O domínio dos acadêmicos de letras a análise linguística em gêneros textuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jurach, Jussara Maria
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/41948
Resumo: Orientadora : Profª. Drª. Teresa Cristina Wachowicz
id UFPR_2342a66f37cbd471c3ae8c751b11ec2c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/41948
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Jurach, Jussara MariaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasWachowicz, Teresa Cristina, 1966-2020-04-27T20:47:19Z2020-04-27T20:47:19Z2015https://hdl.handle.net/1884/41948Orientadora : Profª. Drª. Teresa Cristina WachowiczTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 16/12/2015Inclui referências : f. 221-225Linha de pesquisa: Linguagens e práticas sociaisResumo: A análise linguística depende da autonomia do analista para levantar hipóteses sobre a linguagem e relacioná-las com conhecimentos especializados sobre a língua. Essa atividade perpassa um conjunto de categorizações sobre o nível gramatical e o textual-discursivo, pois envolve as práticas sociais com a linguagem, o que remete aos gêneros textuais. Por essa caracterização, a concepção de análise linguística está relacionada aos desenvolvimentos dos estudos textuais e é um dos temas enfatizados nas propostas de ensino de Língua Portuguesa. Pensando nessas relações, neste trabalho buscamos fazer um diagnóstico a respeito do domínio dos acadêmicos de Letras sobre a análise linguística de gêneros textuais. Para verificar as diferenças desse domínio no início e no fim da graduação, aplicamos um questionário, com dez perguntas discursivas, solicitando a análise linguística de gêneros textuais diversos, aos acadêmicos do período inicial e final da graduação em Letras de cinco universidades públicas localizadas no Paraná. Para a elaboração das questões e a definição dos critérios de análise das respostas, partimos da noção de sequência textual, conforme Adam (2001 e 2011). Esse autor evidencia a organização hierárquica dos textos e a existência de cinco protótipos sequenciais de base (descritivo, narrativo, explicativo, argumentativo e dialogal), os quais apresentam regularidades estruturais e são constituídos pela atividade cognitiva espontânea dos sujeitos ao fazer categorizações sobre a linguagem. Isso nos levou a buscar as definições da Semântica Cognitiva sobre os sistemas cognitivos estruturadores da linguagem, de acordo com a abordagem de Talmy (2001). Ao associar a atuação desses sistemas às marcas linguísticas constitutivas dos protótipos sequenciais, pudemos oferecer pontos de partida para a análise linguística de textos de gêneros diversos. Com base nesses pontos, ao analisar as respostas dos alunos, percebemos a atuação desses processos cognitivos estruturadores da linguagem em ambos os períodos de graduação pesquisados. No entanto, o domínio da análise linguística, de modo geral, considerando a exploração de conhecimentos especializados, não foi satisfatório, embora os acadêmicos do período final tenham demonstrado maior precisão que os do período inicial no uso da metalinguagem e na identificação das marcas linguísticas e das relações textual-discursivas. Palavras-chave: análise linguística; sequências textuais; gêneros textuais; sistemas cognitivos.Abstract: The linguistic analysis depends on the analyst autonomy to raise hypotheses on language in use and relate them to systematized knowledges about the language. This activity runs through a set of categorizations about the grammatical level and the discursive-textual, because it involves the social practices with language, which refers to the textual genres. By this characterization, the conception of linguistic analysis is related to the developments of textual studies and it is one of the themes emphasized in the teaching proposals of Portuguese Language. Considering these relationships, in this dissertation we aimed to make a diagnosis concerning the mastery of the scholars of Letters on the linguistic analysis of textual genres. To check the differences of this understanding at the beginning and at the end of the undergraduate course we applied a questionnaire, consisted of ten essay questions, requesting the linguistic analysis of various textual genres to the undergraduate scholars of the initial and final period of the undergraduate program in Letters from five public universities of Paraná. For the questions formulation and definition of the analysis criteria of the responses, we started from the notion of textual sequence as stated by Adam (2001 and 2011). This author emphasizes the hierarchical organization of the texts and the existence of five basic sequential prototypes (descriptive, narrative, explanatory, argumentative