Infográficos acessíveis para surdos : recomendações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/50198 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Vania R. Ulbricht |
id |
UFPR_297b62f3ce5920cf9c2435f74fca79e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/50198 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Andrade, Rafael de OliveiraCalomeno, CarolinaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em DesignUlbricht, Vania Ribas, 1948-2020-04-27T18:22:40Z2020-04-27T18:22:40Z2016https://hdl.handle.net/1884/50198Orientadora: Profª Drª Vania R. UlbrichtCoorientadora: Profª Drª Carolina CalomenoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 09/03/2017Inclui referências : f. 103-108Resumo: A literatura envolvendo infografia e acessibilidade trata desses temas, em sua maioria, de maneira isolada, havendo uma lacuna teórica a respeito de sua interação. A escassez de bibliografia agrava-se quando envolve o público surdo. Diante desse quadro e do potencial pedagógico encontrado na infografia, esta pesquisa tem como objetivo propor recomendações para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem na forma de infográficos acessíveis para surdos. Para alcançar a meta colocada, procedeu-se a uma revisão sistemática, que embasou a fundamentação teórica, passando pelo desenvolvimento de um infográfico aplicado a um objeto de aprendizagem, que, por fim, foi utilizado com estudantes surdos em uma avaliação da compreensão. A revisão sistemática da literatura visou a estabelecer uma base teórica sobre a relação entre infografia, educação, acessibilidade e surdos, compondo a fundamentação teórica. Nessa etapa, foram discutidas diretrizes e recomendações para o desenvolvimento de materiais acessíveis, as quais foram reunidas em mapas mentais, empregados para guiar o desenvolvimento do infográfico utilizado posteriormente. O desenvolvimento do infográfico reuniu metodologias encontradas na literatura e passou por uma consulta com especialistas antes que fosse aplicado na avaliação. Para essa etapa, seis estudantes surdos voluntariaram-se para a pesquisa, tendo sido divididos em dois grupos: um utilizando o objeto de aprendizagem com o infográfico e o outro não, visando a analisar a compreensão dos sujeitos em relação ao conteúdo apresentado. Após a utilização dos materiais, os estudantes foram entrevistados, revelando informações sobre a percepção e compreensão do material e comprovando a eficácia da infografia nos objetos de aprendizagem. Os dados coletados foram confrontados com a fundamentação teórica, a fim de concluir o objetivo inicial deste trabalho, gerando as recomendações para o desenvolvimento de infografia acessível para surdos, em forma de objetos de aprendizagem. Palavras-chave: Infografia. Acessibilidade. Surdo. Objeto de aprendizagem.Abstract: Literature involving infographics and accessibility deals, mostly, with these themes in an isolated way, with a theoretical gap in its interaction. The scarcity of bibliography is aggravated when it involves the deaf public. Given this framework, and the pedagogical potential found in the infographics, this research aims to propose recommendations for the development of learning objects in the form of accessible infographic for the deaf. In order to reach the goal, this work began with a systematic review, based on the theoretical basis, through the development of an infographic applied to a learning object that was finally used with deaf students in a comprehension evaluation. The systematic review of the literature sought to establish a theoretical basis on the relationship between infographics, education, accessibility and deaf people, composing the theoretical foundation. In this stage, guidelines and recommendations for the development of accessible materials were discussed, which were gathered in mind maps used to guide the development of the infographic used later in the comprehension evaluation proposed by this research. The development of the infographic met the methodologies found in the literature, and underwent a consultation with specialists before it was applied in the evaluation. For this stage, six deaf students volunteered for the research, being divided into two groups, one using the learning object with the infographic and the other without, seeking to analyze their understanding of the presented content. After the materials were used the students were interviewed, revealing points about the perception and understanding of the material, and proving the effectiveness of the infographics in the learning objects. These collected data were confronted with the theoretical basis, in order to conclude the initial objective of this work, generating the recommendations for the development of accessible infographics for the deaf in the form of learning objects. Keywords: Infographic. Accessibility. Deaf. Learning object.113 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalDesignSurdosEnsino visualAcessibilidadeObjetos de aprendizagemInfográficos acessíveis para surdos : recomendaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - RAFAEL DE OLIVEIRA ANDRADE.pdfapplication/pdf8931783https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/50198/1/R%20-%20D%20-%20RAFAEL%20DE%20OLIVEIRA%20ANDRADE.pdf83e2a806a84dfeeb6dcc803cbb3d9f9cMD51open access1884/501982020-04-27 15:22:40.291open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/50198Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-04-27T18:22:40Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Infográficos acessíveis para surdos : recomendações |
title |
Infográficos acessíveis para surdos : recomendações |
spellingShingle |
Infográficos acessíveis para surdos : recomendações Andrade, Rafael de Oliveira Design Surdos Ensino visual Acessibilidade Objetos de aprendizagem |
title_short |
Infográficos acessíveis para surdos : recomendações |
title_full |
Infográficos acessíveis para surdos : recomendações |
title_fullStr |
Infográficos acessíveis para surdos : recomendações |
title_full_unstemmed |
Infográficos acessíveis para surdos : recomendações |
title_sort |
Infográficos acessíveis para surdos : recomendações |
author |
Andrade, Rafael de Oliveira |
author_facet |
Andrade, Rafael de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Calomeno, Carolina Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Rafael de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ulbricht, Vania Ribas, 1948- |
contributor_str_mv |
Ulbricht, Vania Ribas, 1948- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Surdos Ensino visual Acessibilidade Objetos de aprendizagem |
topic |
Design Surdos Ensino visual Acessibilidade Objetos de aprendizagem |
description |
Orientadora: Profª Drª Vania R. Ulbricht |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-04-27T18:22:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-04-27T18:22:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/50198 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/50198 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
113 f. : il. algumas color. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/50198/1/R%20-%20D%20-%20RAFAEL%20DE%20OLIVEIRA%20ANDRADE.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
83e2a806a84dfeeb6dcc803cbb3d9f9c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898742721413120 |