As relações interpessoais na perpectiva de Vigotski

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hickmann, Adolfo Antonio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/41892
Resumo: Orientadora: Profª Drª Araci Asinelli da Luz
id UFPR_21bf68b24f695ad30c331baeacef77a5
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/41892
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoLuz, Araci Asinelli da, 1948-Hickmann, Adolfo Antonio2023-03-03T14:36:21Z2023-03-03T14:36:21Z2015https://hdl.handle.net/1884/41892Orientadora: Profª Drª Araci Asinelli da LuzDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 20/11/2015Inclui referências : f. 93-110Resumo: No campo educacional, a análise das relações interpessoais e suas implicações tem causado crescente interesse de teóricos que desenvolveram suas pesquisas com ênfase nas relações humanas. As interações sociais e as mediações simbólicas como instrumentos de desenvolvimento social e cognitivo foram assuntos recorrentes nas publicações de Vigotski e trouxeram também significativas contribuições para a Educação. O presente estudo, de cunho teórico, tem como foco analisar o lugar das relações interpessoais na Teoria Histórico-Cultural. Para isso, tem como objetivos específicos: discutir as relações interpessoais à luz da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, bem como verificar, na literatura educacional, achados, relacionados à obra de Vigotski, que contribuam para a compreensão das relações interpessoais na escola. Foram utilizados procedimentos de coleta de dados a partir dos bancos de dados eletrônicos, nacionais e internacionais, e de materiais impressos, como livros, periódicos, teses e dissertações. Foram priorizados trabalhos realizados no período de 2005 a 2015. Os resultados da pesquisa indicam que as relações interpessoais, ocorridas tanto no ambiente familiar, como na formação escolar e universitária de Vigotski afetaram significativamente seu pensamento. Além disso, verificou-se que as relações interpessoais são centrais na Teoria Histórico-Cultural, pelo valor que o autor russo atribuiu à compreensão dos seres humanos, desde sua gênese, constituição e desenvolvimento integral. Os resultados também evidenciam a necessidade de aprofundamento nos estudos sobre os aspectos emocionais, por meio de realização de pesquisa empírica das questões inerentes ao desenvolvimento emocional e cognitivo dos seres humanos e dos efeitos das influências mútuas dinâmicas, entre indivíduo, núcleo familiar, comunidade e sociedade, que podem dar indícios de como proceder eficazmente nas interações e mediações escolares e de um trabalho de pesquisa transdisciplinar. Palavras-chave: Educação. Teoria Histórico-Cultural. Interação. Relações humanas. Mediação.Abstract: In the educational field, the analysis of interpersonal relations and their implications has caused growing interest to theorists who have developed their researches with an emphasis on human relationships. Social interactions and symbolic mediations as instruments of social and cognitive development have been recurrent issues in Vygotsky's publications. They have also brought in significant contributions to education. This study accomplishes a theoretical framework whose focus is to analyze the place of interpersonal relationships in the Cultural-Historical Theory. To achieve this, it has the following objectives: discussing interpersonal relations in the light of Cultural-Historical Theory of Vygotsky; verifying in educational literature, findings related to Vygotsky's works that contribute to the understanding of interpersonal relationships in school. Data collection procedures were used from electronic databases and printed materials such as books, periodicals, theses and dissertations. It was prioritized work reviews carried out from 2005 to 2015. The survey results indicate that the interpersonal relationships, which took place in Vygotsky family environment, school and university education, affected significantly his thinking. In addition, it was found out that interpersonal relationships are central to Cultural- Historical Theory because of the value the Russian author Vigotski attributed to human essence, constitution and integral development. The results also indicate the need for further studies on the emotional aspects, through empirical research of issues related to emotional and cognitive development of human beings and the effects of dynamic mutual influences among individual, family core, community and society. All these may reveal how to proceed effectively in school interactions and mediations and also in a cross-disciplinary research work.. Keywords: Historical-Cultural Theory. Interaction. Human relations. Mediation.Resumen: En el ámbito educativo, el análisis de las relaciones interpersonales y sus consecuencias ha provocado un creciente interés de los teóricos que han desarrollado su investigación con énfasis en las relaciones