Educação geográfica na perspectiva da educação ambiental : uma matriz teórico-metodológica sob o foco da cidadania socioambiental para a educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bêz, Marcelo, 1979-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/59366
Resumo: Orientadora: Profª Dra. Sônia Maria Marchiorato Carneiro
id UFPR_2ba3b1d6c97c88f171629c8dcd35be94
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/59366
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Bêz, Marcelo, 1979-Carneiro, Sônia Maria Marchiorato, 1953-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2019-05-28T19:09:23Z2019-05-28T19:09:23Z2018https://hdl.handle.net/1884/59366Orientadora: Profª Dra. Sônia Maria Marchiorato CarneiroTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 13/12/2018Inclui referências: p. 223-238Resumo: A Tese teve por objeto a Educação Geográfica na perspectiva da Educação Ambiental, em nível da Educação Básica, visando à construção de uma matriz teórico-metodológica, sob o foco da cidadania socioambiental. Dada a carência de trabalhos nesse sentido, havia necessidade de um aporte teórico da Educação Geográfica quanto à Educação Ambiental e, por isso, a pesquisa foi de caráter bibliográfico. A discussão teórica embasou-se em referenciais que fundamentaram as relações entre essas áreas, dando suporte teórico-metodológico à matriz. Assim, foram discutidas diferentes concepções e correntes, desde a Geografia Clássica (Naturalista Positivista) à Geografia Socioambiental ou da Complexidade, nas relações homem-natureza e, atualmente, sociedade-natureza, bem como discutidos problemas ecológicos e socioambientais, com base em princípios geográficos e suas inter-relações e, ainda, segundo as diferentes escalas geográficas. Na sequência, teve foco a linha histórica da EA no mundo e no Brasil, a partir de eventos e documentos - que incluíram também políticas públicas - e a análise dos objetivos da Educação Ambiental e dos princípios teórico-metodológicos basilares para a dimensão socioambiental da Educação Geográfica, em vista da consciência espacial cidadã. Com base nessa fundamentação, foram postas as orientações teóricometodológicas da matriz para desenvolver a EG-EA na Educação Básica, em três momentos: a finalidade da EG sob o foco da EA, quanto ao desenvolvimento dos educandos em valores, pela formação de atitudes e ações cidadãs compromissadas com a qualidade de vida local e global; a questão teórico-conceitual, centrada na concepção sistêmico-complexa de espaço geográfico e de meio ambiente, clarificando conceitos, temas e conteúdos basilares na relação da Educação Geográfica com a Educação Ambiental; e as questões metodológicas, de análise do espaço geográfico conexo ao meio ambiente, a partir dos princípios geográficos e do pensamento complexo, na linha da metodologia da problematização - práxis educativa dialógica - vinculada especialmente ao lugar de vida dos educandos; nesse momento tiveram destaque a cartografia escolar, o estudo do meio e projetos inter e transdisciplinares. Por fim, as considerações finais trazem a síntese da matriz teórico-metodológica para a Educação Geográfica em relação com a Educação Ambiental, na Educação Básica; e as considerações indicativas explicitam proposições quanto à didática específica, às políticas públicas, à avaliação e produção de materiais didáticos, à formação docente e à continuidade de pesquisas. Palavras-chave: Complexidade. Matriz teórico-metodológica. Consciência espacial cidadã. Problematização da realidade ambiente.Abstract: The Thesis aimed at constructing a theoretic-methodological matrix in the perspective of the relations of Geographical Education with Environmental Education, as to socioenvironmental citizenship, in the level of Basic Education. Given the almost absence of publications to that meaning, there was a necessity for a theoretical approach from Geographical Education to Environmental Education, in terms of a bibliographical research. The discussion was laid upon fundamental referrals linking those pedagogical areas, as a theoretic-methodological support to the envisioned matrix. Accordingly, different conceptions and trends were discussed, since Classical Geography (Naturalistic-positivistic) to the Socioenvironmental or Complexity Geography, focusing man-to-nature and, nowadays, society-to-nature relations; as well, ecological and socioenvironmental problems, upon geographical principles, their inter-relations and in accord to the various geographical scales. In sequence, it was enhanced the historical emergency of Environmental Education worldwide and in Brazil, departing from events and documents - these including also public politics - and conducted an analysis of environmental Education objectives and of its theoretic-methodological