Flexibilização contratual no setor público : condições e relações de trabalho dos professores temporários nas universidades estaduais do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardo, Kelen Aparecida da Silva, 1983-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/67161
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Maria Aparecida da Cruz Bridi
id UFPR_27c6848a1644ac020fef7fd2a8b1cdb6
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/67161
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Bernardo, Kelen Aparecida da Silva, 1983-Bridi, Maria Aparecida da Cruz, 1964-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia2020-06-17T18:50:29Z2020-06-17T18:50:29Z2020https://hdl.handle.net/1884/67161Orientadora: Profa. Dra. Maria Aparecida da Cruz BridiTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa : Curitiba, 27/03/2020Inclui referências: p. 299-319Resumo: Nas últimas décadas do século XXI, o fenômeno de contratação flexível de docentes se faz cada vez mais presente no sistema de ensino público do Brasil. No estado do Paraná, foco desta tese, a contratação de professores temporários é largamente utilizada pelo Estado para atender demandas, tanto na rede estadual de ensino médio quanto no ensino superior. A partir de um dispositivo previsto, para regular a contratação de pessoal temporário para atender as demandas emergenciais de excepcional interesse público, a administração pública aciona a contratação flexível para a manutenção da oferta dos serviços públicos. Com metodologias que articulam abordagens qualitativas e quantitativas, a presente pesquisa se propõe a analisar as condições e relações de trabalho engendradas pelas contratações flexíveis de docentes temporários no ensino superior público paranaense. A pesquisa reúne dados do período de 2002 a 2017, sobre a composição do quadro de docentes das sete universidades estaduais existentes no Paraná. Com base em tais dados, identificamos um aumento exponencial da inserção de temporários, quando comparado com a evolução do quadro de docentes estatutários. A composição diversa, encontrada na pesquisa, acerca do quadro de docentes em cada universidade evidencia particularidades que remetem a uma interpretação sociológica sobre o fenômeno. As análises relativas à modalidade de vínculo - se estatutário ou temporário - evidenciam diferenças de acesso aos direitos advindos do trabalho e aos benefícios previstos para a categoria docente. A partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com docentes temporários e representantes das seções sindicais das sete universidades estaduais, foi possível compreender as relações e condições de trabalho que são decorrentes dessa forma de vínculo de trabalho. Entre os achados deste estudo, destaca-se que a modalidade contratual, na qual os docentes temporários estão submetidos, coloca-os em situação de instabilidade, insegurança, precariedade, intensificação do trabalho e reduzidos direitos quando comparados aos estatutários. Palavras-chave: Condições de trabalho. Contratação flexível. Professores universitários temporários. Setor público.Abstract: In the last decades of the 21st century, the phenomenon of flexible hiring of teachers has become increasingly present in the Brazilian public education system. In the state of Paraná, the focus of this thesis, the hiring of temporary teachers is widely used by the state to meet demands, both in the state high school network and in higher education. Through a planned device, to regulate the hiring of temporary staff in order to meet emergency demands of exceptional public interest, the public administration initiates flexible hiring to maintain the supply of public services. Applying methodologies that articulate qualitative and quantitative approaches, this research proposes to analyze the working conditions and relationships generated by flexible hiring of temporary professors in the public higher education of Paraná. The research gathers data from the period from 2002 to 2017, on the composition of the faculty of the seven state universities existing in Paraná. Based on these data, we identify an exponential increase in the insertion of temporary staff, when compared to the evolution of the staff of state-examined, and therefore, permanent professors. The diverse composition, found in the research, regarding the teaching staff in each university, highlights particularities that refer to a sociological interpretation of the phenomenon. The analysis of the form of employment - whether state-examined or temporary - shows differences in access to the rights arising from work and the benefits expected for the teaching category. From semistructured interviews with temporary professors and representatives of the trade union sections of the seven state universities, it was possible to understand the relationships and working conditions that stem from this form of employment relationship. Among the findings of this study, it is highlighted that the contractual modality, in which temporary professors are submitted, puts them in a situation of instability, insecurity, precariousness, intensification of work and reduced rights when compared to the state-examined ones. Keywords: Working conditions. Flexible hiring. Temporary university professors. Public sector.RÉSUMÉ: Au cours des dernières décennies du XXI siècle, le phénomène de recrutement flexible d'enseignants se prend place de plus en plus présent dans le système d'enseignement public au Brésil. Dans