Poéticas interpretativas de música contemporânea para flauta transversal = Poetiche interpretative della musica contemporanea per flauto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daldegan, Valentina, 1971-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/78366
Resumo: Orientadoras: Profª Drª Zélia Marques Chueke (Universidade Federal do Paraná) e Prof ª Drª Anna Rita Addessi (Università di Bologna)
id UFPR_21b9a114bf24fc435839346696425fac
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/78366
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Daldegan, Valentina, 1971-Adessi, Anna RitaLjungar-Chapelon, Anders, 1955-Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em MúsicaUniversità di BolognaChueke, Zélia, 1961-2022-10-04T16:43:39Z2022-10-04T16:43:39Z2021https://hdl.handle.net/1884/78366Orientadoras: Profª Drª Zélia Marques Chueke (Universidade Federal do Paraná) e Prof ª Drª Anna Rita Addessi (Università di Bologna)Coorientador: Prof. Dr. Anders Ljüngar Chapelon (Lund University)Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música em cotutela com a Università di Bologna. Defesa : Curitiba, 07/10/2021Inclui referências: p. 206-216Resumo: Buscou-se nesta pesquisa estudar os princípios criativos (poéticas) que orientam as decisões de flautistas quanto à preparação de peças inéditas de música contemporânea que envolvam técnicas estendidas e notação não-tradicional para flauta transversal, de forma a conceber um conjunto de práticas de interpretação de obras inéditas a partir da leitura da partitura, sem ouvir interpretações anteriores, e a aplicação pedagógica destes princípios. Apesar da multiplicidade de linguagens, muitas das práticas que se iniciaram na segunda metade do século XX já tornaram-se de certa forma tradicionais na música contemporânea, e algumas sonoridades são hoje parte de um leque já estabelecido, que são os sons produzidos por técnicas estendidas. Como a notação e a execução de técnicas estendidas são fator fundamental na preparação da performance, foi feito um levantamento de manuais e discutida a notação, especialmente das sonoridades que envolvem sons percussivos e eólios - os que causam maiores divergências no repertório flautístico- tomando como base obras já consagradas da segunda metade do século XX. Para acessar como são feitas as tomadas de decisões durante a construção de uma interpretação de música contemporânea, foi realizado um estudo de campo em que três flautistas profissionais que habitualmente estreiam peças de música nova e quatro estudantes de nível superior gravaram em áudio/vídeo o processo de leitura e interpretação de três miniaturas para flauta solo compostas especialmente para esta pesquisa, verbalizando suas tomadas de decisões; uma entrevista após a performance final das peças complementou o levantamento de dados. Partindo dessas verbalizações e com base metodológica na Teoria Fundamentada, criou-se uma categorização dos aspectos levantados, englobados em: leitura preliminar, dimensões básicas e dimensões interpretativas da performance. A filosofia hermenêutica enquanto estudo da interpretação, especialmente Hans-Georg Gadamer e Luigi Pareyson, e mais especificamente o conceito de "verdade" na obra de arte, lançaram luz para a análise dos dados coletados. Considerações sobre o desenvolvimento da autonomia do performer, levando em conta os conceitos de autorregulação e automaiêutica e a análise do estudo de campo, complementam- se para uma proposta pedagógica de abordagem de obras desconhecidas que envolvam técnicas estendidas por meio da leitura de partituras. Entendemos que a inclusão de obras contemporâneas que envolvam novas sonoridades e técnicas estendidas durante a formação dos estudantes é essencial para que o repertório desenvolvido a partir de meados do século XX não seja negligenciado e sua preparação seja mais completa.Abstract: The aim of this research was to study the creative principles (poetics) that guide flutists' decisions regarding the preparation of new pieces of contemporary music, which involve extended techniques and non-traditional notation, in order to conceive of a set of practices for interpreting new works from reading the score without listening to previous interpretations, and also the pedagogical application of these principles. Despite the multiplicity of languages, many of the practices that began in the second half of the twentieth century are already somewhat traditional in contemporary music, and some sonorities are today part of an already established palette - sounds produced by extended techniques. As the notation and the performing of extended techniques are fundamental factors in the preparation of a performance, a survey of manuals was done and the notation discussed, especially sonorities that involve percussive and eolian sounds - the ones that cause most divergences in the flute repertoire - taking as a base consecrated works from the second half of the 20th century. To access how decisions are made during the construction of an interpretation of contemporary music, a field study was conducted in which three professional flutists, who usually première pieces of new music, and four undergraduate students recorded, in audio/video, the process of reading and interpretating three miniatures for solo flute composed especially for this research, verbalizing their process of interpretive decisions; an interview after the final performance of the pieces complemented data collection. Methodologically based on Grounded Theory, a categorization of these verbalizations was created and the aspects raised were encompassed in: preliminary reading, basic dimensions and interpretative dimensions of the performance. The hermeneutic philosophy as a study of interpretation, especially Hans-Georg Gadamer and Luigi Pareyson, and particularly the concept of "truth"of the art work, shed light for the analysis of the collected data. Considerations about the development of a performer's autonomy, taking into account the concepts of selfregulation and auto-maieutics and the analysis of the field study, complement each other in a pedagogical proposal for approaching unknown works that involve extended techniques by means of reading scores only. It is understood that the inclusion of contemporary works that involve new sonorities and extended techniques during the training of students is essential so that repertoire developed from the mid- 20th century is not neglected and students' preparation becomes more comprehensive.Riassunto: L'obiettivo di questa ricerca è stato quello di