and dialogical), which present structural regularities and are composed by spontaneous cognitive activity of the subjects when creating categorizations about language. This led us to seek the definitions of Cognitive Semantic on the structuring cognitive systems of language, according to Talmy's approach (2001). By associating the performance of these systems to the linguistics constitutive traits of the sequential prototypes, we could offer starting points for the linguistic analysis of texts of various genres. Based on these points, after analyzing the students' responses, we noticed the performance of these structuring cognitive processes of language in both undergraduate periods that were researched. However, the understanding of linguistic analysis, in general, considering the exploitation of expertise knowledges, was not satisfactory, although the scholars of the final period have demonstrated greater accuracy than the ones from the initial period in the use of meta-language and identifying linguistics traits and discursive-textual relationships. Keywords: linguistic analysis; textual sequences; textual genres; cognitive systems.246 f : il., algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalLingua espanhola - Estudo e ensinoLetrasAnálise linguística (Linguística)Língua portuguesa - CogniçãoLíngua portuguesa - Textos - LinguagemO domínio dos acadêmicos de letras a análise linguística em gêneros textuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - T - JUSSARA MARIA JURACH.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1108https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41948/1/R%20-%20T%20-%20JUSSARA%20MARIA%20JURACH.pdf.jpg0a4c6a35be16ad71f910303a53e7a531MD51open accessTEXTR - T - JUSSARA MARIA JURACH.pdf.txtExtracted Texttext/plain545868https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41948/2/R%20-%20T%20-%20JUSSARA%20MARIA%20JURACH.pdf.txt270a1e0f3a8c2a0fde67ed634aceb600MD52open accessORIGINALR - T - JUSSARA MARIA JURACH.pdfapplication/pdf5584994https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41948/3/R%20-%20T%20-%20JUSSARA%20MARIA%20JURACH.pdf3bcb0b6e19b0e9faa4d0b4b5a9dff289MD53open access1884/419482020-04-27 17:47:19.192open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/41948Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-04-27T20:47:19Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O domínio dos acadêmicos de letras a análise linguística em gêneros textuais
title O domínio dos acadêmicos de letras a análise linguística em gêneros textuais
spellingShingle O domínio dos acadêmicos de letras a análise linguística em gêneros textuais
Jurach, Jussara Maria
Lingua espanhola - Estudo e ensino
Letras
Análise linguística (Linguística)
Língua portuguesa - Cognição
Língua portuguesa - Textos - Linguagem
title_short O domínio dos acadêmicos de letras a análise linguística em gêneros textuais
title_full O domínio dos acadêmicos de letras a análise linguística em gêneros textuais
title_fullStr O domínio dos acadêmicos de letras a análise linguística em gêneros textuais
title_full_unstemmed O domínio dos acadêmicos de letras a análise linguística em gêneros textuais
title_sort O domínio dos acadêmicos de letras a análise linguística em gêneros textuais
author Jurach, Jussara Maria
author_facet Jurach, Jussara Maria
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Jurach, Jussara Maria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wachowicz, Teresa Cristina, 1966-
contributor_str_mv Wachowicz, Teresa Cristina, 1966-
dc.subject.por.fl_str_mv Lingua espanhola - Estudo e ensino
Letras
Análise linguística (Linguística)
Língua portuguesa - Cognição
Língua portuguesa - Textos - Linguagem
topic Lingua espanhola - Estudo e ensino
Letras
Análise linguística (Linguística)
Língua portuguesa - Cognição
Língua portuguesa - Textos - Linguagem
description Orientadora : Profª. Drª. Teresa Cristina Wachowicz
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-27T20:47:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-27T20:47:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/41948
url https://hdl.handle.net/1884/41948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 246 f : il., algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41948/1/R%20-%20T%20-%20JUSSARA%20MARIA%20JURACH.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41948/2/R%20-%20T%20-%20JUSSARA%20MARIA%20JURACH.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41948/3/R%20-%20T%20-%20JUSSARA%20MARIA%20JURACH.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0a4c6a35be16ad71f910303a53e7a531
270a1e0f3a8c2a0fde67ed634aceb600
3bcb0b6e19b0e9faa4d0b4b5a9dff289
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823527026681708544