Spazi allargati per l'infanzia e la gioventù : processos de socialização e de educação católica dos passionistas em Colombo/PR (1915-1955)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motin, Mara Francieli
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/81278
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Gizele de Souza
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSouza, Gizele de, 1970-Motin, Mara Francieli2023-06-29T18:22:24Z2023-06-29T18:22:24Z2022https://hdl.handle.net/1884/81278Orientadora: Profa. Dra. Gizele de SouzaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 07/12/2022Inclui referências: p. 280-299Resumo: A presente pesquisa tem como temática a história da infância e da juventude, privilegiando os espaços ampliados e as ações que religiosos católicos, principalmente os Padres Passionistas, direcionaram para essas crianças e jovens entre os anos de 1915 a 1955, na cidade de Colombo/PR. Essa porta de entrada compõe um locus no tecido social que permite a discussão ampliada dessa infância e juventude para além da delimitação espacial proposta. A pergunta norteadora é: quais foram as ações postas por esses religiosos e como essas se constituíram como base para a formação educacional, cultural e social desta infância e juventude? Uma hipótese formulada é que tivemos ações desses religiosos não somente dentro de instituições de ensino, como também em outros locais, envolvendo a formação de crianças e jovens por meio de práticas educativas e sociais na comunidade, assim como um debate mais amplo em impressos sobre a concepção de infância, juventude e sua educabilidade, em que estas ações se desdobraram em uma formação educacional, cultural e social marcada por características étnicas italianas e católicas. Para isso, objetiva-se examinar as instruções e as ações voltadas para a infância e a juventude, descendentes de italianos, postas em circulação por congregações católicas e seus sujeitos, analisando como elas se relacionaram para a formação educacional, cultural e social dessas crianças e jovens. Um conceito utilizado como lente para análise e discussão é o de representações (CHARTIER, 1990), em que essas são instrumentos para a construção de um mundo social, com intencionalidades, amparadas em estratégias e práticas sociais. Além disso, essa produção com o outro se dará em um lugar (CERTEAU, 2017) onde, mais do que tornar possível conjunturas e problemáticas do historiador, se olha e se produz, no qual participam as congregações italianas e descendentes italianos pensando em uma infância e juventude. Nessas articulações, propostas e ações, os religiosos, a depender da posição, utilizaram-se de táticas e estratégias. Na concepção de Certeau (2014), em alguns momentos estão em um lugar de poder, com o cálculo das relações de forças, ditando regras para a formação da infância e da juventude; e, em outros, precisam se utilizar de astúcias para conseguir uma articulação política com vários polos e ideias. As fontes levantadas recaíram em materiais já utilizados pela história da educação, como fotografias e impressos, e outras fontes não tão usuais neste campo de pesquisa, como documentos de congregações católicas, cartas e diários, muitos inclusive em outra língua. A tese divide-se em três capítulos, para responder à questão e à hipótese, sendo que no primeiro privilegia nomes próprios de congregações católicas, relações Brasil e Itália e propostas de educabilidade da infância e da juventude em impressos. No segundo capítulo ressaltam-se as ações das congregações para a formação de vocações religiosas, tendo como público privilegiado as crianças e os jovens. Por fim, no último capítulo é ampliada a discussão das ações e das propostas para esses sujeitos, destacando a construção de uma identidade ítalo-brasileira.Abstract: The present research theme is the history of childhood and youth, privileging the expanded spaces and the actions that Catholic religious, especially the Passionist Fathers, directed to these children and young people from 1915 to 1955, in the city of Colombo/PR. This gateway forms a locus in the social space that allows for an expanded discussion of childhood and youth beyond the proposed spatial delimitation. The guiding question is: what were the actions taken by these religious and how were these constituted as a basis for the educational, cultural and social formation of this childhood and youth? A hypothesis formulated is that we had actions by these religious not only within educational institutions, but also in other places, involving the formation of children and young people through educational and social practices in the community, as well as a broader debate in printed papers about the conception of childhood, youth and their educability, in which these actions unfolded in an educational, cultural and social formation marked by Italian and Catholic ethnic characteristics. This study is intended to examine the instructions and actions aimed at children and youth of Italian descent, put into circulation by Catholic congregations and their subjects, analyzing how they were related to the educational, cultural and social formation of these children and young people. A concept used as a lenses for analyzing and discussing this project, is the concept of representations (CHARTIER, 1990), in which instruments are used for building a social world, with intentions, supported by social strategies and practices. In addition, this production with the other will take place in a space (CERTEAU, 2017) where, more than making possible historian’s