A unidade da obra musical a partir da metafísica de Aristóteles

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wegmann, Paul
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/85855
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Indioney Carneiro Rodrigues
id UFPR_2cec2eb2fcdc241e5afe46169bf5ee50
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/85855
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em MúsicaRodrigues, Indioney CarneiroWegmann, Paul2023-12-26T18:11:11Z2023-12-26T18:11:11Z2023https://hdl.handle.net/1884/85855Orientador: Prof. Dr. Indioney Carneiro RodriguesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 10/02/2023Inclui referênciasResumo: A presente dissertação aborda o problema da unidade da obra musical tomando como base a Metafísica de Aristóteles. A busca por investigar o problema da unidade a partir de uma perspectiva filosófica respondeu à necessidade de produzir um certo distanciamento crítico que permitisse reavaliar ideias que encontramos no interior do campo da música e que tendemos a compreender como verdades universais. Embora tenhamos encontrado alguns caminhos que possibilitaram relativizar a unidade como virtude ou como condição necessária da obra musical em textos de Kenneth Stampp, o estudo da Metafísica de Aristóteles foi fundamental para compreender que a unidade não é atributo necessário a toda e qualquer forma de existência. A partir de alguns textos aristotélicos complementares, como o livro VIII da Política, foi possível recuperar o sentido de música como atividade (energeia), o que permitiu contemplarmos dois sentidos de obra musical, imanente e transcendente. O sentido imanente diz respeito ao fenômeno sonoro que pode ser cientificamente aferido, ao passo que o sentido transcendente contempla a experiência estética e as mudanças efetivas que esta é capaz de produzir no interior do campo simbólico. Muito embora tenhamos abordado a dimensão simbólica da unidade no último capítulo, tal distinção contribuiu para uma formulação mais precisa do problema inicial desta investigação, a saber: em que sentido uma obra musical, no seu aspecto imanente, pode ser una?, revelando a necessidade de abordarmos, em futuros trabalhos, a unidade da obra em seu sentido transcendente. O trabalho apresenta uma revisão de alguns textos clássicos da área de Música que fazem menção à unidade, contemplando textos de Jean-Jacques Rousseau, Donald Grout e Claude Palisca, Arnold Schoenberg, Igor Stravinsky e Karlheinz Stockhausen, e problematiza a ideia de obra musical a partir de leituras de Roman Ingarden e Carl Dahlhaus. A pesquisa buscou contribuir com a discussão sobre a unidade da obra musical contemplando aspectos históricos, socioculturais, técnicos, morfológicos e simbólicos a partir de uma abordagem crítica, colocando em perspectiva o caráter de valor que frequentemente lhe é atribuídoAbstract: This dissertation addresses the problem of the unity of a musical work based on Aristotle's Metaphysics. The quest to investigate the problem of unity from a philosophical perspective responded to the need to produce a certain critical distance that would allow us to reevaluate ideas that we find within the field of music and that we tend to understand as universal truths. Although we found some ways that made it possible to relativize unity as a virtue or as a necessary condition of the musical work in texts by Kenneth Stampp, the study of Aristotle's Metaphysics was fundamental to understand that unity is not a necessary attribute for each and every form of existence. From some complementary Aristotelian texts, such as book VIII of Politics, it was possible to recover the meaning of music as an activity (energeia), which allowed us to contemplate two meanings of musical work, immanent and transcendent. The immanent meaning concerns the sound phenomenon that can be scientifically measured, while the transcendent meaning contemplates the aesthetic experience and the effective changes that it is capable of producing within the symbolic field. Even though we addressed the symbolic dimension of unity in the last chapter, this distinction contributed to a more precise formulation of the initial problem of this investigation, namely: in what sense can a musical work, in its immanent aspect, be one?, revealing the need to address, in future works, the unity of the work in its transcendent sense. The work presents a review of some classic texts in the area of Music that mention unity, covering texts by Jean-Jacques Rousseau, Donald Grout and Claude Palisca, Arnold Schoenberg, Igor Stravinsky and Karlheinz Stockhausen, and problematizes the idea of a musical work to based on readings by Roman Ingarden and Carl Dahlhaus. The research sought to contribute to the discussion about the unity of the musical work, covering historical, sociocultural, technical, morphological and symbolic aspects from a critical approach, putting into perspective the value character that is often attributed to it1 recurso online : PDF.application/pdfAristótelesMúsica - Filosofia e estéticaMúsicaA unidade da obra musical a partir da metafísica de Aristótelesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - PAUL FRANZ WEGMANN PENA.pdfapplication/pdf1182928https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/85855/1/R%20-%20D%20-%20PAUL%20FRANZ%20WEGMANN%20PENA.pdfbf98dfc4a0925b7e0d24ffcdc22dbf63MD51open access1884/858552023-12-26 15:11:11.215open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/85855Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-12-26T18:11:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A unidade da obra musical a partir da metafísica de Aristóteles
title A unidade da obra musical a partir da metafísica de Aristóteles
spellingShingle A unidade da obra musical a partir da metafísica de Aristóteles
Wegmann, Paul
Aristóteles
Música - Filosofia e estética
Música
title_short A unidade da obra musical a partir da metafísica de Aristóteles
title_full A unidade da obra musical a partir da metafísica de Aristóteles
title_fullStr A unidade da obra musical a partir da metafísica de Aristóteles
title_full_unstemmed A unidade da obra musical a partir da metafísica de Aristóteles
title_sort A unidade da obra musical a partir da metafísica de Aristóteles
author Wegmann, Paul
author_facet Wegmann, Paul
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Indioney Carneiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Wegmann, Paul
contributor_str_mv Rodrigues, Indioney Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Aristóteles
Música - Filosofia e estética
Música
topic Aristóteles
Música - Filosofia e estética
Música
description Orientador: Prof. Dr. Indioney Carneiro Rodrigues
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-26T18:11:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-26T18:11:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/85855
url https://hdl.handle.net/1884/85855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/85855/1/R%20-%20D%20-%20PAUL%20FRANZ%20WEGMANN%20PENA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bf98dfc4a0925b7e0d24ffcdc22dbf63
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860810285252608