Educação do campo : práticas pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/70650 |
Resumo: | Orientadora : Silvana Cássia Holler |
id |
UFPR_2229e1b8ef73b7a37428a0a6b239d0b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/70650 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Fernandes, Marilia PradoHoeller, Silvana Cassia, 1989-Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão2021-05-13T19:55:42Z2021-05-13T19:55:42Z2018https://hdl.handle.net/1884/70650Orientadora : Silvana Cássia HollerMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos Educacionais, Diversidade e InclusãoInclui referênciasEste trabalho teve como objetivo analisar diferentes práticas pedagógicas utilizadas por professores que atuam na educação do campo no municúpio de Paranaguá em diferentes contextos; Ilha do mel, colônia Pereira, Ilha da Cootinga (indígena) bem como ampliar o conhecimento referente ao conceito de educação no campo. Para que os objetivos fossem alcançados foi utilizado como metodologia pesquisas bibliográficas (incluindo autores como Arroyo, Caldart e Souza) e pesquisa qualitativa. A Educação do Campo estar vinculada as questões que sejam atadas a realidade e a sociedade onde está situada. Considerando os resultados da pesquisa qualitativa se percebe a relação dos professores com seus contextos que resulta da troca entre docentes e discentes conhecimentos levados pelos alunos para dentro da sala de aula e vice-vesa, é notavel a preocupação de professores aliarem a teoria e a prática, porém educador do campo junto com a comunidade deve fazer cobranças em relação a práticas e projetos que ajudem a desenvolver a educação do campo de maneira mais real e adequada com a realidade do sujeito que lá estuda.13 p.application/pdfEnsino fundamental - Paranaguá (PR)Educaçao do CampoEducação do campo : práticas pedagógicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMARILIA PRADO FERNANDES.pdfapplication/pdf1099376https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70650/1/MARILIA%20PRADO%20FERNANDES.pdfc355ef0a49ab64391bfcb46893369a85MD51open access1884/706502021-05-13 16:55:43.107open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70650Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-13T19:55:43Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação do campo : práticas pedagógicas |
title |
Educação do campo : práticas pedagógicas |
spellingShingle |
Educação do campo : práticas pedagógicas Fernandes, Marilia Prado Ensino fundamental - Paranaguá (PR) Educaçao do Campo |
title_short |
Educação do campo : práticas pedagógicas |
title_full |
Educação do campo : práticas pedagógicas |
title_fullStr |
Educação do campo : práticas pedagógicas |
title_full_unstemmed |
Educação do campo : práticas pedagógicas |
title_sort |
Educação do campo : práticas pedagógicas |
author |
Fernandes, Marilia Prado |
author_facet |
Fernandes, Marilia Prado |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Hoeller, Silvana Cassia, 1989- Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Marilia Prado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental - Paranaguá (PR) Educaçao do Campo |
topic |
Ensino fundamental - Paranaguá (PR) Educaçao do Campo |
description |
Orientadora : Silvana Cássia Holler |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-13T19:55:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-05-13T19:55:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/70650 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/70650 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
13 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70650/1/MARILIA%20PRADO%20FERNANDES.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c355ef0a49ab64391bfcb46893369a85 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860910127513600 |