A relevância da educação para a formação moral do homem na filosofia de Immanuel Kant
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/54413 |
Resumo: | Orientador : Celso de Moraes Pinheiro |
id |
UFPR_2d22d84e084453437be0d27aaebdcac4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54413 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Souza Filho, Luiz Carlos deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da EducaçãoPinheiro, Celso de Moraes, 1962-2019-10-30T17:02:29Z2019-10-30T17:02:29Z2011https://hdl.handle.net/1884/54413Orientador : Celso de Moraes PinheiroMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da EducaçãoInclui referênciasResumo: Este trabalho visa analisar a teoria kantiana da educação, tendo como foco principal a formação moral do sujeito. No decorrer de nossa investigação notamos que segundo Kant, o homem é a única criatura que necessita de educação, isso porque é o único animal que carrega consigo o destino de toda a humanidade. Sendo assim, a educação tem como objetivo transformar toda animalidade natural ao ser humano em disciplina e moralização para que então, o homem "formado" seja capaz de agir de modo universalmente válido, a educação kantiana tem como meta principal aniquilar o egoísmo natural do homem e torná-lo um sujeito cosmopolita, capaz de pensar-por-simesmo e ainda assim sempre levar os outros em consideração em todas as suas ações.35 f.application/pdfEducação - FilosofiaSociologia educacionalA relevância da educação para a formação moral do homem na filosofia de Immanuel Kantinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - LUIZ CARLOS DE SOUZA FILHO.pdfapplication/pdf588711https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54413/1/R%20-%20E%20-%20LUIZ%20CARLOS%20DE%20SOUZA%20FILHO.pdf6aa41eb79467bfe8114af860f13e1617MD51open access1884/544132019-10-30 14:02:29.59open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54413Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-10-30T17:02:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A relevância da educação para a formação moral do homem na filosofia de Immanuel Kant |
title |
A relevância da educação para a formação moral do homem na filosofia de Immanuel Kant |
spellingShingle |
A relevância da educação para a formação moral do homem na filosofia de Immanuel Kant Souza Filho, Luiz Carlos de Educação - Filosofia Sociologia educacional |
title_short |
A relevância da educação para a formação moral do homem na filosofia de Immanuel Kant |
title_full |
A relevância da educação para a formação moral do homem na filosofia de Immanuel Kant |
title_fullStr |
A relevância da educação para a formação moral do homem na filosofia de Immanuel Kant |
title_full_unstemmed |
A relevância da educação para a formação moral do homem na filosofia de Immanuel Kant |
title_sort |
A relevância da educação para a formação moral do homem na filosofia de Immanuel Kant |
author |
Souza Filho, Luiz Carlos de |
author_facet |
Souza Filho, Luiz Carlos de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza Filho, Luiz Carlos de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pinheiro, Celso de Moraes, 1962- |
contributor_str_mv |
Pinheiro, Celso de Moraes, 1962- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Filosofia Sociologia educacional |
topic |
Educação - Filosofia Sociologia educacional |
description |
Orientador : Celso de Moraes Pinheiro |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-30T17:02:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-10-30T17:02:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/54413 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/54413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
35 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54413/1/R%20-%20E%20-%20LUIZ%20CARLOS%20DE%20SOUZA%20FILHO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6aa41eb79467bfe8114af860f13e1617 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898895045951488 |