Como adultos aprendem a partir da teoria steineriana?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, K. M. S.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/79779
Resumo: Orientadora: Tania Stoltz
id UFPR_30891b58068d23aeffa5f1daf4f2a6bf
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/79779
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoStoltz, Tania, 1963-Silva, K. M. S.2022-12-01T18:48:28Z2022-12-01T18:48:28Z2021https://hdl.handle.net/1884/79779Orientadora: Tania StoltzDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 17/12/2021Inclui referências: p. 174-185Resumo: A educação de adultos é um campo multifacetado, com linhas de atuação bastante diversas e especificidades que precisam ser aprofundadas. Rudolf Steiner não propôs uma educação de adultos, mas uma pedagogia exitosa voltada ao desenvolvimento da criança e do adolescente: a pedagogia Waldorf. Nesse sentido, pergunta-se: Como é possível uma educação de adultos inspirada na teoria de Rudolf Steiner? Este estudo objetiva investigar a possibilidade de educação de adultos a partir de Rudolf Steiner. Como objetivos específicos se propõe a reconhecer a condição de adulto e as tendências de estudo da educação de adultos; compreender como a visão de homem a de sociedade da teoria steineriana se articulam e se integram na educação de adultos; identificar a percepção de idealizadores e de participantes de programa inspirado na teoria steineriana sobre seus objetivos e seu aprendizado. Em relação à educação de adultos, o pensamento steineriano aproxima-se da educação transformadora de Mezirow (1991), de Paulo Freire (1967, 2003) e dos processos de aprendizagem de Houten (2011). O método fenomenológico (CRESWELL, 2014) norteou o estudo empírico com três idealizadores e sete participantes de um programa inspirado em Steiner (Programa Germinar). A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, diário de bordo e documentos. A essência da experiência de educação de adultos para os participantes do programa Germinar caracteriza-se pela conjugação de tópicos de autoconhecimento com ferramentas de uso prático na facilitação de grupos. O autoconhecimento surge como elemento chave do programa, trabalhado de forma prática com dinâmicas, movimento e arte e, de forma teórica, pelos temas tratados nos módulos. A transformação pessoal relatada por alguns entrevistados está intimamente conectada com esses temas e com o sentir mobilizado pelas atividades práticas. A experiência foi considerada enriquecedora e com potencial para gerar resultados positivos na gestão. O lidar com conflitos emerge como um ponto de crescimento e de desafio e o exercício da economia fraterna através do ponto de equilíbrio foi aspecto controverso entre os participantes do estudo empírico. Conclui-se que a possibilidade de educação de adultos a partir de Rudolf Steiner evidencia-se como promissora, sobretudo considerando a sua articulação com perspectivas contemporâneas da educação de adultos. O diferencial em propostas de educação de adultos a partir de Steiner está na visão ampliada de desenvolvimento humano, no expressivo uso de dinâmicas, atividades de movimento e artísticas e no seu enfoque no autoconhecimento e na autoeducação.Abstract: Adult education is a multifaceted field, with very diverse lines of action and specificities that need to be pursued in more depth. Rudolf Steiner did not propose adult education, but rather a successful pedagogy focused on the development of children and adolescents: Waldorf education. In this sense, we ask ourselves: How is adult education inspired by Rudolf Steiner's theory possible? This study aims to investigate the possibility of adult education based on Rudolf Steiner. The specific objectives proposed by this study are: to recognize the adult condition and trends in the study of adult education; to understand how the vision of mankind and society put forward in Steiner's theory are articulated and integrated in adult education; to identify the perception of creators and participants of a program inspired by Steiner's theory about their objectives and learning. In relation to adult education, Steinerian thought is close to transformative education as in Mezirow (1991), Paulo Freire (1967, 2003), and learning processes as in Houten (2011). The phenomenological research method (CRESWELL, 2014) guided our empirical study with three creators and seven participants of a Steiner-inspired program (Germinar Program). Data collection took place by means of semi-structured interviews, logbook and documents. The essence of the adult education experience for participants in the Germinar program is characterized by the combination of self-knowledge topics with tools for practical use in group facilitation. Self-knowledge emerges as a key element of the program, undertaken in a practical way with dynamics, movement and art, and, in a theoretical way, by the topics addressed in the program modules. The personal transformation reported by some of the interviewees is closely connected with these themes and with the feeling of being mobilized by the program’s practical activities. The experience was considered to be enriching and as having the potential to generate positive results in management. Dealing with conflicts emerges as a point of growth and challenge; and exercising fraternal economy through the point of balance was a controversial aspect among the participants of this empirical study. We conclude that the possibility of adult education based on Rudolf Steiner shows promise, especially considering its articulation with contemporary perspectives of adult education. The differential in proposals for adult education based on Steiner is the expanded vision of human development, the expressive use of dynamics, movement and artistic activities and its focus on self-knowledge and self-education.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação de jovens e adultosEstudantes de educação de jovens e adultosEnsino superiorEducação - Estudo e ensinoEducaçãoComo adultos aprendem a partir da teoria steineriana?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - KATIA MARIA SEQUEIRA DA SILVA.pdfapplication/pdf5794638https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79779/1/R%20-%20D%20-%20KATIA%20MARIA%20SEQUEIRA%20DA%20SILVA.pdf093986c05845185ce267c91cadd22ba6MD51open access1884/797792022-12-01 15:48:28.543open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79779Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-01T18:48:28Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Como adultos aprendem a partir da teoria steineriana?
title Como adultos aprendem a partir da teoria steineriana?
spellingShingle Como adultos aprendem a partir da teoria steineriana?
Silva, K. M. S.
Educação de jovens e adultos
Estudantes de educação de jovens e adultos
Ensino superior
Educação - Estudo e ensino
Educação
title_short Como adultos aprendem a partir da teoria steineriana?
title_full Como adultos aprendem a partir da teoria steineriana?
title_fullStr Como adultos aprendem a partir da teoria steineriana?
title_full_unstemmed Como adultos aprendem a partir da teoria steineriana?
title_sort Como adultos aprendem a partir da teoria steineriana?
author Silva, K. M. S.
author_facet Silva, K. M. S.
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stoltz, Tania, 1963-
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, K. M. S.
contributor_str_mv Stoltz, Tania, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Estudantes de educação de jovens e adultos
Ensino superior
Educação - Estudo e ensino
Educação
topic Educação de jovens e adultos
Estudantes de educação de jovens e adultos
Ensino superior
Educação - Estudo e ensino
Educação
description Orientadora: Tania Stoltz
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-01T18:48:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-01T18:48:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/79779
url https://hdl.handle.net/1884/79779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79779/1/R%20-%20D%20-%20KATIA%20MARIA%20SEQUEIRA%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 093986c05845185ce267c91cadd22ba6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699218800902144