Natureza em storytelling : mito e estratégia nos filmes publicitários do Greenpeace

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Luiza Ribeiro de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80961
Resumo: Orientador(a): Prof. Dr. Hertz Wendell de Camargo
id UFPR_236be038d898bcb82ce07ba110d38352
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80961
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoCamargo, Hertez Wendel deLima, Luiza Ribeiro de2023-01-31T14:55:33Z2023-01-31T14:55:33Z2022https://hdl.handle.net/1884/80961Orientador(a): Prof. Dr. Hertz Wendell de CamargoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 01/06/2022Inclui referências: p. 142-146Resumo: A presente dissertação busca compreender como estratégias de storytelling, na forma de estruturas narrativas e referências míticas, são usadas em filmes publicitários do Greenpeace para engajar pessoas em prol da causa ambientalista. Em um primeiro momento, foi realizado um levantamento bibliográfico para compreender como os textos publicitários estabelecem relações com os textos míticos. Evidenciando o caráter interdisciplinar da pesquisa, tomamos como aporte teórico a Semiótica da Cultura para interpretar os filmes publicitários em relação a textos culturais oriundos dos campos da Psicologia Analítica, Antropologia e Teoria da Literatura. Em seguida, outro levantamento foi realizado para contextualizar a popularização do uso do storytelling no mercado, abordando os fundamentos da narrativa ocidental, além de arquétipos e estruturas narrativas populares na publicidade e no cinema comercial. Entre elas ganha destaque a Jornada do Herói, que serve como base para a análise do corpus composto por três vídeos publicados em 2020 no YouTube. Como método, associamos instrumentos da análise de conteúdo à estrutura da quaternidade mítica aplicada ao cinema para analisar os vídeos disponíveis no canal do Greenpeace Brasil. O objetivo é compreender como as estruturas narrativas são construídas de modo a engajar a audiência, considerando que o movimento ambientalista defende a preservação da natureza e que o storytelling recorre a referências míticas e arquetípicas para persuadir pessoas. A fim de contribuir para o desenvolvimento de pesquisas acerca das relações entre meio ambiente, imaginário e publicidade, concluímos que o storytelling dos filmes publicitários do Greenpeace reflete tendências já estabelecidas no mercado, mas também faz referência a simbolismos relacionados ao arquétipo da Grande Mãe e aos mitos do Fim do Mundo.Abstract: The present dissertation seeks to understand how storytelling strategies, in narrative structures and mythical references, are used in Greenpeace advertising films to engage people in favour of the environmental cause. At first, a bibliographic survey was carried out to understand how advertising texts establish relationships with fictional texts. Evidencing the interdisciplinary character of the research, we took as a theoretical contribution the Semiotics of Culture to interpret advertising films regarding cultural texts from the fields of Analytical Psychology, Anthropology and Theory of Literature. Then, another survey was carried out to contextualize the popularization of the use of storytelling in the market, addressing the fundamentals of western narrative in addition to popular narrative archetypes and structures in advertising and commercial cinema. Among them, the Hero's Journey stands out, which serves as a basis for analyzing the corpus, consisting of three videos published in 2020 on YouTube. As a method, we associated content analysis instruments to the structure of the mythical quaternity, applied to cinema, to analyze the videos available on the Greenpeace Brazil channel. The objective is to understand how narrative structures are built to engage the audience, considering that the environmental movement defends the preservation of nature, and that storytelling uses mythical and archetypal references to persuade people. In order to contribute to the development of research on the relationship between the environment, imagery and advertising, we conclude that the storytelling of Greenpeace advertising films reflects trends already established in the market but also makes reference to symbolisms related to the Great Mother archetype and the myths of the End of the World.1 recurso online : PDF.application/pdfComunicação e culturaMitoFilme PublicitárioComunicaçãoNatureza em storytelling : mito e estratégia nos filmes publicitários do Greenpeaceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LUIZA RIBEIRO DE LIMA.pdfapplication/pdf2921540https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80961/1/R%20-%20D%20-%20LUIZA%20RIBEIRO%20DE%20LIMA.pdf5bf7944aa5ef55cf108abe8132158ca5MD51open access1884/809612023-01-31 11:55:33.129open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80961Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-01-31T14:55:33Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Natureza em storytelling : mito e estratégia nos filmes publicitários do Greenpeace
title Natureza em storytelling : mito e estratégia nos filmes publicitários do Greenpeace
spellingShingle Natureza em storytelling : mito e estratégia nos filmes publicitários do Greenpeace
Lima, Luiza Ribeiro de
Comunicação e cultura
Mito
Filme Publicitário
Comunicação
title_short Natureza em storytelling : mito e estratégia nos filmes publicitários do Greenpeace
title_full Natureza em storytelling : mito e estratégia nos filmes publicitários do Greenpeace
title_fullStr Natureza em storytelling : mito e estratégia nos filmes publicitários do Greenpeace
title_full_unstemmed Natureza em storytelling : mito e estratégia nos filmes publicitários do Greenpeace
title_sort Natureza em storytelling : mito e estratégia nos filmes publicitários do Greenpeace
author Lima, Luiza Ribeiro de
author_facet Lima, Luiza Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camargo, Hertez Wendel de
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Luiza Ribeiro de
contributor_str_mv Camargo, Hertez Wendel de
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação e cultura
Mito
Filme Publicitário
Comunicação
topic Comunicação e cultura
Mito
Filme Publicitário
Comunicação
description Orientador(a): Prof. Dr. Hertz Wendell de Camargo
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-31T14:55:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-31T14:55:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/80961
url https://hdl.handle.net/1884/80961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80961/1/R%20-%20D%20-%20LUIZA%20RIBEIRO%20DE%20LIMA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5bf7944aa5ef55cf108abe8132158ca5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898687016861696