Manuais de história da educação da Coleção Atualidades Pedagógicas (1933-1977) : Verba Volant, Scripta Manent

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roballo, Roberlayne de Oliveira Borges
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/27777
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Vieira
id UFPR_2e5a94869140acf5af4806c07c760e09
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/27777
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Roballo, Roberlayne de Oliveira BorgesUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoVieira, Carlos Eduardo, 1963-2020-08-04T18:35:39Z2020-08-04T18:35:39Z2012https://hdl.handle.net/1884/27777Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo VieiraTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/02/2012Bibliografia: fls. 349-368Resumo: O presente trabalho apresenta a análise dos manuais de História da Educação que serviram de suporte para os cursos de formação de professores, a partir de 1930, no Brasil. As obras em questão são: "Noções de História da Educação" (1933), de Afrânio Peixoto; "História da Educação" (1939), de Paul Monroe; "Noções de História da Educação" (1945), de Theobaldo Miranda Santos; "His-tória da Educação e da Pedagogia" (1955), de Lorenzo Luzuriaga e "História da Pedagogia" (1957), de René Hubert. Os manuais escolhidos para compor esta pesquisa foram editados, no Brasil, pela Companhia Editora Nacional, e per-tencem à "Coleção Atualidades Pedagógicas", no âmbito do projeto editorial intitulado "Biblioteca Pedagógica Brasileira", dirigido por Fernando de Azevedo de 1931 a 1945, e por Damasco Penna, de 1946 a 1978. A história destes li-vros – manuais escolares – se insere na história cultural, apresentando peculia-ridades à história educacional e à história da leitura, pelo estabelecimento de vínculos com a escola. Dessa forma, refletiu-se sobre os manuais como ins-trumentos da prática pedagógica e dos discursos dos professores. São obras enunciadoras de marcas culturais que vinculam concepções pedagógicas, sa-beres e sentidos. Logo, a perspectiva metodológica utilizada visou compreen-der estes manuais, de autores nacionais e estrangeiros, a partir da análise do discurso e da materialidade. Optou-se por esta confluência de análise a fim de conceber o manual escolar como um documento histórico, ao mesmo tempo, produto fabricado, comercializado e distribuído. Neste sentido, os manuais fo-ram analisados sob três dimensões: o arquéion, o inventarium e o mediato. Significa dizer, portanto, que os manuais de História da Educação são objetos (físicos) mediadores de ideias, que implicam em manifestação de valores e comportamentos. A partir destas considerações, passou-se a compreender que, feita nestes manuais, a História da Educação representa um testemunho sobre um modo de se pensar a educação. Estes manuais, resultantes de seu processo de produção e circulação, manifestam a sociedade, a cultura e a pe-dagogia que contribuem para a memória da formação docente e para a própria história da história da educação.Abstract: This paper presents the analysis of the books of History of Education that have been used as support for teacher training courses since 1930 in Brazil. The books analyzed are: "Notions of the History of Education" (1933), by Afrânio Peixoto; "History of Education" (1939), by Paul Monroe; "Notions of the History of Education" (1945), by Theobaldo Miranda Santos; "History of Education and Pedagogy" (1955), by Lorenzo Luzuriaga and "History of Pedagogy" (1957), by René Hubert. The books chosen to be part of this research were published in Brazil by Editora Nacional, and belong to the series "Educational News Collec-tion", in an editorial project entitled "Brazilian Pedagogical Library", directed by Fernando de Azevedo from 1931 to 1945, and by Damasco Penna, from 1946 to 1978. The history of these books - textbooks - is inserted into our cultural history, showing the peculiarities of educational history and history of reading, by establishing links with the school. This way, the manuals have been reflected as tools of pedagogical practice and teacher discourses. These books enunci-ate cultural marks which link pedagogical conceptions, knowledge and senses. Therefore, the methodological perspective used here aimed at understanding these manuals, by national and foreign authors, from the analysis of discourse and materiality. We opted by this confluence of analysis in order to conceive the textbook as a historical document, and, at the same time, a product