humanas. Las interacciones sociales y mediaciones simbólicas como el desarrollo social y cognitivo de los instrumentos han sido temas recurrentes en las publicaciones de Vygotsky y también trajo contribuciones significativas a la educación. Este estudio, carácter teórico, se centra en analizar el lugar de las relaciones interpersonales en la Teoría Histórico-Cultural. Para esto, tiene los siguientes objetivos: para discutir las relaciones interpersonales en la luz de la teoría histórico-cultural de Vygotsky y comprobar en la literatura educativa, los hallazgos relacionados con el trabajo de Vygotsky, que contribuyen a la comprensión de las relaciones interpersonales en la escuela. Procedimientos de recolección de datos se utilizaron las bases de datos electrónicas, nacionales e internacionales, y los materiales impresos, tales como libros, revistas, tesis y disertaciones. Fueron priorizado el trabajo llevado a cabo entre 2005 y 2015. Los resultados de la encuesta indican que las relaciones interpersonales que tuvieron lugar tanto en el entorno familiar, como en la escuela y la educación universitaria de Vygotsky afectadas significativamente su forma de pensar. Además, se encontró que las relaciones interpersonales son fundamentales para la Teoría Histórico-Cultural de la cantidad que el autor ruso atribuye a la comprensión de los seres humanos, desde su génesis, la constitución y el desarrollo integral. Los resultados también muestran la necesidad de realizar más estudios sobre los aspectos emocionales, a través de la realización de la investigación empírica de las cuestiones relacionadas con el desarrollo emocional y cognitivo de los seres humanos y los efectos de influencias mutuas dinámicas entre individual, familiar, comunitario y social que puede dar pistas sobre cómo proceder con eficacia en las interacciones y mediaciones de la escuela y un trabajo de investigación interdisciplinaria. Palabras clave: Teoría Histórico-Cultural. Interacción. Relaciones Humanas. Mediación.120 f. : il., algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoSociologia educacionalAs relações interpessoais na perpectiva de Vigotskiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ADOLFO ANTONIO HICKMANN.pdfapplication/pdf926186https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41892/1/R%20-%20D%20-%20ADOLFO%20ANTONIO%20HICKMANN.pdfb775f3a8fa7694ab7a64b27b98b9e803MD51open accessTEXTR - D - ADOLFO ANTONIO HICKMANN.pdf.txtExtracted Texttext/plain258685https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41892/2/R%20-%20D%20-%20ADOLFO%20ANTONIO%20HICKMANN.pdf.txtbf4b6d6708cf08abd9adc96284e7133dMD52open accessTHUMBNAILR - D - ADOLFO ANTONIO HICKMANN.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1372https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41892/3/R%20-%20D%20-%20ADOLFO%20ANTONIO%20HICKMANN.pdf.jpgc605dcc70400b7d0eeb3cb33769c8afbMD53open access1884/418922023-03-03 11:36:21.708open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/41892Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-03-03T14:36:21Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As relações interpessoais na perpectiva de Vigotski
title As relações interpessoais na perpectiva de Vigotski
spellingShingle As relações interpessoais na perpectiva de Vigotski
Hickmann, Adolfo Antonio
Educação
Sociologia educacional
title_short As relações interpessoais na perpectiva de Vigotski
title_full As relações interpessoais na perpectiva de Vigotski
title_fullStr As relações interpessoais na perpectiva de Vigotski
title_full_unstemmed As relações interpessoais na perpectiva de Vigotski
title_sort As relações interpessoais na perpectiva de Vigotski
author Hickmann, Adolfo Antonio
author_facet Hickmann, Adolfo Antonio
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luz, Araci Asinelli da, 1948-
dc.contributor.author.fl_str_mv Hickmann, Adolfo Antonio
contributor_str_mv Luz, Araci Asinelli da, 1948-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Sociologia educacional
topic Educação
Sociologia educacional
description Orientadora: Profª Drª Araci Asinelli da Luz
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-03T14:36:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-03T14:36:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/41892
url https://hdl.handle.net/1884/41892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 120 f. : il., algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41892/1/R%20-%20D%20-%20ADOLFO%20ANTONIO%20HICKMANN.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41892/2/R%20-%20D%20-%20ADOLFO%20ANTONIO%20HICKMANN.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41892/3/R%20-%20D%20-%20ADOLFO%20ANTONIO%20HICKMANN.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b775f3a8fa7694ab7a64b27b98b9e803
bf4b6d6708cf08abd9adc96284e7133d
c605dcc70400b7d0eeb3cb33769c8afb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860466787483648