A configuração subjetiva de um docente em regime de Processo Seletivo Simplificado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Denise Gomes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/54678
Resumo: Orientador : Jane Mendes Ferreira
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spelling Vieira, Denise GomesFerreira, Jane Mendes, 1967-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA Gestão de Talentos e Comportamento Humano2018-12-04T23:47:41Z2018-12-04T23:47:41Z2017https://hdl.handle.net/1884/54678Orientador : Jane Mendes FerreiraArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão de Talentos e Comportamento HumanoInclui referênciasResumo : Esse artigo objetiva analisar como se dá a configuração subjetiva dos docentes contratados em regime temporário (PSS). A base teórica utilizada foi a teoria da subjetividade de González Rey que permite, a partir de uma abordagem sócio histórica, identificar aspectos da subjetividade dos sujeitos levando em consideração de que tais aspectos são desenvolvidos a partir da interação com o outro e com mundo. A subjetividade é constituída não somente a partir do aparato biológico do indivíduo, mas é vai se formando também pelas vivências e estruturada pela cultura produzida pela humanidade. Sendo assim, o homem interage ativamente com um mundo de ações, interpretações e sentidos. A atividade que o sujeito desenvolve, nesse sentido, pode ser um importante elemento da subjetividade. Levando em consideração a atividade de professor é que este artigo foi pensado, contemplando as condições de trabalhos dos docentes em regime temporário. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, utilizando-se de Aguiar e Ozzela (2013), os núcleos de significação encontrados foram de Estabilidade/mudança e Autonomia, Prazer/Sofrimento. Os dados foram obtidos por entrevistas semiestruturadas e teste de complemento de frases. Isso para que o sujeito investigado pudesse expor, interpretar e refletir sobre as perguntas e respostas. Foi identificado que transitoriedade do local de trabalho é visto como algo negativo, bem como, a dificuldade de criação de vinculo e realização de um trabalho no decorre do ano letivo. Identificou-se aspectos da infância presente na escolha da profissão, porém a permanência se deu a experiências singulares da trajetória docente.22 p.application/pdfDisponível em formato digitalPessoal - SeleçãoProfessoresA configuração subjetiva de um docente em regime de Processo Seletivo Simplificadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - DENISE GOMES VIEIRA.pdfapplication/pdf417176https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54678/1/R%20-%20E%20-%20DENISE%20GOMES%20VIEIRA.pdf80cfc094f50c31815f7264473b1e6ac0MD51open access1884/546782018-12-04 21:47:42.029open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54678Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-12-04T23:47:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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