Trabalho intensificado, subjetividades controladas e alienação nas universidades federais : uma contribuição à análise das políticas de avaliação científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magnin, Luana Silvy de Lorenzi Tezza, 1986-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/71314
Resumo: Orientador: Prof. Dr. José Henrique de Faria
id UFPR_257a185943c408f8bbcf9f029bef77f8
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/71314
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Magnin, Luana Silvy de Lorenzi Tezza, 1986-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoFaria, José Henrique de, 1950-2021-08-09T17:39:11Z2021-08-09T17:39:11Z2020https://hdl.handle.net/1884/71314Orientador: Prof. Dr. José Henrique de FariaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 29/04/2020Inclui referências: p. 209-215Área de concentração: Estratégia e Análise OrganizacionalResumo: A intensificação do trabalho do pesquisador e sua submissão a novas formas de avaliação científica caracterizam o atual cenário da pesquisa brasileira. Apesar das múltiplas críticas teóricas ao produtivismo, são poucas as pesquisas produzidas a partir do campo empírico, tomando os pesquisadores como sujeitos. Assim, a pesquisa objetivou analisar quais os efeitos de sentido, no campo da subjetividade dos avaliados, das políticas de avaliação científica adotadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para além da aferição de resultados. Dialogou-se com os pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação de universidades públicas que mais publicaram na área da Administração no período de 2015 a 2017. Para a seleção dos sujeitos da pesquisa, adotou-se a consulta aos Currículos lattes dos 219 pesquisadores vinculados às universidades públicas com programas de pós-graduação em Administração com notas 5, 6 ou 7 na avaliação quadrienal CAPES 2017: UNB, UFPR, UFRGS, USP, UFRJ, UFBA e UFLA. Foram selecionados 29 pesquisadores que atenderam aos critérios de produtividade, sendo que 13 deles efetivamente participaram da pesquisa. Para a análise, os posicionamentos foram lidos enquanto enunciados, conforme entendido pela Filosofia da Linguagem bakhtiniana. A Epistemologia Crítica do Concreto possibilitou a análise desses enunciados, por meio da análise de suas contradições. As entrevistas dialogadas abarcaram os seguintes temas, a partir do eixo central, qual seja, o posicionamento dos pesquisadores em relação à política de avaliação da CAPES: principais desafios encontrados, estratégias de produção, questionamentos sobre a carreira/aposentadoria/financiamento da pesquisa, principais aspectos que motivam e desmotivam o trabalho do pesquisador, autonomia e flexibilidade na universidade, processos de saúde e doença, entre outros. Os resultados sugerem que conhecer como os pesquisadores se posicionam em relação à avaliação, assim como os efeitos de sentido produzidos, é fundamental para problematizar o atual modelo de avaliação científica, que impacta diretamente tanto na saúde docente quanto na produção científica do país. Os resultados apontam que os docentes têm priorizado estratégias individuais de produção e por vezes não ponderam o sentido da pesquisa para além das métricas avaliativas. Ainda, foram problematizadas as relações produzidas a partir da política avaliativa entre o psiquismo, a imaginação e a realidade concreta, o que permitiu a proposição de um modelo comparativo entre o exercício da imaginação no psiquismo adulto e o que denominamos "realismo fatalista e conformista". Nesse sentido, as incursões teórico-empíricas permitem afirmar que a forma como o sujeito se relaciona com a própria imaginação, condicionada pelas circunstâncias histórico-culturais, modifica a maneira como ele se relaciona com a realidade concreta, ampliando ou restringindo suas possibilidades de ação. Conclui-se, portanto, que o alcance da política de avaliação supera os referenciais ditos objetivos, como a aferição de resultados, produzindo também desejos de produção massificados e por vezes contraproducentes, assim como subjetividades que, mesmo produzindo muito, se questionam quanto à sua capacidade produtiva. Finalmente, aponta-se para a importância da restauração da dimensão política e social da pesquisa, de modo a modificar o atual cenário crítico da produção e avaliação científica nacional.Abstract: The intensification of the researcher's work and his submission to new forms of scientific evaluation characterize the current scenario of Brazilian research. Despite the multiple theoretical criticisms of productivism, few researches are produced from the empirical field, taking researchers as subjects. Thus, the research aimed to analyze the senses produced, in the field of subjectivity of the evaluated, of the scientific evaluation policies adopted by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), in addition to the measurement