Desenvolvimento de solução para problemas de transferência para pessoas em cadeira de rodas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Helena Perez
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/73661
Resumo: Orientadora: Profª Drª Maria Lúcia Leite Ribeiro Okimoto
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spelling Costa, Ana Helena PerezUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaOkimoto, Maria Lúcia Leite Ribeiro, 1960-2022-03-23T12:40:44Z2022-03-23T12:40:44Z2021https://hdl.handle.net/1884/73661Orientadora: Profª Drª Maria Lúcia Leite Ribeiro OkimotoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Defesa : Curitiba, 03/08/2021Inclui referências: p. 144-158Resumo: Pessoas em cadeira de rodas encontram dificuldades sucessivas para participar da sociedade e realizar suas atividades de vida diária: quedas, transferências, arquitetura e barreiras psicossociais. Entre elas, a transferência, apesar de ser uma das tarefas mais importantes, é limitada pela possibilidade de queda, risco de lesão, tipo de deficiência e condições físicas do local (altura do assento, presença de obstáculos e espaço para aproximação da cadeira de rodas). Portanto, esta pesquisa objetiva desenvolver um produto para facilitar a tarefa da transferência para pessoas em cadeira de rodas. Para isso, utilizou-se o método Design Science Research para o desenvolvimento do produto. Além disso, este trabalho insere ferramentas do design centrado no usuário dentro do método para desenvolver um produto inovador que seja bem aceito e evite uma taxa de abandono alta. A pesquisa foi desenvolvida em parceria com o Hospital de Reabilitação de Curitiba. Com isso, realizou-se um questionário com pessoas em cadeira de rodas, que obteve 127 respostas, destacando dificuldades associadas às quedas e transferências. Nele, encontrou-se que 59,8% das pessoas deixam de realizar atividades por medo de quedas e por uma necessidade de transferir. Em seguida, foram realizadas entrevistas com 13 pessoas, onde se destacaram as maiores dificuldades com a cadeira de rodas. Com um grupo focal, levantou-se os requisitos do produto: ser resistente, estável, de uso independente pelo usuário e com dimensões, custo e peso mínimos. Realizou-se, ainda, uma pesquisa de similares comparando os produtos de auxílio à transferência por meio de uma análise sincrônica. Nela, percebeu-se que nenhum produto atende a todos os requisitos abordados pelos usuários. Realizou-se, então, um brainstorming entre uma equipe de projeto para levantar alternativas de solução. Com uma solução proposta, foi realizado um novo grupo focal para avaliar e propor modificações. Com as alterações realizadas: a inclusão de apoios de braço e pés, possibilidade de inclinação do encosto e mudança no material do assento, foi iniciado o projeto mecânico da estrutura. Assim, fez-se uma representação gráfica 3D do produto utilizada para realizar uma avaliação por meio de uma simulação ergonômica usando a ferramenta RULA e um questionário de usabilidade. Com isso, obteve-se um produto de auxílio à transferência cujos resultados preliminares mostram satisfação dos usuários e possibilidade de melhora na qualidade de vida. Discutiu-se, então, os principais resultados obtidos na pesquisa: a dificuldade na seleção de participantes, a comparação entre os dados encontrados e a literatura, as formas utilizadas para atender às diversas deficiências em um mesmo produto e a efetividade do método e suas alterações no desenvolvimento de produto. Por fim, foi realizada uma análise da pesquisa quanto ao cumprimento dos objetivos propostos e as limitações da pesquisa.Abstract: People in wheelchairs face several difficulties to participate in society and carry out their daily activities: falls, transfers, architecture and psychosocial barriers. Among them, transfers, despite being one of the most important tasks, is limited by factors such as the possibility of falling, risk of injury, type of disability and physical conditions of the location (seat height, presence of obstacles and suficiente space to approach the wheelchair). Therefore, this research aims to develop a product to facilitate the transfer task for wheelchair users. For this, the Design Science Research method was applied for the product development. In addition, this work inserts user-centered design tools within the method to develop an innovative product that is well accepted by potential users and to avoid a high abandonment rate. Research was developed in partnership with the Rehabilitation Hospital in Curitiba. Thus, a questionnaire was carried out with wheelchair users, which obtained 127 responses, highlighting difficulties associated with falls and transfers. It found that 59.8% of people avoid activities for fear of falling and because of a need to transfer. Then, interviews were conducted with 13 people, which highlighted the greatest difficulties with a wheelchair. With a focus group, the product's requirements were raised: to be resistant, stable, for independent use by the user and with minimal dimensions, cost and weight. A search for similar products was also carried out, comparing the transfer aid products through a synchronic analysis. In it, it was noticed that none of the products found meets all the requirements addressed by users. Then, a brainstorming took place among a project team to find alternative solutions. With a proposed solution, a new focus group was carried out to assess it and propose modifications. With the changes made (the inclusion of arm and foot rests, the possibility of tilting the backrest and changing the seat material) the mechanical design of the structure began. Thus, a 3D graphical representation of the product was made, which was used to carry out an evaluation through an ergonomic simulation using the RULA tool and a usability questionnaire. Thus, a transfer aid product was obtained and its preliminary results show user satisfaction and the possibility of improving quality of life. The difficulties faced and the main results obtained in the research were then discussed: the selection of participants, the comparison between the data found and the literature, the ways used to meet the various disabilities in the same product and the effectiveness of the method and its changes in product development. Finally, an analysis of the research was carried out regarding its fulfillment of the proposed objectives and the research limitations.1 recurso online : PDF.application/pdfCadeiras de rodasPessoas com deficiência - Projeto de acessibilidadeEngenharia MecânicaDesenvolvimento de solução para problemas de transferência para pessoas em cadeira de rodasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANA HELENA PEREZ COSTA.pdfapplication/pdf7645520https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73661/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20HELENA%20PEREZ%20COSTA.pdf6d27c35fd6012392d771b1e6db5926b3MD51open access1884/736612022-03-23 09:40:44.403open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/73661Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-03-23T12:40:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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