Funções e contribuições do enfermeiro em transplante de células-tronco hematopoéticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Kaoana de Lima Botto
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/27321
Resumo: Orientadora: Profª Drª Elizabeth Bernardino
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spelling Carvalho, Kaoana de Lima BottoBernardino, ElizabethClémence DallaireUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2019-02-04T17:50:59Z2019-02-04T17:50:59Z2011https://hdl.handle.net/1884/27321Orientadora: Profª Drª Elizabeth BernardinoCoorientadora: Profa. Dra. Clémence DallaireDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Defesa: Curitiba, 01/12/2011Bibliografia: fls. 95-101Área de concentração: Prática profissional de enfermagemResumo: o Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas (TCTH) é um procedimento altamente complexo e de grande densidade tecnológica, que se mostra como única chance de cura para muitos pacientes, mas que também envolve inúmeras complicações. Os enfermeiros que exercem suas atividades nesse serviço são amplamente capacitados e se inserem no processo de trabalho em saúde contribuindo para o atendimento às necessidades do paciente transplantado por meio de suas funções. Clémence Dallaire, no referencial de funções do enfermeiro, descreve cinco funções desempenhadas por esse profissional nas instituições de saúde: cuidar, educar, colaborar, coordenar e supervisionar. Esse estudo descritivo de abordagem qualitativa objetivou identificar as atividades desempenhadas pelos enfermeiros no serviço de TCTH, classificá-las de acordo com as funções do enfermeiro do referencial de Clémence Dallaire e apreender as contribuições do enfermeiro para este serviço a partir de suas funções. A coleta de dados ocorreu em maio de 2011 em um serviço de TCTH de uma instituição pública do interior de São Paulo, com doze enfermeiros dos cargos assistenciais, gerenciais e de enfermeiro da visita, por meio da observação sistemática não participante, onde foram identificadas as atividades realizadas em seu cotidiano de trabalho, totalizando 77 horas de observação. A análise dos dados deu-se pela análise de conteúdo, através da categorização das atividades observadas segundo as funções do enfermeiro descritas no referencial utilizado. Os resultados indicaram que os enfermeiros desempenham todas as funções descritas, sendo as atividades de cuidado e de educação mais expressivas no cargo assistencial, e as de colaboração, coordenação e supervisão nos cargos da visita e gerencial. Entre os cuidados prestados, observou-se que tanto os de manutenção da vida quanto os técnicos gerais e especializados são desempenhados pelos enfermeiros e possuem o mesmo grau de importância no serviço, o que demonstra a prestação de um cuidado integral ao paciente transplantado e uma valorização dessa função pelos profissionais. Os cuidados técnicos especializados são executados exclusivamente pelos enfermeiros e requerem conhecimentos e habilidades específicos adquiridos pela capacitação, especialização e expertise. A função educar é desempenhada em vista de promover o autocuidado por meio da educação em saúde. Os enfermeiros colaboram com o serviço e com a equipe multiprofissional, mostrando-se mais expressiva com o profissional médico. As atividades de coordenação clínica e funcional permitem a articulação dos processos de trabalho e a organização das partes do sistema, proporcionando meios para que o cuidado seja prestado. Os enfermeiros supervisionam os demais membros da equipe de enfermagem por meio da capacitação inicial e de orientações que subsidiem a efetividade do cuidado, atividades que se manifestam pela educação em serviço. Concluiu-se que o enfermeiro que atua em TCTH contribui muito para o serviço e de uma maneira bastante particular, pois além das atividades previstas por sua profissão, ele executa outras que extrapolam suas atribuições, realizadas em especial por meio da função de colaboração.Abstract: hematopoietic Stem-Cells Transplantation (HSTC) is a highly complex procedure and high-tech, shown as the only chance of cure for many patients, but also involves many complications. Nurses who pursue their activities in this service are broadly trained and fit into the health work process in contributing to the assistance to the care needs of transplanted patients by means of its functions. Clémence Dallaire, in the framework of nurse's functions, describes five functions performed by this professional in health services: care, educate, collaborate, coordinate and supervise. This qualitative descriptive study aimed to identify the activities performed by nurses in the service of HSCT, classify them according to the framework of nurse's functions by Clémence Dallaire and understand the contributions of nurses for this service from their functions. Data collection occurred in May 2011 in a service of HSCT from a public institution of São Paulo, with twelve nurses from the positions of caring, managerial and nurse's visit, through systematic non-participant observation, which were identified activities in their daily work, totaling 77 hours of observation. Analysis of data was by content analysis by categorizing the observed activities according to the functions of nurses described in the framework. The results indicated that nurses perform all the functions described, that the activities of care and educations are more expressive in the assistance position, and that collaboration, coordination and supervision are more expressive in the visit and managerial positions. Among the care provided, it was observed that maintenance of life care and general and specialized technicians care are performed by nurses and have the same degree of importance in the service, which shows the provision of comprehensive care to a transplanted patient and a recovery of that function by professionals. Specialized technicians cares are run solely by nurses and require specific knowledge and skills acquired by training, specialization and expertise. The function of education is performed in order to promote self care through health educations. Nurses collaborate with the service and with the multidisciplinary team, being more expressive with the doctors. The activities of clinical and functional coordination enable articulation of work processes and organization of parts of a system, means for providing that care is provided. Nurses supervise the other members of the nursing team through the initial training and guidelines that support the effectiveness of care, activities that are manifested by in-service education. It was concluded that the nurse who works in HSCT contributes much to the service and in a very particular way, because beyond the activities provided by his profession, he performs other that go beyond their functions, carried out by means of the collaboration.106f. + 1 CD'Rom : il. [algumas color.], grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesTransplante de células-tronco hematopoéticasTransplante de medula ósseaCuidados de enfermagemEnfermagemEnfermagemFunções e contribuições do enfermeiro em transplante de células-tronco hematopoéticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - KAOANA DE LIMA BOTTO CARVALHO.pdfapplication/pdf1829329https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27321/1/R%20-%20D%20-%20KAOANA%20DE%20LIMA%20BOTTO%20CARVALHO.pdffa1c608af829c58afaf694daf34ca835MD51open access1884/273212019-02-04 15:50:59.508open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/27321Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-02-04T17:50:59Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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