O princípio Dilbert : a comunicação organizacional como construção e disputa de sentidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Linch, Luiz Ricardo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/44244
Resumo: Orientador: Profª. Drª. Regiane Regina Ribeiro
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spelling Linch, Luiz RicardoUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoRibeiro, Regiane Regina2016-10-10T19:53:37Z2016-10-10T19:53:37Z2016http://hdl.handle.net/1884/44244Orientador: Profª. Drª. Regiane Regina RibeiroDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba, 13/04/2016Inclui referências : f. 89-95Área de concentração: Comunicação e sociedadeResumo: Dilbert é uma tira em quadrinhos do cartunista norte-americano Scott Adams, publicada desde 1989. Sua obra critica e ironiza o racionalismo e burocracia das corporações, retratando as relações de poder e resistência, entremeadas em suas culturas. A formação cultural de cada organização lhe confere uma identidade própria, e cria referências a seus integrantes para suas ações e comportamentos. A comunicação social é responsável pela formação e atualização das culturas, por meio de seu reforço e reprodução, sendo que novas experiências e conhecimentos as transformam, criando novos sentidos. Nesta pesquisa, a comunicação é compreendida como um processo de construção e disputa de sentidos (BALDISSERA, 2000), onde cada sujeito ou grupo busca tornar suas percepções e experiências individuais em referências para os outros. Assim, a questão que direcionou o estudo foi a seguinte: de que forma as tiras de Dilbert representam as disputas de sentidos nas organizações? Os quadrinhos do personagem, assim, são usados como matéria de reflexão, por trazerem diferentes percepções e sentidos, o que permite expandir a compreensão sobre os processos comunicativos organizacionais. O objetivo geral foi descrever e explicar como discursos aparentes e latentes em Dilbert são expressões das disputas de sentidos, sob a ótica de conceitos como racionalismo e trabalho, subjetividade e fala, relações de poder, e humor de resistência no ambiente organizacional. A pesquisa teve natureza qualitativa e exploratória; seu corpus, representado por 12 tiras, foi retirado de coletâneas publicadas no Brasil. Investigamos os dados por meio de um protocolo metodológico desenvolvido especificamente para a análise de discursos verbais e visuais. Como principal conclusão, verificamos que Adams coloca sua perspectiva pessoal, conhecimento dos contextos corporativos, e o modo que enxerga seu público, na subversão dos sentidos de discursos e modelos oficiais, feitas por seus personagens por meio de estratégias simbólicas, especialmente o humor. As tiras representam visões parciais e variadas da realidade organizacional, na medida em que são produzidas e ganham sentido com a participação dos leitores, exigindo que busquem suas próprias experiências, saberes e compreensão do mundo do trabalho, na interpretação da obra. Palavras-chave: Dilbert. Quadrinhos. Organização. Disputa de sentidos. Racionalismo. Hierarquia. Humor.Abstract: Dilbert is a comic strip of the north-american cartoonist Scott Adams, which has been published since 1989. His work criticizes and satirizes rationalism and bureaucracy of corporations, representing power relations and resistance intermingled in their cultures. The cultural background of each organization gives it an own identity, and creates references to its members for their actions and behaviors. The Social Communication is responsible for the forming and updating of cultures, through its strengthening and reproduction, seeing that new experiences and knowledge transform it, creating new meanings. In this research, communication is understood as a process of construction and dispute of senses (BALDISSERA, 2000), where each individual or group wishes to turn their individual perceptions and experiences in reference to others. So, the question that directed the study was the following: how the Dilbert strips represent the dispute of senses in organizations? The comics of the author, so are used as a source to reflexion, for bringing different perceptions and senses, what allows to expand the understanding of organizational communication processes. The overall objective was to describe and explain how apparent and latent discourses in Dilbert are expressions of dispute of senses, from the perspective of concepts such as rationalism and work, subjectivity and speech, power relations, and resistance of humor in the organizational environment. The research had a qualitative and exploratory nature; its corpus, represented by 12 strips, was taken from collections published in Brazil. We investigate data through a methodological protocol created to analysis verbal and visual elements. As a main conclusion, we found that Adams puts his personal perspective, knowledge of corporate contexts, and the way he sees his audience, in the subversion of the senses of official speeches and models made by their characters through symbolic strategies, especially the humor. The strips represent partial and varying views of the organizational reality, as they are produced and gain meaning with the participation of readers, requiring them to seek their own experiences, knowledge and understanding of the work world, in the interpretation of the comic strip. Key-words: Dilbert. Comics. Organization. Dispute of senses. Rationalism. Hierarchy. Humor.95 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalComunicação organizacional - Humor, satira, etcAnálise do discurso - Historia em quadrinhosComportamento organizacionalO princípio Dilbert : a comunicação organizacional como construção e disputa de sentidosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LUIZ RICARDO LINCH.pdfapplication/pdf3143475https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44244/1/R%20-%20D%20-%20LUIZ%20RICARDO%20LINCH.pdf2b8dfe21fc5c3da7954dba1e0c047797MD51open accessTEXTR - D - LUIZ RICARDO LINCH.pdf.txtR - D - LUIZ RICARDO LINCH.pdf.txtExtracted Texttext/plain200435https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44244/2/R%20-%20D%20-%20LUIZ%20RICARDO%20LINCH.pdf.txta6d15935867ad8071868fa4780d2b9b4MD52open accessTHUMBNAILR - D - LUIZ RICARDO LINCH.pdf.jpgR - D - LUIZ RICARDO LINCH.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1277https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44244/3/R%20-%20D%20-%20LUIZ%20RICARDO%20LINCH.pdf.jpg1abcf03a6b6d96a9d5ddd5a07628edf5MD53open access1884/442442016-10-11 03:05:02.68open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/44244Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-10-11T06:05:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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