Breaking bullying website : estratégias de prevenção e intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/78851 |
Resumo: | Orientador (a): Profa. Dra. Araci Asinelli-Luz |
id |
UFPR_306aaa0d9fe75467db5d720455362575 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/78851 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Souza, Joelson Carvalho de, 1983-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoLuz, Araci Asinelli da, 1948-2022-10-10T17:29:48Z2022-10-10T17:29:48Z2022https://hdl.handle.net/1884/78851Orientador (a): Profa. Dra. Araci Asinelli-LuzTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 06/04/2022Inclui referênciasResumo: Esta obra tem como tese a questão norteadora de que a partir da elaboração de uma revisão sistemática integrativa (R.I) de literatura sobre bullying (prevenção e intervenção) seria possível construir um website visando favorecer a difusão, conscientização e enfrentamento do fenômeno em nível social. A conclusão apontou resposta afirmativa. O objetivo geral de desenvolver um website por meio da revisão integrativa consolidou a tese mencionada. Contudo, não se pode deixar de mencionar que a gênese desta obra se deu frente à necessidade de oferecer à sociedade um trabalho que pudesse ser acessado em qualquer região, povo, cultura. Dessa forma, criar um site sobre bullying foi à solução mais plausível, considerando o alcance das tecnologias de informação em nível global, especificamente, a internet. O trabalho foi estruturado em revisão de literatura sobre bullying, conceitos e suas relações, dinâmicas do bullying, além do aporte teórico científico da Bioecologia do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner na compreensão sistêmica do processo-relação do fenômeno bullying. Em seguida, ainda em termos literários, foram discutidas variadas formas de prevenção e intervenção em nível nacional e internacional, programas, projetos sobre bullying, com relevância mundial, alguns baseados em direitos humanos. Posteriormente foi realizado um capítulo híbrido (literatura/método) sobre a constituição da revisão integrativa, descreveu-se a R.I de acordo com os 6 passos fundamentais: 1 - identificação do tema e elaboração do problema de pesquisa; 2 - estabelecimento dos critérios de inclusão e exclusão; 3 - identificação dos estudos pré-selecionados e selecionados; 4 - categorização dos estudos selecionados; 5 - análise, interpretação dos resultados e discussão; 6 - apresentação da revisão/síntese, produto final: website. Em termos de categorização e análise de resultados, realizou-se análise descritiva geral dos estudos selecionados conforme protocolo R.I, além de uma análise temática de conteúdo (BARDIN, 2011), inovação que resultou na tríade central de categorias sobre prevenção e intervenção ao bullying: programas, projetos e vídeo. Com base nisso, efetuou-se a elaboração do website por meio da metodologia Dadi (definição, arquitetura, design, implementação), corroborando-se a tese aqui defendida.Abstract: This work has as its thesis the guiding question that from the elaboration of an integrative systematic review (R.I) of literature on bullying (prevention and intervention) it would be possible to build a website aiming to promote the dissemination, awareness and confrontation of the phenomenon at a social level. The conclusion indicated an affirmative answer. The general objective of developing a website through integrative review consolidated the mentioned thesis. However, one cannot fail to mention that the genesis of this work was due to the need to offer society a work that could be accessed in any region, people, culture. Thus, creating a website about bullying was the most plausible solution, considering the reach of information technologies on a global level, specifically, the internet. The work was structured on a literature review on bullying, concepts and their relationships, bullying dynamics, in addition to the theoretical scientific contribution of Bronfenbrenner Human Development Bioecology in the systemic understanding of the process-relationship of the bullying phenomenon. Then, still in literary terms, various forms of prevention and intervention at national and international level, programs and projects on bullying, with worldwide relevance, some based on human rights, were discussed. Subsequently, a hybrid chapter (literature/method) on the constitution of the integrative review was carried out, the R.I was described according to the 6 fundamental steps: 1 - identification of the theme and elaboration of the research problem; 2 - establishment of inclusion and exclusion criteria; 3 - identification of pre-selected and selected studies;4 - categorization of selected studies; 5 - analysis, interpretation of results and discussion; 6 - presentation of the review/synthesis, final product: website. In terms of categorization and analysis of results, a general descriptive analysis of the selected studies was carried out according to the IR protocol, in addition to a thematic content analysis (BARDIN, 2011), an innovation that resulted in the central triad of categories on prevention and intervention to bullying: programs, projects and video. Based on this, the website was prepared using the Dadi methodology (definition, architecture, design, implementation), corroborating the thesis defended here.1 recurso online : PDF.application/pdfEducaçãoAssédioTecnologia da informação - Aspectos sociaisSites da WebDireitos humanosEducaçãoBreaking bullying website : estratégias de prevenção e intervençãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - JOELSON CARVALHO DE SOUSA.pdfapplication/pdf3597211https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78851/1/R%20-%20T%20-%20JOELSON%20CARVALHO%20DE%20SOUSA.pdf2e6ebdd195942eb5aa5ec98743d45eefMD51open access1884/788512022-10-10 14:29:49.013open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78851Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-10T17:29:49Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Breaking bullying website : estratégias de prevenção e intervenção |
title |
Breaking bullying website : estratégias de prevenção e intervenção |
spellingShingle |
Breaking bullying website : estratégias de prevenção e intervenção Souza, Joelson Carvalho de, 1983- Educação Assédio Tecnologia da informação - Aspectos sociais Sites da Web Direitos humanos Educação |
title_short |
Breaking bullying website : estratégias de prevenção e intervenção |
title_full |
Breaking bullying website : estratégias de prevenção e intervenção |
title_fullStr |
Breaking bullying website : estratégias de prevenção e intervenção |
title_full_unstemmed |
Breaking bullying website : estratégias de prevenção e intervenção |
title_sort |
Breaking bullying website : estratégias de prevenção e intervenção |
author |
Souza, Joelson Carvalho de, 1983- |
author_facet |
Souza, Joelson Carvalho de, 1983- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Joelson Carvalho de, 1983- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luz, Araci Asinelli da, 1948- |
contributor_str_mv |
Luz, Araci Asinelli da, 1948- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Assédio Tecnologia da informação - Aspectos sociais Sites da Web Direitos humanos Educação |
topic |
Educação Assédio Tecnologia da informação - Aspectos sociais Sites da Web Direitos humanos Educação |
description |
Orientador (a): Profa. Dra. Araci Asinelli-Luz |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-10T17:29:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-10T17:29:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/78851 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/78851 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78851/1/R%20-%20T%20-%20JOELSON%20CARVALHO%20DE%20SOUSA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2e6ebdd195942eb5aa5ec98743d45eef |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898748282011648 |