Gestão escolar e o fracasso escolar?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/68595 |
Resumo: | Orientadora : Monica Ribeiro da Silva |
id |
UFPR_262827be5bbc212dfeeaab42670815e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68595 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Mugnol, ReniUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão EscolarSilva, Monica Ribeiro da, 1960-2022-08-19T20:52:48Z2022-08-19T20:52:48Z2010https://hdl.handle.net/1884/68595Orientadora : Monica Ribeiro da SilvaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão EscolarResumo: O presente artigo destina-se a analisar os fatores que proporcionam fracasso escolar dos alunos. Sabemos que a escola desempenha funções, não se limitando apenas em ser transmissora do conhecimento, isto porque a sociedade exige cada vez mais que os indivíduos aprendam os conhecimentos necessários para transformar sua vida e da sociedade. A prática docente deve estar atrelada, comprometida com o mundo real do aluno, pois ao ingressar na escola o aluno já tem conhecimentos prévios que precisam ser Iapidados. Através de um estudo teórico e pratico buscou-se demonstrar as causas do fracasso escolar. Para que sejam atingidos os objetivos educacionais é importante que os métodos sejam vistos como vivos, dinâmicos e, mais do que isso, sejam redescobertos e reconstruídos pelos alunos que, assim, sentir-se-ão sujeitos da própria educação e estarão aprendendo a redescobrir a realidade do mundo em que vivem. Se assim forem encarados e tratados, os conteúdos escolares deixarão de ser considerados chatos, sem sentido e sem utilidade, para tornarem-se atraentes e úteis, na medida em que vêm satisfazer a curiosidade dos estudantes e seu estudo traz-lhe prazer. A educação que visa o sucesso do aluno possui como prática a situação real local do mundo em que o aluno vive. Ao contrário disso, a escola proporciona uma educação parada no tempo, estática, sem significação para o aluno, provocando o seu fracasso e conseqüentemente a evasão, apresenta-se também o papel do Gestor Escolar nesse conte›‹to, cabendo a ele descobrir e analisar as causas e interferências do fracasso escolar buscando assim soluções.Resumen: El artículo pretende analizar los factores que proporcionan el fracaso escolar de los estudiantes. Sabemos que la escuela cumple con su función, no se limita únicamente a Ia transmisión de conocimientos, esto es porque la sociedad exige cada vez más que los individuos aprenden las habilidades para transformar su vida y la sociedad. La práctica docente debe estar vinculada, comprometida con el mundo real de los estudiantes, ya que al entrar en estudiantes de la escuela ya tienen conocimiento previo de que necesita ser pulido. A través de un estudio teórico y práctico tratado de demostrar las causas del fracaso escolar. Con el fin de lograr los objetivos educativos, es importante que los métodos son considerados como viva, dinámica, y más que eso, son redescubiertas y reconstruidas por los estudiantes que se sienten así serán los temas de su propia educación y están aprendiendo a redescubrir la la realidad del mundo en el que viven. Si son vistos y tratados, el contenido de la escuela ya no puede oonsiderarse aburrido, sin sentido e inútil, para ser atractivo y útil en Ia medida en que satisfacen la curiosidad de los estudiantes y su estudio aporta placer. Deeducación dirigidos a éxito de los estudiantes tiene una práctica de Ia página real del mundo en donde vive el estudiante. Por el contrario, Ia escuela proporciona una educación detenida en el tiempo, estático, carente de sentido para el estudiante, que conduce a su fracaso y por lo tanto la prevención, también presenta el papel del administrador de la escuela en ese contexto, dejando a descubrir y analizar las causas y Ia interferencia de fracaso escolar como la búsqueda de soluciones.[24 f.].application/pdfEscolas - AdministraçãoFracasso escolarGestão escolar e o fracasso escolar?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALE - RENI MUGNOL.pdfapplication/pdf221753https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68595/1/E%20-%20RENI%20MUGNOL.pdfcf63c8a7db460d8488a140af2eaa9930MD51open access1884/685952022-08-19 17:52:48.686open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68595Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-19T20:52:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão escolar e o fracasso escolar? |
title |
Gestão escolar e o fracasso escolar? |
spellingShingle |
Gestão escolar e o fracasso escolar? Mugnol, Reni Escolas - Administração Fracasso escolar |
title_short |
Gestão escolar e o fracasso escolar? |
title_full |
Gestão escolar e o fracasso escolar? |
title_fullStr |
Gestão escolar e o fracasso escolar? |
title_full_unstemmed |
Gestão escolar e o fracasso escolar? |
title_sort |
Gestão escolar e o fracasso escolar? |
author |
Mugnol, Reni |
author_facet |
Mugnol, Reni |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mugnol, Reni |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Monica Ribeiro da, 1960- |
contributor_str_mv |
Silva, Monica Ribeiro da, 1960- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolas - Administração Fracasso escolar |
topic |
Escolas - Administração Fracasso escolar |
description |
Orientadora : Monica Ribeiro da Silva |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-19T20:52:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-19T20:52:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/68595 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/68595 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
[24 f.]. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68595/1/E%20-%20RENI%20MUGNOL.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cf63c8a7db460d8488a140af2eaa9930 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860392781086720 |