A relevância da educação para a formação moral do homem na filosofia de Immanuel Kant

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Filho, Luiz Carlos de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/54413
Resumo: Orientador : Celso de Moraes Pinheiro
id UFPR_2d22d84e084453437be0d27aaebdcac4
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54413
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Souza Filho, Luiz Carlos deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da EducaçãoPinheiro, Celso de Moraes, 1962-2019-10-30T17:02:29Z2019-10-30T17:02:29Z2011https://hdl.handle.net/1884/54413Orientador : Celso de Moraes PinheiroMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da EducaçãoInclui referênciasResumo: Este trabalho visa analisar a teoria kantiana da educação, tendo como foco principal a formação moral do sujeito. No decorrer de nossa investigação notamos que segundo Kant, o homem é a única criatura que necessita de educação, isso porque é o único animal que carrega consigo o destino de toda a humanidade. Sendo assim, a educação tem como objetivo transformar toda animalidade natural ao ser humano em disciplina e moralização para que então, o homem "formado" seja capaz de agir de modo universalmente válido, a educação kantiana tem como meta principal aniquilar o egoísmo natural do homem e torná-lo um sujeito cosmopolita, capaz de pensar-por-simesmo e ainda assim sempre levar os outros em consideração em todas as suas ações.35 f.application/pdfEducação - FilosofiaSociologia educacionalA relevância da educação para a formação moral do homem na filosofia de Immanuel Kantinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - LUIZ CARLOS DE SOUZA FILHO.pdfapplication/pdf588711https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54413/1/R%20-%20E%20-%20LUIZ%20CARLOS%20DE%20SOUZA%20FILHO.pdf6aa41eb79467bfe8114af860f13e1617MD51open access1884/544132019-10-30 14:02:29.59open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54413Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-10-30T17:02:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A relevância da educação para a formação moral do homem na filosofia de Immanuel Kant
title A relevância da educação para a formação moral do homem na filosofia de Immanuel Kant
spellingShingle A relevância da educação para a formação moral do homem na filosofia de Immanuel Kant
Souza Filho, Luiz Carlos de
Educação - Filosofia
Sociologia educacional
title_short A relevância da educação para a formação moral do homem na filosofia de Immanuel Kant
title_full A relevância da educação para a formação moral do homem na filosofia de Immanuel Kant
title_fullStr A relevância da educação para a formação moral do homem na filosofia de Immanuel Kant
title_full_unstemmed A relevância da educação para a formação moral do homem na filosofia de Immanuel Kant
title_sort A relevância da educação para a formação moral do homem na filosofia de Immanuel Kant
author Souza Filho, Luiz Carlos de
author_facet Souza Filho, Luiz Carlos de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Filho, Luiz Carlos de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinheiro, Celso de Moraes, 1962-
contributor_str_mv Pinheiro, Celso de Moraes, 1962-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Filosofia
Sociologia educacional
topic Educação - Filosofia
Sociologia educacional
description Orientador : Celso de Moraes Pinheiro
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-30T17:02:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-30T17:02:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/54413
url https://hdl.handle.net/1884/54413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 35 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54413/1/R%20-%20E%20-%20LUIZ%20CARLOS%20DE%20SOUZA%20FILHO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6aa41eb79467bfe8114af860f13e1617
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860865156186112