studiare i principi creativi (le poetiche) che guidano le decisioni dei flautisti nella preparazione di nuovi brani di musica contemporanea per flauto traverso che includono tecniche estese e notazioni non tradizionali, al fine sia di concepire un insieme di pratiche interpretative di nuove opere a partire dalla lettura della partitura, senza ascoltare interpretazioni precedenti, sia di elaborare delle applicazioni di questi principi in ambito didattico-pedagogico. Nonostante la molteplicità dei linguaggi musicali, infatti, molte pratiche iniziate nella seconda metà del XX secolo sono già diventate in qualche modo tradizionali nella musica contemporanea e alcune sonorità fanno oggi parte di una tavolozza già stabilita - i suoni prodotti da tecniche estese. Dato che la notazione e l'esecuzione delle tecniche estese sono un fattore fondamentale nella preparazione dell'esecuzione, è stata fatta un'indagine sui manuali per flauto e si è discussa la notazione, in particolare delle sonorità che coinvolgono suoni percussivi ed eolici - quelle che causano più divergenze nell'interpretazione del repertorio flautistico - prendendo come base opere già consacrate della seconda metà del XX secolo. Al fine di indagare come vengono prese le decisioni durante la costruzione di un'interpretazione di musica contemporanea, è stato condotto uno studio sul campo nel quale tre flautisti professionisti che solitamente eseguono in prima assoluta pezzi di nuova musica e quattro studenti universitari hanno registrato, in audio/video, il processo di lettura e interpretazione di tre miniature per flauto solo composte appositamente per questa ricerca, verbalizzando lungo il processo il loro processo decisionale; un'intervista dopo l'esecuzione finale dei pezzi ha completato la raccolta dati. Sulla base metodologica della Grounded Theory, è stata creata una categorizzazione di queste verbalizzazioni e gli aspetti sollevati sono stati raccolti nelle seguenti categorie: lettura preliminare, dimensioni di base e dimensioni interpretative della performance. La filosofia ermeneutica come studio dell'interpretazione, in particolare le opere di Hans-Georg Gadamer e Luigi Pareyson, e più specificamente il concetto di "verità" dell'opera d'arte, hanno fatto luce sull'analisi dei dati raccolti. Le considerazioni sullo sviluppo dell'autonomia dell'interprete, tenendo conto i concetti di "autoregolazione" e "automaieutica" e i risultati dello studio sul campo, si completano in una proposta pedagogica di avvicinamento a opere sconosciute che coinvolgono tecniche estese attraverso la sola lettura delle partiture. Si riconosce che l'inclusione di opere contemporanee che includono nuove sonorità e tecniche estese durante la formazione degli studenti è essenziale sia affinché il repertorio flautistico sviluppato sin dalla metà del XX secolo non sia trascurato sia per una più completa preparazione degli studenti.1 recurso online : PDF.application/pdfFlauta transversalNotação musicalMúsica contemporâneaPrática interpretativa (Música)Música - Interpretaçao (Fraseado, dinâmica, etc.)MúsicaPoéticas interpretativas de música contemporânea para flauta transversal = Poetiche interpretative della musica contemporanea per flautoPoetiche interpretative della musica contemporanea per flautoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - VALENTINA DALDEGAN.pdfapplication/pdf21179961https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78366/1/R%20-%20T%20-%20VALENTINA%20DALDEGAN.pdfdefec4873319c494aa102fa8684401a7MD51open access1884/783662022-10-04 13:43:39.359open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78366Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-04T16:43:39Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Poéticas interpretativas de música contemporânea para flauta transversal = Poetiche interpretative della musica contemporanea per flauto
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Poetiche interpretative della musica contemporanea per flauto
title Poéticas interpretativas de música contemporânea para flauta transversal = Poetiche interpretative della musica contemporanea per flauto
spellingShingle Poéticas interpretativas de música contemporânea para flauta transversal = Poetiche interpretative della musica contemporanea per flauto
Daldegan, Valentina, 1971-
Flauta transversal
Notação musical
Música contemporânea
Prática interpretativa (Música)
Música - Interpretaçao (Fraseado, dinâmica, etc.)
Música
title_short Poéticas interpretativas de música contemporânea para flauta transversal = Poetiche interpretative della musica contemporanea per flauto
title_full Poéticas interpretativas de música contemporânea para flauta transversal = Poetiche interpretative della musica contemporanea per flauto
title_fullStr Poéticas interpretativas de música contemporânea para flauta transversal = Poetiche interpretative della musica contemporanea per flauto
title_full_unstemmed Poéticas interpretativas de música contemporânea para flauta transversal = Poetiche interpretative della musica contemporanea per flauto
title_sort Poéticas interpretativas de música contemporânea para flauta transversal = Poetiche interpretative della musica contemporanea per flauto
author Daldegan, Valentina, 1971-
author_facet Daldegan, Valentina, 1971-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Adessi, Anna Rita
Ljungar-Chapelon, Anders, 1955-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música
Università di Bologna
dc.contributor.author.fl_str_mv Daldegan, Valentina, 1971-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chueke, Zélia, 1961-
contributor_str_mv Chueke, Zélia, 1961-
dc.subject.por.fl_str_mv Flauta transversal
Notação musical
Música contemporânea
Prática interpretativa (Música)
Música - Interpretaçao (Fraseado, dinâmica, etc.)
Música
topic Flauta transversal
Notação musical
Música contemporânea
Prática interpretativa (Música)
Música - Interpretaçao (Fraseado, dinâmica, etc.)
Música
description Orientadoras: Profª Drª Zélia Marques Chueke (Universidade Federal do Paraná) e Prof ª Drª Anna Rita Addessi (Università di Bologna)
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-04T16:43:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-04T16:43:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/78366
url https://hdl.handle.net/1884/78366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78366/1/R%20-%20T%20-%20VALENTINA%20DALDEGAN.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv defec4873319c494aa102fa8684401a7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860634688618496