation of such a space of performance is the topic of two paradigmatic theatrical theories of the twentieth century proposed by Konstantin Stanislavski and Bertolt Brecht. Stanislavski’s comprehension of the actor demonstrated a person in full congruence with himself, as the most complete form of human life, while Brecht interpreted the actor as a person who has to avoid any proximity with its performing role to reveal each person in a critical form as a member of society. Considering the dramaturgical process and its representations in everyday life as a hiatus between personal congruence and dissonance, the neighborhood of Bairro Alto in the city of Curitiba (Paraná State, Brazil) has been chosen to demonstrate in an empirical investigation, based on 13 cases, the complexity of performances that are torn between private life and public space. Inhabitants and employees are assuming, according to their façades, their social roles in a pre-existing infra-structure, like houses, shops, streets, and other establishments. Thus, the individual can act as a social character and acquire his social role in a presumed context. He can develop his "ego", based on his interactions with other individuals, and become an everyday director of his own history, so that text and context can be changed according to the form in which he is presented226f. : il. [algumas color.], mapas.application/pdfDisponível em formato digitalSociologia urbanaBairros - Curitiba (PR)Crescimento urbanoGeografiaPalcos do cotidiano : o bairro urbano como espaço de ação e da expressão teatralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTese Final.pdfapplication/pdf3080641https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26091/1/Tese%20Final.pdf2cf7b7dc4581ae192daa80ce9eff8309MD51open accessTEXTTese Final.pdf.txtExtracted Texttext/plain542548https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26091/2/Tese%20Final.pdf.txt52c9796813ade8ec219a34ffa2535a22MD52open accessTHUMBNAILTese Final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1147https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26091/3/Tese%20Final.pdf.jpga08900be90c1ab65c8d44eec4e1ea7c7MD53open access1884/260912024-04-04 13:42:41.056open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26091Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-04T16:42:41Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Palcos do cotidiano : o bairro urbano como espaço de ação e da expressão teatral
title Palcos do cotidiano : o bairro urbano como espaço de ação e da expressão teatral
spellingShingle Palcos do cotidiano : o bairro urbano como espaço de ação e da expressão teatral
Gil, Ana Helena Correa de Freitas
Sociologia urbana
Bairros - Curitiba (PR)
Crescimento urbano
Geografia
title_short Palcos do cotidiano : o bairro urbano como espaço de ação e da expressão teatral
title_full Palcos do cotidiano : o bairro urbano como espaço de ação e da expressão teatral
title_fullStr Palcos do cotidiano : o bairro urbano como espaço de ação e da expressão teatral
title_full_unstemmed Palcos do cotidiano : o bairro urbano como espaço de ação e da expressão teatral
title_sort Palcos do cotidiano : o bairro urbano como espaço de ação e da expressão teatral
author Gil, Ana Helena Correa de Freitas
author_facet Gil, Ana Helena Correa de Freitas
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sahr, Wolf-Dietrich
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Ana Helena Correa de Freitas
contributor_str_mv Sahr, Wolf-Dietrich
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia urbana
Bairros - Curitiba (PR)
Crescimento urbano
Geografia
topic Sociologia urbana
Bairros - Curitiba (PR)
Crescimento urbano
Geografia
description Orientador: Prof. Dr. Wolf Dietrich Gustav Johanes Sahr
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-04T16:42:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-04T16:42:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/26091
url https://hdl.handle.net/1884/26091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 226f. : il. [algumas color.], mapas.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26091/1/Tese%20Final.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26091/2/Tese%20Final.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26091/3/Tese%20Final.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2cf7b7dc4581ae192daa80ce9eff8309
52c9796813ade8ec219a34ffa2535a22
a08900be90c1ab65c8d44eec4e1ea7c7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860835939713024