A construção coletiva da ligação covalente por Linus Pauling, Gilbert Lewis, Irving Langmuir : um estudo sobre a emergência de um fato científico

Bibliographic Details
Main Author: Souza, Isis Lidiane Norato de, 1982-
Publication Date: 2020
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFPR
Download full: https://hdl.handle.net/1884/68899
Summary: Orientadora: Profa. Dra. Joanez Aparecida Aires
id UFPR_2d25d61eb16d57e280b2c6654d4e3f8c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68899
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Souza, Isis Lidiane Norato de, 1982-Aires, Joanez Aparecida, 1965-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática2021-05-05T21:12:52Z2021-05-05T21:12:52Z2020https://hdl.handle.net/1884/68899Orientadora: Profa. Dra. Joanez Aparecida AiresDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 28/02/2020Inclui referências: p. 106-110Resumo: A leitura da História da Ciência tendo por base a epistemologia de Fleck, pode contribuir para a compreensão de como um fato científico foi construído, uma vez que permite observar como cada cientista contribuiu para a construção daquele fato, a partir de um mesmo Coletivo e Estilo de Pensamento, sendo o fato científico estudado nesta pesquisa a Ligação Covalente. O objetivo deste estudo consistiu em analisar quais foram os pressupostos, fatores e contextos científico e histórico, os quais definem um Estilo e um Coletivo de Pensamento, que levaram Linus Pauling a construir sua compreensão sobre a 'Natureza da Ligação Química'. Utilizou-se para tanto a pesquisa documental, sendo os dados constituídos a partir de fontes primárias, tais como correspondências, áudios, vídeos, artigos científicos históricos, manuscrito etc., disponíveis no sítio eletrônico da Universidade Estadual de Oregon. Também foi utilizada a pesquisa bibliográfica para levantamento de Fontes Secundárias pela ferramenta "current bibliography", para pesquisas em História da Ciência. Para a análise das Fontes Primárias e Secundárias, utilizou-se epistemologia de Ludwik Fleck (1891-1961). Foram percebidos os conceitos Fato Científico, Protoideia, Coletivo de Pensamento, Estilo de Pensamento e Circulação Intercoletiva de Ideias no processo de construção da história da ligação covalente. Consideramos que Linus Pauling circulou por dois Coletivos e Estilos de Pensamento quanto aos saberes científicos, sendo um relacionado à estrutura da ligação química e outro em relação à teoria quântica, muito influente na Ciência do século XX. Linus Pauling recebeu influências dos químicos Gilbert Lewis, Arthur Amos Noyes e Irving Langmuir para formalizar um novo Estilo de Pensamento, ou seja, para a compreensão do par de elétron compartilhado, representando a emergência do conceito de ligação covalente. Ademais, a noção de valência foi uma ideia pré-científica para a ligação química e posterior, ligação covalente. Linus Pauling utilizou a teoria quântica para explicar a ligação química, e deste estudo obteve a compreensão sobre hibridização e ressonância, conceitos que foram aceitos no Coletivo de Pensamento dos químicos até a década de 1950, quando surgiu a rival teoria do Orbital Molecular. Palavras-chave: Ludwik Fleck 1. Ligação Química 2. Linus Pauling 3. Ligação Covalente 4. Gilbert Lewis 5.Abstract: The reading of History of Science, with on the basis of Fleck's Epistemology presentes good potential for understanding how the historiography on historical facts was constructed. Above all, this reading allows us to observe as each scientist contributes to be construction of that fact, from a same Collective and Style of Thought. The scientific fact studied in this research was interpreted as covalent bond. This research had purpose to analyzed the presupposed, factors and scientific and historical context that made Linus Pauling construct his contribution to understanding of the Nature of Chemical Bond. We used the documentary research and the instruments used were the primary sources, such as correspondence, áudios, vídeos, papers, manuscript etc., available on the Oregon State University website. A bibliography search was also used to survey Secundary Sources using the "current bibliography" tool, for research in History of Science. The Ludwik Fleck's epistemology was used for the analysis of Primary