A iconografia dos vasos panatenaicos de Atenas entre 566 a.c e 320 a.c.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/35529 |
Resumo: | Orientadora : Profª Drª Renata Senna Garraffoni |
id |
UFPR_2fade879770103f67428c78203e8b303 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/35529 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Martins, Camilla Miranda, 1989-Garraffoni, Renata Senna, 1974-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História2020-06-17T17:38:38Z2020-06-17T17:38:38Z2014https://hdl.handle.net/1884/35529Orientadora : Profª Drª Renata Senna GarraffoniDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 04/04/2014Inclui referênciasLinha de pesquisa: Intersubjetividade e pluralidadeResumo: Esta dissertação é fruto da interdisciplinaridade entre a história, a arqueologia e os estudos visuais, que desenvolvemos a partir da necessidade multidisciplinar para se estudar as figurações da cerâmica panatenaica. Tratam-se de cenas as quais nos mostram de um lado da ânfora uma imagem esportiva e do outro uma mitológica com a deusa Atena Promachos. Ao estudar essas figurações, nossa pesquisa tem por intuito realizar uma história com imagens. Analisamos treze vasos gregos datados do período entre 566 e 320 a.C., advindos das competições atenienses, do Festival das Panateneias. O nosso objetivo principal é de interpretar seus esquemas figurativos de forma conjunta. Como objetivos específicos, pretendemos pensar: 1) a respeito da importância do diálogo entre essas três disciplinas; e 2) como a ânfora panatenaica pode ser um objeto de memória. Para tanto, nossa abordagem compreende as figurações dessa cerâmica como parte do imaginário social grego e entende esses objetos por meio do conceito de cultura visual.Abstract: The aim of this master dissertation is to discuss an interdisciplinary approach to Panathenaic ceramics. Regarding this proposal, I shall explore theoretical frames considering history, archeology and visual studies to study the amphoras' sides. The Panathenaic amphora have to main scenes: sports image in one side and the mythological goddess Athena Promachos in the other side. I have sellected thirteen Greek vases dating from 566 to 320 BC for a case study, all of them are part of the Athenians competitions, the Panathenaic Festival. My main goal is to interpret thess figurative schemes together and discuss: 1) the importance of dialogue among these three disciplines for a better understading of the amphoras and 2) argue as panathenaic amphora can be a understood as memory artifact. Though, the main issue is consider these ceramic as Greek social imaginary and part of its visual culture.136f : il., algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - HistóriaArqueologia e históriaHistoria antigaVasos gregosCeramica gregaIdolos e imagensHistóriaA iconografia dos vasos panatenaicos de Atenas entre 566 a.c e 320 a.c.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CAMILLA MIRANDA MARTINS.pdfapplication/pdf6538535https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35529/1/R%20-%20D%20-%20CAMILLA%20MIRANDA%20MARTINS.pdfa75aae8393a94ca7ff07854fbed83245MD51open accessTEXTR - D - CAMILLA MIRANDA MARTINS.pdf.txtExtracted Texttext/plain182728https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35529/2/R%20-%20D%20-%20CAMILLA%20MIRANDA%20MARTINS.pdf.txtd950a4b2005f589652c7d1ec90c09941MD52open accessTHUMBNAILR - D - CAMILLA MIRANDA MARTINS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1089https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35529/3/R%20-%20D%20-%20CAMILLA%20MIRANDA%20MARTINS.pdf.jpgadee72bdd32d0b6066b997dcec67673fMD53open access1884/355292020-06-17 14:38:38.892open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/35529Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-17T17:38:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A iconografia dos vasos panatenaicos de Atenas entre 566 a.c e 320 a.c. |
title |
A iconografia dos vasos panatenaicos de Atenas entre 566 a.c e 320 a.c. |
spellingShingle |
A iconografia dos vasos panatenaicos de Atenas entre 566 a.c e 320 a.c. Martins, Camilla Miranda, 1989- Dissertações - História Arqueologia e história Historia antiga Vasos gregos Ceramica grega Idolos e imagens História |
title_short |
A iconografia dos vasos panatenaicos de Atenas entre 566 a.c e 320 a.c. |
title_full |
A iconografia dos vasos panatenaicos de Atenas entre 566 a.c e 320 a.c. |
title_fullStr |
A iconografia dos vasos panatenaicos de Atenas entre 566 a.c e 320 a.c. |
title_full_unstemmed |
A iconografia dos vasos panatenaicos de Atenas entre 566 a.c e 320 a.c. |
title_sort |
A iconografia dos vasos panatenaicos de Atenas entre 566 a.c e 320 a.c. |
author |
Martins, Camilla Miranda, 1989- |
author_facet |
Martins, Camilla Miranda, 1989- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Garraffoni, Renata Senna, 1974- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Camilla Miranda, 1989- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dissertações - História Arqueologia e história Historia antiga Vasos gregos Ceramica grega Idolos e imagens História |
topic |
Dissertações - História Arqueologia e história Historia antiga Vasos gregos Ceramica grega Idolos e imagens História |
description |
Orientadora : Profª Drª Renata Senna Garraffoni |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-17T17:38:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-06-17T17:38:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/35529 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/35529 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
136f : il., algumas color. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35529/1/R%20-%20D%20-%20CAMILLA%20MIRANDA%20MARTINS.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35529/2/R%20-%20D%20-%20CAMILLA%20MIRANDA%20MARTINS.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35529/3/R%20-%20D%20-%20CAMILLA%20MIRANDA%20MARTINS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a75aae8393a94ca7ff07854fbed83245 d950a4b2005f589652c7d1ec90c09941 adee72bdd32d0b6066b997dcec67673f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860544363233280 |