Recomendações de acessibilidade de mapas para cegos em processos seletivos públicos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Fernanda, 1992-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69130
Resumo: Orientação: Prof.a Dr.a Claudia Mara Scudelari de Macedo
id UFPR_28e39aa9bc6a0b84298954941e914401
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69130
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Domingues, Fernanda, 1992-Macedo, Claudia Mara Scudelari deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design2021-01-19T22:40:14Z2021-01-19T22:40:14Z2019https://hdl.handle.net/1884/69130Orientação: Prof.a Dr.a Claudia Mara Scudelari de MacedoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Arte, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 26/02/2019Inclui referências: p. 217-232Resumo: Os cegos têm plenos direitos a participarem de processos seletivos públicos no Brasil. Para tanto, a esses candidatos são disponibilizadas provas em Braille e dois ledores voluntários, que descrevem oralmente todos os elementos da prova, como fórmulas matemáticas e imagens. Dentre todas as classes de imagens presentes na prova, encontram-se os mapas, que, de fundamental importância, não se limitam apenas aos conteúdos de geografia, e são fundamentais para a resolução de questões de diversas ciências abordadas nas avaliações. Pela relevância desse tipo de imagem, e observação do estado da arte, levanta-se a seguinte questão: como aprimorar o design de mapas contidos em provas de processos seletivos públicos inclusivos brasileiros, de maneira que a sua descrição oral seja acurada para candidatos cegos? A partir dessa premissa, este trabalho procura apontar recomendações para o design de mapas destinados a processos seletivos públicos tomando como base as provas realizadas entre 2009 e 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em busca de que a apresentação deste tipo de imagem possibilite uma descrição oral acurada a ser realizada pelos ledores aos candidatos cegos. Através do levantamento bibliográfico nas áreas da cartografia, design e acessibilidade, e pesquisa de campo com ledores, cartógrafos, designers e cegos, foram apontadas recomendações que, se utilizadas pelos desenvolvedores das provas, poderão apresentar mapas de fácil interpretação e descrição para os ledores, sendo assim de fácil compreensão também para os cegos que recebem a descrição, auxiliando-os na interpretação e solução das provas, assim facilitando seu acesso ao ensino superior e a cargos públicos. Após o cumprimento de todas as fases metodológicas da pesquisa, conclui-se que as recomendações mostraram-se eficientes, tendo sido possível através delas: avançar nas teorias acerca composição dos mapas; produzir novos mapas que atendam aos objetivos propostos; e gerar novas considerações sobre a maneira como essas imagens são apresentadas em processos seletivos no Brasil, através de todo o levantamento realizado a partir do ENEM. Palavras-chave: Processo seletivo, Cegos, Mapas.Abstract: The blind have full rights to participate in public selective processes in Brazil. To that end, these candidates are offered Braille tests and two volunteer lenders, who orally describe all elements of the proof, such as mathematical formulas and images. Among all the classes of images present in the test are the maps, which, of fundamental importance, are not limited only to geography contents, and are fundamental for the resolution of questions of different sciences addressed in the evaluations. Due to the relevance of this type of image and the observation of the state of the art, the following question arises: how to improve the design of maps contained in evidence of Brazilian public inclusion selective processes, so that its oral description is accurate for blind candidates? Based on this premise, this paper seeks to point out recommendations for the design of maps destined to public selective processes based on the tests carried out between 2009 and 2016 of the National High School Examination (ENEM), in order that the presentation of this type of image provide an accurate oral description to be made by lenders to blind candidates. Through the bibliographic survey in the areas of cartography, design and accessibility, and field research with lenders, cartographers, designers and blinds, recommendations were made that, if used by the developers of the tests, could present maps of easy interpretation and description for the readers, thus being easy to understand also for the blind who receive the description, assisting them in the interpretation and solution of evidence, thus facilitating their access to higher education and public office. After the completion of all the methodological phases of the research, it was concluded that the recommendations were efficient, having been possible through them: to advance in theories about map composition; produce new maps that meet the proposed objectives; and generate new considerations about the way these images are presented in selective processes in Brazil, through all the survey carried out from the ENEM. Keywords: Selective Process, Blinds, Maps.269 p. : il. (algumas color.).application/pdfDesignCegosExame Nacional do Ensino Médio - ENEMRecomendações de acessibilidade de mapas para cegos em processos seletivos públicos no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FERNANDA DOMINGUES.pdfapplication/pdf31967352https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69130/1/R%20-%20D%20-%20FERNANDA%20DOMINGUES.pdf980e6dabedd601db3f658980ac94e08fMD51open access1884/691302021-01-19 19:40:14.703open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69130Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-01-19T22:40:14Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Recomendações de acessibilidade de mapas para cegos em processos seletivos públicos no Brasil
title Recomendações de acessibilidade de mapas para cegos em processos seletivos públicos no Brasil
spellingShingle Recomendações de acessibilidade de mapas para cegos em processos seletivos públicos no Brasil
Domingues, Fernanda, 1992-
Design
Cegos
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
title_short Recomendações de acessibilidade de mapas para cegos em processos seletivos públicos no Brasil
title_full Recomendações de acessibilidade de mapas para cegos em processos seletivos públicos no Brasil
title_fullStr Recomendações de acessibilidade de mapas para cegos em processos seletivos públicos no Brasil
title_full_unstemmed Recomendações de acessibilidade de mapas para cegos em processos seletivos públicos no Brasil
title_sort Recomendações de acessibilidade de mapas para cegos em processos seletivos públicos no Brasil
author Domingues, Fernanda, 1992-
author_facet Domingues, Fernanda, 1992-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Macedo, Claudia Mara Scudelari de
Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Fernanda, 1992-
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Cegos
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
topic Design
Cegos
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
description Orientação: Prof.a Dr.a Claudia Mara Scudelari de Macedo
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-19T22:40:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-19T22:40:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/69130
url https://hdl.handle.net/1884/69130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 269 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69130/1/R%20-%20D%20-%20FERNANDA%20DOMINGUES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 980e6dabedd601db3f658980ac94e08f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860896002146304