Redes de re-existências desde o Quilombo João Surá
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/62334 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Alfio Brandenburg |
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Komarcheski, Rosilene, 1985-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em SociologiaBrandenburg, Alfio, 1949-2019-10-25T11:32:59Z2019-10-25T11:32:59Z2019https://hdl.handle.net/1884/62334Orientador: Prof. Dr. Alfio BrandenburgTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa : Curitiba, 29/03/2019Inclui referências: p.271-285Resumo: O objetivo do presente estudo foi compreender como se processou a inserção da comunidade quilombola de João Surá, localizada na região do Vale do Ribeira paranaense, em uma rede de movimentos sociais que atua em defesa dos direitos de comunidades quilombolas e como esta comunidade tem se organizado socialmente nesse processo. A sua realização se deu por meio de pesquisa bibliográfica e documental e de pesquisa de campo, esta última desenvolvida em João Surá entre os anos de 2016 e 2019, segundo uma metodologia de pesquisa participante, na qual utilizou-se uma combinação de técnicas de etnografia e de história oral, com a realização de entrevistas a lideranças locais por meio das quais investigou-se as suas trajetórias de vida e de luta. A construção analítica utilizada como base para o estudo partiu da proposta teórico-analítica de Alberto Melucci, para quem os movimentos sociais devem ser compreendidos como redes, onde as relações tecidas entre os atores adquirem destaque. A partir disso, enfatizamos a estrutura de latência que compõe as redes, na qual são realizadas as ações e tecidas relações que se dão no cotidiano, não sendo visíveis. A visibilidade que adquirem as redes, por sua vez, prescinde daquilo que é promovido na latência, que a alimenta continuamente. A esta proposta conjugamos a noção de reexistências, com a qual buscamos ampliar a ideia de resistência como algo fixo para uma perspectiva que possibilite evidenciar a diversidade de resistências expressas pelo grupo, bem como as suas especificidades. Esta noção se fundamenta principalmente nas concepções de rexistências, de Porto-Gonçalves, de territorialização das lutas, de Zibechi, e de resistência cotidiana, de James Scott. Evidenciamos no estudo que a rede na qual João Surá se insere se apresenta sob duas grandes concentrações de nós, uma que emerge com o processo de mobilizações que tem ocorrido no Vale do Ribeira desde fins da década de 1980 em torno da questão das barragens e da questão quilombola; e outra, resultante de um processo de mobilizações em torno da questão quilombola ocorrido no estado do Paraná, que se iniciou em 2004. Demonstramos assim que João Surá não só se insere em movimentos sociais específicos, como o quilombola, por exemplo, como também acaba se relacionado com um conjunto de outros atores que compõe esta rede mais ampla. A inserção de João Surá nesta rede ampliada se relaciona intimamente com a atuação de algumas de suas lideranças, as quais têm tecido relações e promovido ações com atores diversos ao longo do tempo e, assim contribuído para a organização social do grupo e para a visibilidade que este adquire. As re-existências expressas pelo grupo, por sua vez, se apresentam de múltiplas formas, que vão desde aquelas mais visíveis, em geral promovidas em redes, até as que se realizam no cotidiano da vida comunitária, que alimentam a realização das demais. Palavras-chave: Redes de re-existências. Comunidade quilombola de João Surá. Vale do Ribeira. Paraná.Abstract: The present study aimed to understand the insertion of the quilombola community of João Surá, located in the region of Vale do Ribeira - State of Paraná, in a network of social movements that acts in defense of quilombola communities' rights and how this community has been socially organized in this process. It was done through bibliographical, documentary and field researches, the latter taking place in João Surá between 2016 and 2019. A participative research methodology was used, which combined techniques of ethnography and oral history, through interviews with local leaders whereby their life and struggle paths have been investigated. The analytical construction, foundation for the study, was based on Alberto Melucci's theoretical-analytical proposal, for whom social movements should be understood as networks, in which relations between the stakeholders acquire prominence. From this, we emphasize the structure of latency that form the networks, in which the actions happen and in which daily life relations occur, not being visible. The visibility acquired by the networks, in turn, needs what is promoted in latency, which feeds it continuously. To this proposal we add the notion of re-existences, with which we seek to expand the idea of resistance from something fixed to a perspective that makes it possible to highlight the diversity of resistances expressed by the group, as well as their specificities. This notion is mainly based on the Porto-Gonçalves's conceptions of r-existences, Zibechi's of temtorialization of the struggles, and James Scott's of everyday forms of resistance. The study shows that the network in which João Surá is inserted has two large concentrations of nodes, one that emerges with the mobilization process around the dams and quilombola issues that have occurred in the Ribeira Valley since the late 1980s; and another, resulting from a process of mobilizations around the quilombola issue occurred in the state of Paraná that began in 2004. We thus demonstrate that João Surá not only inserts itself into specific social movements, as the quilombola, but also relates to a set of other stakeholders that compose this wider network. João Surá's inclusion in it is intimately related to the actions of some of its leaders, who have engaged and promoted actions with different stakeholders over time and, thus, contributed to the social organization and visibility of the group. The reexistences expressed by the group, in turn, come in many forms, ranging from the more visible ones, usually promoted in networks, to those that are realized in the daily life of the community, which stoke the others. Key-words: Re-existence Networks. Quilombola Community of João Surá. Vale do Ribeira. Paraná.288 p. : il. (algumas color.).application/pdfQuilombolas - ParanáSociologiaRedes de re-existências desde o Quilombo João Suráinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ROSILENE KOMARCHESKI.pdfapplication/pdf19370501https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62334/1/R%20-%20T%20-%20ROSILENE%20KOMARCHESKI.pdffe2cc118989752264601711a2cfcd7b3MD51open access1884/623342019-10-25 08:32:59.105open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/62334Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-10-25T11:32:59Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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