principles, as a basis for the socioenvironmental dimension of Geographical Education towards a citizen's spatial consciousness. Upon such fundaments, there were advanced theoretic-methodological orienting tenors of the matrix for the development of the Geographical Education related to Environmental Education in the Basic Brazilian School Education, in three moments. At first, the purpose of Geographical Education under the focus of Environmental Education, regarding the pupils' formation in values to develop attitudes as citizens able to act in compromise with the quality of life, local and globally; then, theoreticconceptual questions centered on a systemic-complex understanding of geographical space and environment, in view of clarifying concepts, themes and contents essentials in relating Geographical Education and Environmental Education; as third moment, methodological questions in the analysis of geographical space connected to environment, departing from geographical principles and of the complexitythinking, in alignment to the problem-posing methodology - educative dialogic praxis - specially relating to the pupils' life environments and resorting to school cartography, environmental studies and inter-transdisciplinary projects. Finally, the closing considerations bring a synthesis of the theoretic-methodological matrix for Geographical Education in connection to Environmental Education, within Basic Brazilian School; and indicative considerations enter propositions as to specific didactics, public politics, evaluation and production of didactic resources, teaching preparation and research continuity. Key-words: Complexity. Theoretic-methodological matrix. Citizen's spatial consciousness. Problem-posing of environmental-reality.238 p.application/pdfGeografia - Estudo e ensinoEducaçãoEducação ambientalEducação geográfica na perspectiva da educação ambiental : uma matriz teórico-metodológica sob o foco da cidadania socioambiental para a educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - MARCELO BEZ.pdfapplication/pdf1890911https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59366/1/R%20-%20T%20-%20MARCELO%20BEZ.pdf25509a7e7142eb32d2f7d8da1e82b05aMD51open access1884/593662019-05-28 16:09:24.082open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/59366Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-05-28T19:09:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação geográfica na perspectiva da educação ambiental : uma matriz teórico-metodológica sob o foco da cidadania socioambiental para a educação básica
title Educação geográfica na perspectiva da educação ambiental : uma matriz teórico-metodológica sob o foco da cidadania socioambiental para a educação básica
spellingShingle Educação geográfica na perspectiva da educação ambiental : uma matriz teórico-metodológica sob o foco da cidadania socioambiental para a educação básica
Bêz, Marcelo, 1979-
Geografia - Estudo e ensino
Educação
Educação ambiental
title_short Educação geográfica na perspectiva da educação ambiental : uma matriz teórico-metodológica sob o foco da cidadania socioambiental para a educação básica
title_full Educação geográfica na perspectiva da educação ambiental : uma matriz teórico-metodológica sob o foco da cidadania socioambiental para a educação básica
title_fullStr Educação geográfica na perspectiva da educação ambiental : uma matriz teórico-metodológica sob o foco da cidadania socioambiental para a educação básica
title_full_unstemmed Educação geográfica na perspectiva da educação ambiental : uma matriz teórico-metodológica sob o foco da cidadania socioambiental para a educação básica
title_sort Educação geográfica na perspectiva da educação ambiental : uma matriz teórico-metodológica sob o foco da cidadania socioambiental para a educação básica
author Bêz, Marcelo, 1979-
author_facet Bêz, Marcelo, 1979-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Carneiro, Sônia Maria Marchiorato, 1953-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Bêz, Marcelo, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - Estudo e ensino
Educação
Educação ambiental
topic Geografia - Estudo e ensino
Educação
Educação ambiental
description Orientadora: Profª Dra. Sônia Maria Marchiorato Carneiro
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-28T19:09:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-28T19:09:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/59366
url https://hdl.handle.net/1884/59366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 238 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59366/1/R%20-%20T%20-%20MARCELO%20BEZ.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 25509a7e7142eb32d2f7d8da1e82b05a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860412375826432