manufac-tured, marketed and distributed. In this sense, the manuals were analyzed in three dimensions: the arquéion, the inventarium and the mediato. It means that the manuals of Education History are (physical) objects mediators of ideas, which imply the manifestation of values and behaviors. From these considera-tions, we have understood that, based on these manuals, the history of educa-tion represents a testimony of a way of thinking about education. These manu-als, resulting from their process of production and circulation, demonstrate the society, the culture and the pedagogy that contribute to the memory of teacher training and to the history of history education itself.374 f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesEducação - História - Manuais, guias, etcProfessores - FormaçãoEducaçãoManuais de história da educação da Coleção Atualidades Pedagógicas (1933-1977) : Verba Volant, Scripta Manentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ROBALLO, ROBERLAYNE DE OLIVEIRA BORGES.pdfapplication/pdf15447915https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27777/1/R%20-%20T%20-%20ROBALLO%2c%20ROBERLAYNE%20DE%20OLIVEIRA%20BORGES.pdf482019c2ffb6d61738e70052b975a8e0MD51open accessTEXTR - T - ROBALLO, ROBERLAYNE DE OLIVEIRA BORGES.pdf.txtExtracted Texttext/plain697262https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27777/2/R%20-%20T%20-%20ROBALLO%2c%20ROBERLAYNE%20DE%20OLIVEIRA%20BORGES.pdf.txt6460a02cb67b70b0a1ee093a5b924996MD52open accessTHUMBNAILR - T - ROBALLO, ROBERLAYNE DE OLIVEIRA BORGES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1181https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27777/3/R%20-%20T%20-%20ROBALLO%2c%20ROBERLAYNE%20DE%20OLIVEIRA%20BORGES.pdf.jpg935b35aff55f70333ac91b3bbff53e26MD53open access1884/277772020-08-04 15:35:39.707open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/27777Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-08-04T18:35:39Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Manuais de história da educação da Coleção Atualidades Pedagógicas (1933-1977) : Verba Volant, Scripta Manent
title Manuais de história da educação da Coleção Atualidades Pedagógicas (1933-1977) : Verba Volant, Scripta Manent
spellingShingle Manuais de história da educação da Coleção Atualidades Pedagógicas (1933-1977) : Verba Volant, Scripta Manent
Roballo, Roberlayne de Oliveira Borges
Teses
Educação - História - Manuais, guias, etc
Professores - Formação
Educação
title_short Manuais de história da educação da Coleção Atualidades Pedagógicas (1933-1977) : Verba Volant, Scripta Manent
title_full Manuais de história da educação da Coleção Atualidades Pedagógicas (1933-1977) : Verba Volant, Scripta Manent
title_fullStr Manuais de história da educação da Coleção Atualidades Pedagógicas (1933-1977) : Verba Volant, Scripta Manent
title_full_unstemmed Manuais de história da educação da Coleção Atualidades Pedagógicas (1933-1977) : Verba Volant, Scripta Manent
title_sort Manuais de história da educação da Coleção Atualidades Pedagógicas (1933-1977) : Verba Volant, Scripta Manent
author Roballo, Roberlayne de Oliveira Borges
author_facet Roballo, Roberlayne de Oliveira Borges
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Roballo, Roberlayne de Oliveira Borges
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Carlos Eduardo, 1963-
contributor_str_mv Vieira, Carlos Eduardo, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Educação - História - Manuais, guias, etc
Professores - Formação
Educação
topic Teses
Educação - História - Manuais, guias, etc
Professores - Formação
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Vieira
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-04T18:35:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-04T18:35:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/27777
url https://hdl.handle.net/1884/27777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 374 f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27777/1/R%20-%20T%20-%20ROBALLO%2c%20ROBERLAYNE%20DE%20OLIVEIRA%20BORGES.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27777/2/R%20-%20T%20-%20ROBALLO%2c%20ROBERLAYNE%20DE%20OLIVEIRA%20BORGES.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27777/3/R%20-%20T%20-%20ROBALLO%2c%20ROBERLAYNE%20DE%20OLIVEIRA%20BORGES.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 482019c2ffb6d61738e70052b975a8e0
6460a02cb67b70b0a1ee093a5b924996
935b35aff55f70333ac91b3bbff53e26
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898785997193216