of results. Dialogues were held with researchers linked to postgraduate programs at public universities that most published in the area of Administration in the period from 2015 to 2017. For the selection of the researchers, were consulted the lattes of the 219 linked researchers to public universities with postgraduate programs in Administration with grades 5, 6 or 7 in the CAPES 2017 four-year assessment: UNB, UFPR, UFRGS, USP, UFRJ, UFBA and UFLA. The 29 researchers who met the productivity criteria were selected, 13 of whom effectively participated in the research. For the analysis, the positions were read as statements, as understood by the Bakhtinian Philosophy of Language. The Critical Epistemology of Concrete enabled the analysis of these statements, through the analysis of their contradictions. The dialogued interviews covered the following themes, from the central axis, namely, the positioning of the researchers in relation to CAPES' evaluation policy: main challenges encountered, production strategies, questions about the career / retirement / research funding, main aspects that motivate and discourage the researcher's work, autonomy and flexibility at the university, health and disease processes, among others. The results suggest that knowing how researchers position themselves in relation to evaluation, as well as the meaning effects produced, is fundamental to problematize the current model of scientific evaluation, which directly impacts both researchers' health and the country's scientific production. The results show that researchers have prioritized individual production strategies and sometimes do not consider the meaning of the research beyond the evaluation metrics. Still, the relations produced from the evaluative policy between the psyche, the imagination and the concrete reality were problematized, which allowed the proposition of a comparative model between the exercise of the imagination in the adult psyche and what we call "fatalistic and conformist realism". In this sense, the theoretical-empirical incursions allow us to affirm that the way the subject relates to his own imagination, conditioned by historical-cultural circumstances, changes the way he relates to concrete reality, expanding or restricting his possibilities for action. It is concluded, therefore, that the scope of the evaluation policy exceeds the referred objectives, such as the measurement of results, also producing desires for mass production and sometimes counterproductive, as well as subjectivities that, even producing a lot, question themselves about their productive capacity. Finally, it points to the importance of restoring the political and social dimension of research, in order to modify the current critical scenario of national scientific production and evaluation.Resumé: L'intensification du travail du chercheur et sa soumission à de nouvelles formes d'évaluation scientifique caractérisent le scénario actuel de la recherche brésilienne. Malgré de multiples critiques théoriques du productivisme, il y a peu de recherches produites dans le domaine empirique, prenant les chercheurs comme sujets. Ainsi, la recherche visait à analyser les effets de sens, dans le domaine de la subjectivité des évalués, des politiques d'évaluation scientifique adoptées par la Coordination pour l'amélioration du personnel de l'enseignement supérieur (CAPES), en plus de la mesure des résultats. Des dialogues ont eu lieu avec des chercheurs liés aux programmes de troisième cycle dans les universités publiques qui ont le plus publié dans le domaine de l'administration de 2015 à 2017. Pour la sélection des sujets de recherche, les lattes curricula de 219 chercheurs ont été consultés, liés aux universités publiques avec des programmes d'études supérieures en administration avec des grades 5, 6 ou 7 dans l'évaluation quadriennale CAPES 2017: UNB, UFPR, UFRGS, USP, UFRJ, UFBA et UFLA. Ont été sélectionnés 29 chercheurs qui répondaient aux critères de productivité, dont 13 ont effectivement participé à la recherche. Pour l'analyse, les positions ont été lues comme énoncées, comme le comprend la philosophie bakhtinienne du langage. L'épistémologie critique du concret a permis l'analyse de ces énoncés, à travers l'analyse de leurs contradictions. Les entretiens dialogués ont couvert les thèmes suivants, basés sur l'axe central, à savoir le positionnement des chercheurs par rapport à la politique d'évaluation de CAPES : principaux défis rencontrés, stratégies de production, questions sur le financement carrière / retraite / recherche, les principaux aspects qui motivent et démotivent le travail du chercheur, l'autonomie et la flexibilité à l'université, les processus de santé et de maladie, entre autres. Les résultats suggèrent que, de savoir comment les chercheurs se positionnent par rapport à l'évaluation, ainsi que les effets de sens produits, est fondamental pour