Participação da família na escola : como um incentivo educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonet, Silvia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/54811
Resumo: Orientadora : Camila Siqueira Gouvêa Acosta Gonçalves
id UFPR_22434d788c51ffb29f3272c763f30121
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54811
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Tonet, SilviaGonçalves, Camila Siqueira Gouvêa AcostaUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2020-01-07T16:38:55Z2020-01-07T16:38:55Z2016https://hdl.handle.net/1884/54811Orientadora : Camila Siqueira Gouvêa Acosta GonçalvesMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Esse artigo tem a finalidade de analisar como se configura a relação dos participantes ativos da escola, salientar a importância da participação da família na vida estudantil de seus filhos, como um dos incentivos primordial ao seu sucesso escolar e demonstrar a satisfação dos docentes em contribuir para essa apropriação, tudo isso propiciado e justificado pela gestão democrática e por todos os participantes ativos da escola. Tanto a escola com seus atuantes (professores, diretores, pedagogos, funcionários da limpeza e da cozinha) como a comunidade na qual está inserida, ou seja, os pais e/ou responsáveis, são todos protagonistas na relação entre o processo de ensino-aprendizagem dos discentes no âmbito escolar quanto no familiar. Desse modo escola e comunidade são segmentos constituintes na formação desses indivíduos em desenvolvimento. Sendo assim, podem ser pensados sobre o principal impacto da falta de um dos segmentos cruciais na formação plena dos discentes, e, sobretudo quais os procedimentos, ações que a escola como um todo pode realizar para que ele seja, senão integralmente, parcialmente inserido nesse processo. Observado por meio de alguns estudiosos em suas pesquisas sobre esse processo tão delicado da educação dos discentes, no intuito de agregar reflexões e soluções para sua inserção. Para aprimorar as reflexões foi utilizada a metodologia de caráter qualitativa e exploratória de dados teóricos e teve como embasamento os autores Vitor Paro, Paulo Freire, Celso Antunes entre outros, que trazem estudos significativos à participação da família na escola como incentivo educacional. Estudo esse que precisa de continuidade e formas criativas que agreguem cada vez mais a família dentro do ambiente de desenvolvimento de seus filhos, futuros cidadãos ativos na sociedade22 p.application/pdfLar e escolaEscolas - Organização e administraçãoParticipação da família na escola : como um incentivo educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - SILVIA TONET.pdfapplication/pdf820081https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54811/1/R%20-%20E%20-%20SILVIA%20TONET.pdfbd87ce78bc294e8b8051fc347bfa361eMD51open access1884/548112020-01-07 13:38:56.041open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54811Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-01-07T16:38:56Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Participação da família na escola : como um incentivo educacional
title Participação da família na escola : como um incentivo educacional
spellingShingle Participação da família na escola : como um incentivo educacional
Tonet, Silvia
Lar e escola
Escolas - Organização e administração
title_short Participação da família na escola : como um incentivo educacional
title_full Participação da família na escola : como um incentivo educacional
title_fullStr Participação da família na escola : como um incentivo educacional
title_full_unstemmed Participação da família na escola : como um incentivo educacional
title_sort Participação da família na escola : como um incentivo educacional
author Tonet, Silvia
author_facet Tonet, Silvia
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Gonçalves, Camila Siqueira Gouvêa Acosta
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonet, Silvia
dc.subject.por.fl_str_mv Lar e escola
Escolas - Organização e administração
topic Lar e escola
Escolas - Organização e administração
description Orientadora : Camila Siqueira Gouvêa Acosta Gonçalves
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-07T16:38:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-07T16:38:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/54811
url https://hdl.handle.net/1884/54811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 22 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54811/1/R%20-%20E%20-%20SILVIA%20TONET.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bd87ce78bc294e8b8051fc347bfa361e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860768356892672