As partituras dos multiletramentos fazem música na formação inicial de professores de inglês?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lenharo, Rayane Isadora, 1993-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/77808
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes Jordão
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spelling Lenharo, Rayane Isadora, 1993-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasJordão, Clarissa Menezes, 1963-2022-08-15T14:45:38Z2022-08-15T14:45:38Z2022https://hdl.handle.net/1884/77808Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes JordãoTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 30/05/2022Inclui referências: p. 152-161Resumo: A reflexão acerca do caráter multimodal da língua vem ganhando espaço na pesquisa em Linguística Aplicada sobretudo após a publicação do manifesto do Grupo de Nova Londres em defesa de uma pedagogia dos multiletramentos (GRUPO DE NOVA LONDRES, 1996). Com o desenvolvimento de pesquisas e diálogos sobre o tema, os espaços escolares se viram inundados de terminologias como multimodalidade e recursos semióticos. Ao mesmo tempo, professores e cursos de formação tiveram que repensar suas práticas de modo a tentar dar conta dos entendimentos relativos à noção dos multiletramentos que começaram a aparecer em documentos prescritivos como a BNCC (BRASIL, 2017) e em materiais didáticos. Tendo em vista esse cenário, essa pesquisa teve como objetivo investigar as possíveis relações entre os multiletramentos e a formação inicial de professores de inglês em um contexto de sala de aula, em que o foco estava nas minhas reflexões enquanto formadora. Essas reflexões foram desenvolvidas neste trabalho por meio de metáforas musicais, uma vez que foi o contato com a música o responsável pelo meu interesse na temática dos multiletramentos. De modo a atingir o objetivo geral da pesquisa, estabeleci três objetivos específicos: a) Descrever como eu entendo a concepção de multiletramentos dos participantes no início e ao final da pesquisa; b) Identificar se houve investimento dos alunos nas atividades propostas durante a intervenção descrita na pesquisa; e c) Refletir sobre as implicações da pesquisa para a minha formação enquanto professora de professores. Esses objetivos foram analisados a partir de uma perspectiva autoetnográfica (ELLIS, 2004; CANAGARAJAH, 2012; CALATRONE PAIVA, 2018, MULIK, 2021), adotada em função de leituras desenvolvidas em torno da decolonialidade (QUIJANO, 2000; TODD, 2009; MIGNOLO, 2011). A partir dessa reconfiguração metodológica, identifiquei e analisei os critical moments (PENNYCOOK, 2004; 2012) surgidos ao entrar em contato com o material empírico resultante da pesquisa. Esse material se caracterizou de questionários, entrevistas e diários de aulas gerados ao longo da investigação. A análise procurou levar em conta os conceitos advindos da pedagogia dos multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2000; 2015) e de autores que articulei ao tratarem de três dimensões da formação docente: humana, didática e linguística. As notas finais apontam para a importância da abertura do professor formador para o novo e inesperado de modo a aproveitar as potencialidades de um trabalho que leve em conta os dois aspectos dos multiletramentos: a multimodalidade e a diversidade cultural.Abstract: The reflection on the multimodal character of language has been gaining ground in research in Applied Linguistics, especially after the publication of the manifesto of the New London Group in defense of a pedagogy of multiliteracies (GRUPO DE NOVA LONDRES, 1996). With the development of research and dialogue on the subject, school spaces were flooded with terminologies such as multimodality and semiotic resources. At the same time, teachers and training courses had to rethink their practices to try to account for the understandings related to the notion of multiliteracies that began to appear in prescriptive documents such as BNCC (BRASIL, 2017) and in teaching materials. Considering this scenario, this research aimed to investigate the possible relationships between multiliteracies and the initial education of English teachers in a classroom context, in which the focus was on my reflections as a teacher trainer. These reflections were developed in this text through musical metaphors, since it was the experience with music that was responsible for my interest in the theme of multiliteracies. In order to achieve the general objective of the research, I established three specific objectives: a) To describe how I understand the participants' conception of multiliteracies at the beginning and at the end of the research; b) Identify whether students invested in the activities proposed during the intervention described in the research; and c) Reflect on the implications of the research for my training as a teacher of teachers. These objectives were analyzed from an autoethnographic perspective (ELLIS, 2004; CANAGARAJAH, 2012; CALATRONE PAIVA, 2018, MULIK, 2021), adopted based on readings developed around decoloniality (QUIJANO, 2000; TODD, 2009; MIGNOLO, 2011). From this methodological reconfiguration, I identified and analyzed the critical moments (PENNYCOOK, 2004; 2012) that emerged when encountering the empirical material resulting from the research. This material was characterized by questionnaires, interviews and class diaries generated during the investigation. The analysis sought to consider the concepts arising from the pedagogy of multiliteracies (COPE; KALANTZIS, 2000; 2015) and from authors that I articulated when dealing with three dimensions of teacher training: human, didactic and linguistic. The final notes point to the importance of opening the teacher trainer to the new and unexpected to take advantage of the potential of a work that considers the two aspects of multiliteracies: multimodality and cultural diversity.1 recurso online : PDF.application/pdfProfessores de ingles - FormaçãoLinguistica aplicadaLetramentoMulticulturalismoLetrasAs partituras dos multiletramentos fazem música na formação inicial de professores de inglês?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - RAYANE ISADORA LENHARO.pdfapplication/pdf9416922https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77808/1/R%20-%20T%20-%20RAYANE%20ISADORA%20LENHARO.pdf642ec2bdaffe544a67c688c0120ae630MD51open access1884/778082022-08-15 11:45:38.156open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/77808Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-15T14:45:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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