and Secundary Sources. The concepts Scientific Fact, Protoideas, Collective of Thought, Style of Thought and Intercollective Circulation of Ideas were observed in the process of construction the history of the covalent bond. We consider that Linus Pauling circulated through two Collectives and Styles of Thoughts, one related to the structure of the Chemical Bond and another in relation to quantum theory, very influential in Science of the twentieth century. Thus, it can expand the valence rules, which contributed to the construction of the Bond Theory. Linus Pauling was influenced by chemists Gilbert Lewis, Arthur Amos Noyes and Irving Langmuir and thus, formalize a new Style of Thought, that is to understanding the shared-electron pair, representing the emergence of the concept of covalent bond. Furthermore, the notion of valence was a pre-scientific idea for chemical bond and later, for covalent bond. Linus Pauling used quantum theory to explains the chemical bond, and this research he understood about hybridization and resonance, concepts that were accepted in the chemistry Collective of Thought until the 1950s, when the rival Molecular Orbital Theory appeared. Keywords: Ludwik Fleck 1. Chemical Bond 2. Linus Pauling 3. Covalent Bond 4. Gilbert Lewis 51 arquivo (117 p.) : il. (algumas color.).application/pdfQuímicaCiência - HistóriaMatemáticaA construção coletiva da ligação covalente por Linus Pauling, Gilbert Lewis, Irving Langmuir : um estudo sobre a emergência de um fato científicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ISIS LIDIANE NORATO DE SOUZA.pdfapplication/pdf3072243https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68899/1/R%20-%20D%20-%20ISIS%20LIDIANE%20NORATO%20DE%20SOUZA.pdf28a0c32d067cd5c0462c53e2f7761c2eMD51open access1884/688992021-05-05 18:12:52.263open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68899Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-05T21:12:52Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção coletiva da ligação covalente por Linus Pauling, Gilbert Lewis, Irving Langmuir : um estudo sobre a emergência de um fato científico
title A construção coletiva da ligação covalente por Linus Pauling, Gilbert Lewis, Irving Langmuir : um estudo sobre a emergência de um fato científico
spellingShingle A construção coletiva da ligação covalente por Linus Pauling, Gilbert Lewis, Irving Langmuir : um estudo sobre a emergência de um fato científico
Souza, Isis Lidiane Norato de, 1982-
Química
Ciência - História
Matemática
title_short A construção coletiva da ligação covalente por Linus Pauling, Gilbert Lewis, Irving Langmuir : um estudo sobre a emergência de um fato científico
title_full A construção coletiva da ligação covalente por Linus Pauling, Gilbert Lewis, Irving Langmuir : um estudo sobre a emergência de um fato científico
title_fullStr A construção coletiva da ligação covalente por Linus Pauling, Gilbert Lewis, Irving Langmuir : um estudo sobre a emergência de um fato científico
title_full_unstemmed A construção coletiva da ligação covalente por Linus Pauling, Gilbert Lewis, Irving Langmuir : um estudo sobre a emergência de um fato científico
title_sort A construção coletiva da ligação covalente por Linus Pauling, Gilbert Lewis, Irving Langmuir : um estudo sobre a emergência de um fato científico
author Souza, Isis Lidiane Norato de, 1982-
author_facet Souza, Isis Lidiane Norato de, 1982-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Aires, Joanez Aparecida, 1965-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Isis Lidiane Norato de, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Química
Ciência - História
Matemática
topic Química
Ciência - História
Matemática
description Orientadora: Profa. Dra. Joanez Aparecida Aires
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-05T21:12:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-05T21:12:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/68899
url https://hdl.handle.net/1884/68899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (117 p.) : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68899/1/R%20-%20D%20-%20ISIS%20LIDIANE%20NORATO%20DE%20SOUZA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 28a0c32d067cd5c0462c53e2f7761c2e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699008972455936