A educação de Hermes e a disciplina de filosofia na política curricular brasileira pós-década de 1990

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morello, Ana Carolina Camargo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/64401
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Geraldo Balduíno Horn
id UFPR_247756455b613d383a3f7a0c84018455
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/64401
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Morello, Ana Carolina CamargoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoHorn, Geraldo Balduíno2019-12-13T13:04:50Z2019-12-13T13:04:50Z2018https://hdl.handle.net/1884/64401Orientador: Prof. Dr. Geraldo Balduíno HornDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 05/12/2018Inclui referênciasResumo: A presente dissertação de mestrado sistematiza e problematiza o sentido e a função do ensino de Filosofia no contexto das políticas públicas educacionais a partir da publicação da LDBEN 9394/96. Identifica e analisa quais são as principais contradições existentes entre as intencionalidades expressas nas fundamentações, justificativas e concepções dos documentos oficiais e as ações que as traduzem no âmbito das instâncias político-administrativa e escolar. O estudo é realizado a partir dos pressupostos do materialismo histórico-dialético de Marx apoiando-se também e, principalmente, nos seguintes autores: KOSIK (2010); HARVEY (2017); DUARTE (2011; 2012; 2013; 2016) e SAVIANI (2008; 2012; 2013; 2016). A pesquisa mostra que as concepções utilizadas como justificativa das reformas educacionais em prol de uma suposta qualidade, ocultam a essência das relações de manutenção do poder hegemônico da sociedade capitalista e suas formas de (con)formação. Reafirma a necessidade não só da manutenção da Filosofia no Ensino Médio como também de seu tratamento didático-pedagógico que a considere como uma disciplina que possui especificidade metodológica, estatuto disciplinar próprio, conteúdos socialmente referendados, podendo contribuir com o processo de humanização e emancipação dos indivíduos. Palavras-chave: Educação, Ensino de Filosofia, Currículo, Materialismo Histórico- Dialético.Abstract: The current study aims systematize and discuss the meaning and function of the Philosophy teaching in the context of public educational policies from the publication of the LDBEN 9394/96. It also identifies and analyzes which are the main contradictions between the intentions expressed in the reasons, justifications and conceptions of official documents and the resulting actions in the politicaladministrative and schools contexts. The study is developed in dialectical and historical materialism perspective of Marx, also considering, mainly, the following authors: KOSIK (2010); HARVEY (2017); DUARTE (2011; 2012; 2013; 2016) e SAVIANI (2008; 2012; 2013; 2016). The research shows that the concepts used as justification of educational reforms in favor of a so-called quality, conceal the essence of hegemonic society power in its capitalist relations and its forms of settle for it. It still reaffirms the need not only for the maintenance of Philosophy in high school as well as its didacticpedagogic treatment considering as a discipline that has methodological specificity, own bylaw status, contents socially approved, and may contribute to the process of humanization and emancipation of individuals Key-words: Education, Philosophy teaching, Curriculum, Dialectical and Historical Materialism.[114] p. : il.application/pdfEducação - Politicas publicasFilosofia - Estudo e ensinoEducação - CurriculosEducaçãoA educação de Hermes e a disciplina de filosofia na política curricular brasileira pós-década de 1990info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANA CAROLINA CAMARGO MORELLO DE PAULA.pdfapplication/pdf1681892https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64401/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20CAROLINA%20CAMARGO%20MORELLO%20DE%20PAULA.pdf885b7e5ee3ebbb210985385e577a40f6MD51open access1884/644012019-12-13 10:04:50.776open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/64401Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-13T13:04:50Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação de Hermes e a disciplina de filosofia na política curricular brasileira pós-década de 1990
title A educação de Hermes e a disciplina de filosofia na política curricular brasileira pós-década de 1990
spellingShingle A educação de Hermes e a disciplina de filosofia na política curricular brasileira pós-década de 1990
Morello, Ana Carolina Camargo
Educação - Politicas publicas
Filosofia - Estudo e ensino
Educação - Curriculos
Educação
title_short A educação de Hermes e a disciplina de filosofia na política curricular brasileira pós-década de 1990
title_full A educação de Hermes e a disciplina de filosofia na política curricular brasileira pós-década de 1990
title_fullStr A educação de Hermes e a disciplina de filosofia na política curricular brasileira pós-década de 1990
title_full_unstemmed A educação de Hermes e a disciplina de filosofia na política curricular brasileira pós-década de 1990
title_sort A educação de Hermes e a disciplina de filosofia na política curricular brasileira pós-década de 1990
author Morello, Ana Carolina Camargo
author_facet Morello, Ana Carolina Camargo
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Morello, Ana Carolina Camargo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Horn, Geraldo Balduíno
contributor_str_mv Horn, Geraldo Balduíno
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Politicas publicas
Filosofia - Estudo e ensino
Educação - Curriculos
Educação
topic Educação - Politicas publicas
Filosofia - Estudo e ensino
Educação - Curriculos
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Geraldo Balduíno Horn
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-13T13:04:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-13T13:04:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/64401
url https://hdl.handle.net/1884/64401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv [114] p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64401/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20CAROLINA%20CAMARGO%20MORELLO%20DE%20PAULA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 885b7e5ee3ebbb210985385e577a40f6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898673639129088