Cartilha para os cuidadores formais/informais que prestam atendimento domiciliar a idosos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/73008 |
Resumo: | Orientadora : Marcia Daniele Seima |
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Soares, Olga PereiraSeima, Márcia Daniele, 1983-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Atenção Básica2021-12-30T13:29:22Z2021-12-30T13:29:22Z2021https://hdl.handle.net/1884/73008Orientadora : Marcia Daniele SeimaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Atenção BásicaInclui referênciasResumo: Introdução. O plano de intervenção que trata do tema orientações básicas de prevenção e cuidado domiciliar aos cuidadores de idosos, destinado à manutenção da autonomia do idoso é um resultado do curso de Especialização em Atenção Básica da UFPR, financiado pelo UNA-SUS. Objetivo. Construir uma cartilha virtual destinada aos cuidadores de idosos sobre prevenção e cuidados na atenção domiciliar. Método. A metodologia aplicada foi o estudo qualitativo do tipo pesquisa- ação, realizado com a equipe de saúde e com idosos usuários de uma Unidade Básica da Saúde. A coleta das informações aconteceu entre os meses de junho a dezembro de 2020. Para fazer um diagnóstico situacional dos idosos foram aplicados dois instrumentos: o Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional 20 (IVCF- 20) e o Mini Exame do Estado Mental (MEEM). A avaliação tem sido realizada semanalmente por meio de visitas domiciliares e foi à base para a criação da cartilha virtual. Resultados e Discussão. Os 84 pacientes visitados, rotineiramente, foram classificados como frágeis ou em moderado risco de vulnerabilidade ou robustos. Pelo MEEM, 4,7% foram classificados com déficit cognitivo grave, 35,7% com déficit moderado, 34% com déficit leve e 25% sem alteração cognitiva. Dentre os idosos hígidos nenhum era analfabeto, dentre os cognitivos leves somente dois (6,8%) eram analfabetos e entre os cognitivos moderados 50% eram analfabetos e tendo os demais escolaridade abaixo de oito anos. O instrumento MEEM permitiu associar o grau de escolaridade com o déficit cognitivo. Encontrou se um percentual maior de analfabetismo entre os que apresentaram déficit cognitivo moderado do que entre os idosos hígidos e de leve déficit. A partir dos resultados foi construída uma cartilha virtual com orientações básicas de prevenção e cuidado, destinada aos cuidadores tanto formais quanto informais, com a abordagem de pontos chaves como a prevenção de quedas e polifarmácia, sugestão de exercícios e de atividades de lazer e a prevenção da transmissão do novo coronavírus, Sars-Cov-2. Considerações Finais. Optou-se pela construção da cartilha pela necessidade crescente de cuidados em domicílio aos idosos, que em virtude da pandemia estão em isolamento social e, consequentemente pelo maior risco de depressão a que estes estão sujeitos. Consideramos que foi possível diagnosticar e classificar o número de idosos em situação de fragilidade; que ocorreu um benéfico estreitamento de laços afetivos entre família e equipe e se evidenciou a importância do respeito à autonomia do idoso. Espera-se que a cartinha auxilie na melhoria da qualidade da assistência domiciliar. Evidenciou-se a necessidade de se individualizar e adequar as regras de intervalos entre visitas e de frequência de coleta de material para exames à condição de saúde do paciente o que resultou em benefício a este paciente.Abstract: Introduction. The intervention plan that addresses the topic of basic guidelines for prevention and home care, aimed at maintaining the autonomy of the elderly is a result of the specialization course in primary care at UFPR, funded by UNA-SUS. Objective. The objective is to design a booklet for caregivers (of the elderly) about homebased prevention and care. Method.The applied methodology was a qualitative study of the type of action research, carried out with the health team and elderly users of a basic health centre.The data collected from June do December 2020 were gathered by applying the tools IVFC-20 and MEES during weekly visits to patients at their home. Results and Discussion. The 84 patients, routinely visited, were classified as fragiles, or having a moderate risk of vulnerability or yet as healthy or independent. From MEES results, 4,7% of patients were classified as having a severe cognitive deficiency, 35,7% with a moderate cognitive deficiency, 34% with a mild cognitive deficiency and 25% without cognitive alteration. Amongst the healthy elderly none was illiterate, while 2 (6,8%) patients which presented a mild cognitive impairment were illiterate and there were 50% illiterates with moderate cognitive impairment. In this last group all patients had less then 8 years of formal education. The tool MEES allowed association between the formal education level and the level of cognitive impairment. A higher percent of illiteracy was found between those with a moderate cognitive deficit. To further benefit the patients with comorbities it became evident the necessity to adjust the visits' intervals and frequency of materials collected for analyses instead of having a general routine to all of them, with a great benefit do these patients. A booklet with basic prevention and care guidelines were developed, aimed at caregivers, whether they are professionals or family members, considering key points to prevent falls, avoiding polypharmacy, example of exercises, leisure activities and instructions to prevent transmission of COVID-19. Final Considerations. The booklet was necessary to account for an increase in the careful actions needed by elderly people, who are in social isolation due to the pandemic bringing loneliness and depression that in this age group can be the beginning of a functional decline. It was possible to diagnose and classify the number of elderly in fragile situation; a good interaction was developed between family and health team and became evident the importance to respect the elderly's autonomy. It is expected that the booklet will help to improve homebased car.1 arquivo ([53 p.]) : PDF.application/pdfCuidadoresIdososPacientes - Cuidados de saúde domiciliaresEpidemiasEducação sanitáriaCartilha para os cuidadores formais/informais que prestam atendimento domiciliar a idososinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - OLGA PEREIRA SOARES.pdfapplication/pdf5839828https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73008/1/R%20-%20E%20-%20OLGA%20PEREIRA%20SOARES.pdf000cc94deb287b0ff0e610e294f1750bMD51open access1884/730082021-12-30 10:29:22.93open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/73008Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-12-30T13:29:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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