problématiser le modèle actuel d'évaluation scientifique, qui impacte directement à la fois la santé de l'enseignement et la production scientifique du pays. Les résultats montrent que les enseignants ont priorisé les stratégies de production individuelles et parfois ne considèrent pas le sens de la recherche audelà des paramètres d'évaluation. Pourtant, les relations produites à partir de la politique évaluative entre le psychisme, l'imagination et la réalité concrète ont été problématisées, ce qui a permis la proposition d'un modèle comparatif entre l'exercice de l'imagination dans le psychisme adulte et ce que nous appelons le "réalisme fataliste". En ce sens, les incursions théorico-empiriques permettent d'affirmer que la relation du sujet à sa propre imagination, conditionnée par les circonstances historiques et culturelles, modifie sa relation à la réalité concrète, élargissant ou restreignant ses possibilités d'action. On en conclut donc que la portée de la politique d'évaluation dépasse les objectifs visés, tels que la mesure des résultats, produisant également des envies de production de masse et parfois contre-productives, ainsi que des subjectivités qui, même en produisant beaucoup, s'interrogent sur leur capacité de production. Enfin, il souligne l'importance de restaurer la dimension politique et sociale de la recherche, afin de modifier le scénario critique actuel de production et d'évaluation scientifique nationale.216 p. : il.application/pdfUniversidades e faculdades publicasProdução científicaAdministraçãoPesquisadoresTrabalho - AvaliaçãoTrabalho intensificado, subjetividades controladas e alienação nas universidades federais : uma contribuição à análise das políticas de avaliação científicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - LUANA SILVY DE LORENZI TEZZA MAGNIN.pdfapplication/pdf2310398https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71314/1/R%20-%20T%20-%20LUANA%20SILVY%20DE%20LORENZI%20TEZZA%20MAGNIN.pdfb80c2a55d29f1086830a3ef352b2ee40MD51open access1884/713142021-08-09 14:39:11.997open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71314Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-08-09T17:39:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trabalho intensificado, subjetividades controladas e alienação nas universidades federais : uma contribuição à análise das políticas de avaliação científica
title Trabalho intensificado, subjetividades controladas e alienação nas universidades federais : uma contribuição à análise das políticas de avaliação científica
spellingShingle Trabalho intensificado, subjetividades controladas e alienação nas universidades federais : uma contribuição à análise das políticas de avaliação científica
Magnin, Luana Silvy de Lorenzi Tezza, 1986-
Universidades e faculdades publicas
Produção científica
Administração
Pesquisadores
Trabalho - Avaliação
title_short Trabalho intensificado, subjetividades controladas e alienação nas universidades federais : uma contribuição à análise das políticas de avaliação científica
title_full Trabalho intensificado, subjetividades controladas e alienação nas universidades federais : uma contribuição à análise das políticas de avaliação científica
title_fullStr Trabalho intensificado, subjetividades controladas e alienação nas universidades federais : uma contribuição à análise das políticas de avaliação científica
title_full_unstemmed Trabalho intensificado, subjetividades controladas e alienação nas universidades federais : uma contribuição à análise das políticas de avaliação científica
title_sort Trabalho intensificado, subjetividades controladas e alienação nas universidades federais : uma contribuição à análise das políticas de avaliação científica
author Magnin, Luana Silvy de Lorenzi Tezza, 1986-
author_facet Magnin, Luana Silvy de Lorenzi Tezza, 1986-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Magnin, Luana Silvy de Lorenzi Tezza, 1986-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Faria, José Henrique de, 1950-
contributor_str_mv Faria, José Henrique de, 1950-
dc.subject.por.fl_str_mv Universidades e faculdades publicas
Produção científica
Administração
Pesquisadores
Trabalho - Avaliação
topic Universidades e faculdades publicas
Produção científica
Administração
Pesquisadores
Trabalho - Avaliação
description Orientador: Prof. Dr. José Henrique de Faria
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-09T17:39:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-09T17:39:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/71314
url https://hdl.handle.net/1884/71314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 216 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71314/1/R%20-%20T%20-%20LUANA%20SILVY%20DE%20LORENZI%20TEZZA%20MAGNIN.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b80c2a55d29f1086830a3ef352b2ee40
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860746435362816