conjunctures and problems, it is given a look at it and produced on it, in which Italian congregations and Italians descendants participate, thinking about a childhood and youth. From these articulations, proposals and actions, the religious, depending on their position, used tactics and strategies. In the conception of Certeau (2014), at times they are in a place of power, with the calculation of power relations, dictating rules for the formation of childhood and youth; and, in others, they need to use cunning to achieve political articulation with various poles and ideas. The sources raised on this research fell on materials already used by the history of education, such as photographs and printed papers, and other sources not so usual in this field of research, such as documents from Catholic congregations, letters and diaries, many of them even in written in another language. The thesis is divided into three chapters to answer the question and the hypothesis. The first, privileges proper names of Catholic congregations, Brazil and Italy relations and proposals for educating children and youth in printed papers. The second chapter, the actions of the congregations for the formation of religious vocations are highlighted, having children and young people as a privileged public. Finally, the last chapter expands the discussion of actions and proposals for the subjects, highlighting the construction of an Italian-Brazilian identity.Riassunto: La presente ricerca ha come tema la storia dell'infanzia e della gioventù, in particolare gli spazi allargati e le azioni che i religiosi cattolici, soprattutto i Padri Passionisti, hanno dedicato a bambini e giovani, dal 1915 al 1955, nella città di Colombo (PR). Questa porta d'ingresso costituisce un locus nel tessuto sociale che consente una discussione allargata dell'infanzia e della gioventù che va oltre la delimitazione spaziale proposta. La domanda guida è: quali sono state le azioni intraprese da questi religiosi e in che modo esse hanno costituito la base per la formazione educativa, culturale e sociale di questa infanzia e gioventù? Un'ipotesi formulata è che questi religiosi non abbiano agito soltanto all'interno delle istituzioni educative, ma anche in altri luoghi, contribuendo così alla formazione di bambini e di giovani attraverso pratiche educative e sociali nella comunità. Queste ‘buone pratiche’ hanno altresì aperto ad un più ampio dibattito sulla stampa riguardo la concezione dell'infanzia, della gioventù e della loro educabilità, tenendo conto che molte di queste azioni hanno condotto ad una formazione educativa, culturale e sociale segnata da caratteri etnici italiani e cattolici. Per questo, l'obiettivo è esaminare le istruzioni e le azioni rivolte ai bambini e ai giovani di origine italiana, messe in circolazione dalle congregazioni cattoliche e dai loro soggetti, ed analizzarne il rapporto con la formazione educativa, culturale e sociale di questi bambini e giovani. Un concetto utilizzato come lente di analisi e discussione è quello delle rappresentazioni (CHARTIER, 1990) in quanto strumenti per la costruzione di un mondo sociale, con intenzioni supportate da strategie e pratiche sociali. Inoltre, questa produzione con l'altro avverrà in un luogo (CERTEAU, 2017) dove si guarda, si produce e vengono rese possibili congiunture e problemi dello storico. Questo luogo è luogo di congregazioni italiane e discendenti di italiani, in cui si pensa all’infanzia e alla gioventù. In tutte queste articolazioni, proposte ed azioni, i religiosi, a seconda della loro posizione, utilizzavano tattiche e strategie diverse. Nella concezione di Certeau (2014), a volte si trovano in un luogo di potere, con il calcolo dei rapporti di forza, e possono dettare regole per la formazione dell'infanzia e della gioventù; altre volte, invece, sono costretti ad usare l'astuzia per raggiungere un’articolazione politica con altri poli e idee differenti. Le fonti raccolte sono materiali già utilizzati dalla storia dell'educazione, come fotografie e stampe, ma anche fonti non così usuali in questo campo di ricerca, come documenti di congregazioni cattoliche, lettere e diari, molti anche in un'altra lingua. La tesi si articola in tre capitoli, per rispondere alla domanda e all'ipotesi: il primo privilegia i nomi propri delle congregazioni cattoliche, i rapporti tra Brasile e Italia e le proposte di educazione dei bambini e dei giovani sulla stampa. Nel secondo capitolo, vengono evidenziate le azioni delle congregazioni per la formazione delle vocazioni religiose, che hanno come pubblico privilegiato i bambini e i giovani. Infine, nell'ultimo capitolo, viene ampliata la discussione delle azioni e proposte a queste persone, evidenziando la costruzione di un'identità italo-brasiliana.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoInfância e juventudeEscolas católicas - HistóriaCatolicismo - BrasilEducação - HistóriaEducaçãoSpazi allargati per l'infanzia e la gioventù : processos de socialização e de educação católica dos passionistas em Colombo/PR (1915-1955)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - MARA FRANCIELI MOTIN.pdfapplication/pdf19824206https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81278/1/R%20-%20T%20-%20MARA%20FRANCIELI%20MOTIN.pdfe6a02de28ba4bb45b5aa7c3620b75aa9MD51open access1884/812782023-06-29 15:22:25.054open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/81278Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-06-29T18:22:25Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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