Aditivos melhoradores das propriedades de fluxo a frio em biodiesel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balen, Manuela
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/28856
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Carlos Itsuo Yamamoto
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia QuímicaYamamoto, Carlos Itsuo, 1965-Balen, Manuela2024-05-28T17:14:47Z2024-05-28T17:14:47Z2012https://hdl.handle.net/1884/28856Orientador: Prof. Dr. Carlos Itsuo YamamotoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química. Defesa: Curitiba, 2012Bibliografia: fls. 71-78Resumo: A utilização de biodiesel como combustível apresenta um potencial promissor no mundo inteiro. Um dos problemas enfrentados é a solidificação parcial ou a perda de sua fluidez, levando à interrupção do fluxo do combustível e ao entupimento do sistema de filtração, ocasionando problemas na partida do motor quando o veículo fica parado em local de baixa temperatura. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo a avaliação do potencial de compostos químicos como aditivos melhoradores de propriedades de fluxo à frio em biodiesel metílico de soja. Os compostos utilizados foram: etilenoglicol, d-limoneno, tween 80, álcool isoamílico, álcool butílico em diversos teores variando de 2000 a 20000 ppm. Os ensaios para a análise do ponto de fluidez e névoa foram realizados segundo a norma ASTM D-97 e D- 2500, e os ensaios de ponto de entupimento seguindo a norma ABNT NBR 14747. A utilização das substâncias pesquisadas reduziu o ponto de fluidez e a aglomeração dos cristais de parafinas que alteram o equilíbrio de fases entre as frações de alcanos, e observou-se redução de 3 °C do ponto de névoa e -5 °C do ponto de entupimento de filtro de combustível, a um baixo custo.Abstract: The use of biodiesel as a fuel has shown a promising potential in the world. One of the problems is the solidification or partial loss of its fluidity, leading to the interruption of fuel flow and clogging of the filtering system, causing problems when starting the engine when the vehicle is stopped in a low temperature. Thus, this study aims to evaluate chemicals as additives enhancers to the cold flow properties of biodiesel methyl soy and a test with diesel using compounds such as ethylene glycol, d-limonene, tween 80 and many alcohols at levels below 20000 ppm. Assays were performed in the equipment for analyzing the pour point and cloud (MPC-101L), according to ASTM D 97 and D 2500, and the plugging point test (AFP- 101) according to ABNT NBR 14747. The use of these compounds reduced the pour point and the agglomeration of crystals of paraffins, allowing it to a 3 °C cloud point and -5 °C point clogged fuel filter, at a low cost.83f. : il. , grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalBiodieselAditivosÁcidos graxosCristalizaçãoEngenharia QuímicaAditivos melhoradores das propriedades de fluxo a frio em biodieselinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MANUELA BALEN.pdfapplication/pdf1304717https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28856/1/R%20-%20D%20-%20MANUELA%20BALEN.pdf5b3ae8e9db0f3c287972feefa3b98e76MD51open accessTEXTR - D - MANUELA BALEN.pdf.txtExtracted Texttext/plain135772https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28856/2/R%20-%20D%20-%20MANUELA%20BALEN.pdf.txt37d784b99871b35280a87787f6c43472MD52open accessTHUMBNAILR - D - MANUELA BALEN.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1174https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28856/3/R%20-%20D%20-%20MANUELA%20BALEN.pdf.jpg9cf6fb59f52f71ef710aadb90d5e01abMD53open access1884/288562024-05-28 14:14:47.827open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/28856Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-05-28T17:14:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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