l'État du Paraná, l'objet de cette thèse, l'embouche d'enseignants intérimaires est largement utilisé par l'État pour répondre aux demandes, aux collèges et lycées ainsi qu'à l'enseignement supérieur. À partir d'un dispositif prévu, pour régler l'embauche de travailleurs intérimaires pour répondre au besoin urgente d'intérêt exceptionnel public, l'administration publique déclenche le recrutement flexible pour le maintien des services publics. Selon des méthodologies qui articulent des approches qualitatives et quantitatives la présente recherche propose de examiner les conditions et les relations de travail engendrées par les embouches flexibles d'enseignants intérimaires à l'enseignement supérieur au Paraná. La recherche recueille les données de la période de 2002 à 2017, relatives à la composition du corps enseignant des sept univesités des états existant dans l'État du Paraná. À partir de ces données, nous avons identifié une croissance exponentielle d'insertion d' intérimaires par rapport à l'évolution du corps enseignants statutaires. La composition diversifié trouvée dans la recherche, concernant le corps enseignant dans chaque université mise en évidence des particularités qui renvoient à une interprétation sociologique sur le phénomène. Les analyses relatives à la modalité de lien- statutaire ou intérimaires- montrent des différences d'accès aux droits découlant du travail et les avantages escomptés pour la catégorie enseignante. À partir d'entretien semi-structuré avec des enseignants intérimaires et des représentants des organisations syndicales des sept universités, Il a été possible de comprendre les rélations et les conditions de travail qui sont découlant de ce genre de lien de travail. Parmi les résultats de cet étude, se fait souligner que la modalité contractuelle, dont les enseignants intérimaires sont soumis, leur met dans une situation de l'instabilité, l'insécurité, la précarité, l'intensification du travail et les droits réduits par rapport aux statutaires. Mots-clés: Conditions de travail. Embauche flexible. Professeurs universitaires temporaires. Secteur public.331 p. : il. (algumas color.).application/pdfProfessores universitarios - ParanáContrato de trabalhoTrabalhadores temporáriosEmprego em tempo parcialSociologiaFlexibilização contratual no setor público : condições e relações de trabalho dos professores temporários nas universidades estaduais do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - KELEN APARECIDA DA SILVA BERNARDO.pdfapplication/pdf4273384https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/67161/1/R%20-%20T%20-%20KELEN%20APARECIDA%20DA%20SILVA%20BERNARDO.pdf57980fec6208efbdb5103641f37dd0c2MD51open access1884/671612020-06-17 15:50:29.26open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/67161Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-17T18:50:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Flexibilização contratual no setor público : condições e relações de trabalho dos professores temporários nas universidades estaduais do Paraná
title Flexibilização contratual no setor público : condições e relações de trabalho dos professores temporários nas universidades estaduais do Paraná
spellingShingle Flexibilização contratual no setor público : condições e relações de trabalho dos professores temporários nas universidades estaduais do Paraná
Bernardo, Kelen Aparecida da Silva, 1983-
Professores universitarios - Paraná
Contrato de trabalho
Trabalhadores temporários
Emprego em tempo parcial
Sociologia
title_short Flexibilização contratual no setor público : condições e relações de trabalho dos professores temporários nas universidades estaduais do Paraná
title_full Flexibilização contratual no setor público : condições e relações de trabalho dos professores temporários nas universidades estaduais do Paraná
title_fullStr Flexibilização contratual no setor público : condições e relações de trabalho dos professores temporários nas universidades estaduais do Paraná
title_full_unstemmed Flexibilização contratual no setor público : condições e relações de trabalho dos professores temporários nas universidades estaduais do Paraná
title_sort Flexibilização contratual no setor público : condições e relações de trabalho dos professores temporários nas universidades estaduais do Paraná
author Bernardo, Kelen Aparecida da Silva, 1983-
author_facet Bernardo, Kelen Aparecida da Silva, 1983-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Bridi, Maria Aparecida da Cruz, 1964-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardo, Kelen Aparecida da Silva, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores universitarios - Paraná
Contrato de trabalho
Trabalhadores temporários
Emprego em tempo parcial
Sociologia
topic Professores universitarios - Paraná
Contrato de trabalho
Trabalhadores temporários
Emprego em tempo parcial
Sociologia
description Orientadora: Profa. Dra. Maria Aparecida da Cruz Bridi
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-17T18:50:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-17T18:50:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/67161
url https://hdl.handle.net/1884/67161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 331 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/67161/1/R%20-%20T%20-%20KELEN%20APARECIDA%20DA%20SILVA%20BERNARDO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 57980fec6208efbdb5103641f37dd0c2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898683836530688