O conservadorismo moderno na estruturação do projeto da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1910-1950)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Renato
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53154
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Vieira
id UFPR_311748e5091cb26221fde819cf587568
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53154
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Torres, RenatoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoVieira, Carlos Eduardo, 1963-2022-08-09T15:45:17Z2022-08-09T15:45:17Z2017https://hdl.handle.net/1884/53154Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo VieiraTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 08/11/2017Inclui referências : f. 241-249Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo compreender de que maneira o pensamento e as práticas que associam conservadorismo e modernidade fizeram parte do contexto de criação da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Para tanto, tornou-se necessário: analisar a configuração das redes de sociabilidades que se formaram em torno do projeto de criação da escola superior de arte no Paraná; compreender a construção da tradição e da modernidade em artes plásticas no Paraná; e os aspectos da tradição e da modernidade presentes na estruturação da EMBAP, como tensões que constituem o modo de pensar e de agir próprios do conservadorismo moderno. O recorte temporal compreendeu a atuação dos intelectuais em Curitiba, Paraná, entre as décadas de 1910 e 1950. Para contribuir com a operação historiográfica, a prosopografia, como aporte teórico metodológico, permitiu o trabalho com biografias coletivas, auxiliando na organização dos dados, na descrição das características dos grupos e na análise do contexto histórico. As fontes mobilizadas são de tipologias variadas como atas, estatutos, periódicos, catálogos de exposições, entre outros. O referencial teórico utilizado nesta tese se valeu dos conceitos da teoria praxiológica de Pierre Bourdieu, do conceito de conservadorismo moderno, desenvolvido por Karl Mannheim e do conceito de intelectual configurado por Carlos Eduardo Vieira, a partir de seus estudos sobre os intelectuais brasileiros que atuaram na primeira metade do século XX. Foram analisados dois grupos de intelectuais envolvidos na criação da EMBAP, um grupo que se destacou durante o processo de criação da instituição e um segundo grupo que atuou na estruturação da escola. No momento da estruturação da EMBAP, a forma de ocupação do espaço arquitetônico, a configuração do currículo e as concepções de ensino superior de arte foram permeadas por princípios que ora remetiam ao conservadorismo, ora se pautavam no diálogo com a modernidade. Palavras-chave: História da Educação, História do Ensino da Arte no Paraná, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Ensino Superior de Arte, conservadorismo moderno.Abstract: The present research was focused on understanding how the beliefs and practices that associate conservatism and modernity took part in the context of creation of the School of Music and Fine Arts of Paraná. For this, it was required: to analyze the configuration of the social networks that were formed around the project of creation of the superior school of art in Paraná; to understand the construction of tradition and modernity in plastic arts in Paraná; and finally to understand the aspects of tradition and modernity present in the frame of EMBAP as tensions that constitute the standard way of thinking and acting of modern conservatism. The temporal cut included the performance of intellectuals in Curitiba, Paraná, between the 1910s and 1950s. In order to contribute to the historiographic proceedings, the prosopography, taken as a theoretical and methodological contribution, furnished a basis for considering collective biographies as devices allowing to organize of the data, to describe the characteristics of the groups and to analyze the historical context. There are a number of kinds of sources, such as minutes, statutes, journals, exhibition catalogs, among others. The theoretical reference used in this thesis was based on the concepts of Pierre Bourdieu's praxiologic theory, the concept of modern conservatism developed by Karl Mannheim and the concept of intellectual configured by Carlos Eduardo Vieira, based on his studies of Brazilian intellectuals who worked during the first half of the 20th century. Two groups of intellectuals involved in the creation of EMBAP were analyzed, the one of which was influential during the process of the foundation of the institution; the second group worked in the structuring of the school. During the structuration of EMBAP, the way by which the architectural space was occupied, the configuration of the curriculum and the conceptions of higher education of art were permeated by principles that sometimes referred to conservatism, sometimes expressed a dialogue with modernity Keywords: History of Education, History of Art Education in Paraná, Paraná Music and Fine Arts School, Art's Higher Education, Modern Conservatism.260 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoEducação - HistóriaEnsino superiorArte - Ensino superiorO conservadorismo moderno na estruturação do projeto da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1910-1950)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - RENATO TORRES.pdfapplication/pdf7839616https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53154/1/R%20-%20T%20-%20RENATO%20TORRES.pdf5697e1e7c26c8283652fcb847efbf36bMD51open access1884/531542022-08-09 12:45:18.008open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53154Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-09T15:45:18Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O conservadorismo moderno na estruturação do projeto da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1910-1950)
title O conservadorismo moderno na estruturação do projeto da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1910-1950)
spellingShingle O conservadorismo moderno na estruturação do projeto da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1910-1950)
Torres, Renato
Educação
Educação - História
Ensino superior
Arte - Ensino superior
title_short O conservadorismo moderno na estruturação do projeto da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1910-1950)
title_full O conservadorismo moderno na estruturação do projeto da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1910-1950)
title_fullStr O conservadorismo moderno na estruturação do projeto da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1910-1950)
title_full_unstemmed O conservadorismo moderno na estruturação do projeto da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1910-1950)
title_sort O conservadorismo moderno na estruturação do projeto da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1910-1950)
author Torres, Renato
author_facet Torres, Renato
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Renato
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Carlos Eduardo, 1963-
contributor_str_mv Vieira, Carlos Eduardo, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação - História
Ensino superior
Arte - Ensino superior
topic Educação
Educação - História
Ensino superior
Arte - Ensino superior
description Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Vieira
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-09T15:45:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-09T15:45:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53154
url https://hdl.handle.net/1884/53154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 260 f. : il. algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53154/1/R%20-%20T%20-%20RENATO%20TORRES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5697e1e7c26c8283652fcb847efbf36b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860901551210496