Breaking bullying website : estratégias de prevenção e intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Joelson Carvalho de, 1983-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/78851
Resumo: Orientador (a): Profa. Dra. Araci Asinelli-Luz
id UFPR_306aaa0d9fe75467db5d720455362575
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/78851
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Souza, Joelson Carvalho de, 1983-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoLuz, Araci Asinelli da, 1948-2022-10-10T17:29:48Z2022-10-10T17:29:48Z2022https://hdl.handle.net/1884/78851Orientador (a): Profa. Dra. Araci Asinelli-LuzTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 06/04/2022Inclui referênciasResumo: Esta obra tem como tese a questão norteadora de que a partir da elaboração de uma revisão sistemática integrativa (R.I) de literatura sobre bullying (prevenção e intervenção) seria possível construir um website visando favorecer a difusão, conscientização e enfrentamento do fenômeno em nível social. A conclusão apontou resposta afirmativa. O objetivo geral de desenvolver um website por meio da revisão integrativa consolidou a tese mencionada. Contudo, não se pode deixar de mencionar que a gênese desta obra se deu frente à necessidade de oferecer à sociedade um trabalho que pudesse ser acessado em qualquer região, povo, cultura. Dessa forma, criar um site sobre bullying foi à solução mais plausível, considerando o alcance das tecnologias de informação em nível global, especificamente, a internet. O trabalho foi estruturado em revisão de literatura sobre bullying, conceitos e suas relações, dinâmicas do bullying, além do aporte teórico científico da Bioecologia do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner na compreensão sistêmica do processo-relação do fenômeno bullying. Em seguida, ainda em termos literários, foram discutidas variadas formas de prevenção e intervenção em nível nacional e internacional, programas, projetos sobre bullying, com relevância mundial, alguns baseados em direitos humanos. Posteriormente foi realizado um capítulo híbrido (literatura/método) sobre a constituição da revisão integrativa, descreveu-se a R.I de acordo com os 6 passos fundamentais: 1 - identificação do tema e elaboração do problema de pesquisa; 2 - estabelecimento dos critérios de inclusão e exclusão; 3 - identificação dos estudos pré-selecionados e selecionados; 4 - categorização dos estudos selecionados; 5 - análise, interpretação dos resultados e discussão; 6 - apresentação da revisão/síntese, produto final: website. Em termos de categorização e análise de resultados, realizou-se análise descritiva geral dos estudos selecionados conforme protocolo R.I, além de uma análise temática de conteúdo (BARDIN, 2011), inovação que resultou na tríade central de categorias sobre prevenção e intervenção ao bullying: programas, projetos e vídeo. Com base nisso, efetuou-se a elaboração do website por meio da metodologia Dadi (definição, arquitetura, design, implementação), corroborando-se a tese aqui defendida.Abstract: This work has as its thesis the guiding question that from the elaboration of an integrative systematic review (R.I) of literature on bullying (prevention and intervention) it would be possible to build a website aiming to promote the dissemination, awareness and confrontation of the phenomenon at a social level. The conclusion indicated an affirmative answer. The general objective of developing a website through integrative review consolidated the mentioned thesis. However, one cannot fail to mention that the genesis of this work was due to the need to offer society a work that could be accessed in any region, people, culture. Thus, creating a website about bullying was the most plausible solution, considering the reach of information technologies on a global level, specifically, the internet. The work was structured on a literature review on bullying, concepts and their relationships, bullying dynamics, in addition to the theoretical scientific contribution of Bronfenbrenner Human Development Bioecology in the systemic understanding of the process-relationship of the bullying phenomenon. Then, still in literary terms, various forms of prevention and intervention at national and international level, programs and projects on bullying, with worldwide relevance, some based on human rights, were discussed. Subsequently, a hybrid chapter (literature/method) on the constitution of the integrative review was carried out, the R.I was described according to the 6 fundamental steps: 1 - identification of the theme and elaboration of the research problem; 2 - establishment of inclusion and exclusion criteria; 3 - identification of pre-selected and selected studies;4 - categorization of selected studies; 5 - analysis, interpretation of results and discussion; 6 - presentation of the review/synthesis, final product: website. In terms of categorization and analysis of results, a general descriptive analysis of the selected studies was carried out according to the IR protocol, in addition to a thematic content analysis (BARDIN, 2011), an innovation that resulted in the central triad of categories on prevention and intervention to bullying: programs, projects and video. Based on this, the website was prepared using the Dadi methodology (definition, architecture, design, implementation), corroborating the thesis defended here.1 recurso online : PDF.application/pdfEducaçãoAssédioTecnologia da informação - Aspectos sociaisSites da WebDireitos humanosEducaçãoBreaking bullying website : estratégias de prevenção e intervençãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - JOELSON CARVALHO DE SOUSA.pdfapplication/pdf3597211https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78851/1/R%20-%20T%20-%20JOELSON%20CARVALHO%20DE%20SOUSA.pdf2e6ebdd195942eb5aa5ec98743d45eefMD51open access1884/788512022-10-10 14:29:49.013open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78851Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-10T17:29:49Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Breaking bullying website : estratégias de prevenção e intervenção
title Breaking bullying website : estratégias de prevenção e intervenção
spellingShingle Breaking bullying website : estratégias de prevenção e intervenção
Souza, Joelson Carvalho de, 1983-
Educação
Assédio
Tecnologia da informação - Aspectos sociais
Sites da Web
Direitos humanos
Educação
title_short Breaking bullying website : estratégias de prevenção e intervenção
title_full Breaking bullying website : estratégias de prevenção e intervenção
title_fullStr Breaking bullying website : estratégias de prevenção e intervenção
title_full_unstemmed Breaking bullying website : estratégias de prevenção e intervenção
title_sort Breaking bullying website : estratégias de prevenção e intervenção
author Souza, Joelson Carvalho de, 1983-
author_facet Souza, Joelson Carvalho de, 1983-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Joelson Carvalho de, 1983-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luz, Araci Asinelli da, 1948-
contributor_str_mv Luz, Araci Asinelli da, 1948-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Assédio
Tecnologia da informação - Aspectos sociais
Sites da Web
Direitos humanos
Educação
topic Educação
Assédio
Tecnologia da informação - Aspectos sociais
Sites da Web
Direitos humanos
Educação
description Orientador (a): Profa. Dra. Araci Asinelli-Luz
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-10T17:29:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-10T17:29:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/78851
url https://hdl.handle.net/1884/78851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78851/1/R%20-%20T%20-%20JOELSON%20CARVALHO%20DE%20SOUSA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e6ebdd195942eb5aa5ec98743d45eef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898748282011648